O que é admissão digital e quais seus benefícios?

Home Managed Services
O que é admissão digital e quais seus benefícios?
admissão digital

O que é admissão digital e quais seus benefícios?

A Inteligência Artificial e o Machine Learning vêm trazendo inovação, benefícios e oportunidades para muitas das empresas mais modernas no mercado. Isso fez com que processos fossem modificados, como é o caso da efetiva contratação de um colaborador pelo setor de Recursos Humanos (RH), cada vez mais as corporações usam a admissão digital em seus processos.

A pandemia certamente foi um grande fator de mudança para as empresas e fez com que as mais atentas adotassem novas práticas para a contratação de novos colaboradores. 

Ao longo de nosso texto, você deverá perceber que a admissão digital tem sido bastante favorável em todos os aspectos que analisamos. Você também poderá conferir dicas sobre a implementação, além de vários detalhes que fazem parte desse recurso, e saberá as ferramentas necessárias para utilizá-la da melhor forma!

Acompanhe o artigo e tenha uma boa leitura.

O que é admissão digital e como ela funciona 

A admissão digital é um processo de gerenciamento de documentos que usa tecnologia para armazenar e compartilhar informações.

O processo pode ser usado para simplificar o gerenciamento de documentos pessoais, profissionais e acadêmicos. Além disso, todo o processo também é capaz de facilitar a colaboração entre os membros de um grupo de candidatos ou equipe de avaliação, em casos de testes ou dinâmicas em grupos.

As ferramentas utilizadas em uma admissão digital permitem que os usuários criem, editem, organizem e compartilhem seus documentos on-line. Os candidatos às vagas disponíveis passam por, geralmente, três etapas principais de recrutamento: testes técnicos, entrevista virtual com gestor da área em que atuará e análises comportamentais via plataforma utilizada pela empresa.

Essa última pode ou não envolver análises aprofundadas de recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning. O sistema de análise preditiva de desempenho permite identificar candidatos com perfil mais adequado para a vaga, reduzindo o tempo e os custos em relação à admissão tradicional. 

Isso porque, quando uma empresa usa esse tipo de tecnologia na contratação do seu colaborador, ela pode contar com diversos modelos de formulários on-line. Isso fará toda a diferença durante o processamento e as análises daqueles dados, pois a equipe do RH poderá pedir qualquer resposta que seja importante para as futuras avaliações sobre o candidato — tanto emocionais quanto de caráter técnico.

Mostrando-se como um recurso moderno, dinâmico e muito útil, essas ferramentas também oferecem ganho de produtividade, afinal, ninguém quer passar horas diante do computador lendo currículos repetidamente, um após o outro — bastam alguns cliques para chegar aos melhores currículos! 

Como é feita a admissão digital?

O processo de admitir um colaborador em uma empresa, usando apenas recursos da tecnologia, geralmente envolve o preenchimento prévio de um formulário on-line, seguido do envio de documentos para fins de verificação. Confira o passo a passo da admissão digital, a seguir.

1ª etapa: análise de formulários

O candidato preenche um formulário on-line com seus dados pessoais, profissionais e acadêmicos — por meio desse formulário, é possível analisar as experiências profissionais dos candidatos antes mesmo da entrevista presencial. 

Dessa maneira, fica bem mais fácil encontrar o melhor candidato possível para aquela determinada função na empresa.

2ª etapa: envio de documentos e entrevistas

A empresa solicita ao candidato que envie documentos para fins de verificação, como histórico escolar, certificados de cursos realizados e comprovante de endereço.

Aqueles que mais chamaram a atenção das equipes envolvidas na contratação de novos colaboradores são convidados a participarem de entrevistas, online. Uma das formas mais comuns de fazer isso é por meio do Google Meet.

3ª etapa: decisão do RH

Após a análise dos documentos enviados pelo candidato e das respostas dadas nas entrevistas, a empresa decide se ele será admitido ou não por meio de regras e processos internos do setor de RH.

Os responsáveis, com acesso aos dados obtidos com as ferramentas utilizadas, realizam a classificação de cada um dos candidatos pré-aprovados para posterior decisão final.

4ª etapa: notificação dos candidatos que foram ou não aprovados 

Depois de aprovado para a vaga (ou não), o candidato agora é notificado da decisão final por e-mail (ou outro meio acordado entre as partes).

Importante notar que aqueles que foram aprovados já têm os documentos disponibilizados para a empresa, que iniciará os trâmites contratuais, entre outras etapas que sejam necessárias.

Como começar a implementar a admissão digital em minha empresa?

A admissão digital é uma forma mais eficiente e moderna de fazer a admissão de um colaborador, pois o recurso permite que todas as informações sejam registradas em um único lugar e possam ser acessadas facilmente por qualquer pessoa autorizada pela empresa. Ainda, esse é o processo mais rápido e simples para contratar alguém na atualidade — o que torna tudo mais prático para os colaboradores já contratados e para os candidatos.

Saiba que existem diversas soluções de admissão digital, que oferecem diferentes benefícios. Algumas das ferramentas e alguns dos recursos permitem a realização dos testes on-line, o que já pode facilitar muito e agilizar a seleção dos candidatos em muitas empresas presentes hoje no mercado e que ainda não usam essa solução. Outras já oferecem um sistema completo de gerenciamento da admissão, com todas as ferramentas necessárias para gerir o processo desde o início até o final. 

Admissão digital com o Santo iD

Independentemente da solução escolhida, é importante que ela seja intuitiva e fácil de usar, para que todos os envolvidos durante o processo possam trabalhar da forma mais eficiente possível. Também é importante buscar uma solução com custo-benefício adequado às suas necessidades, para não gastar mais do que o necessário.

Um exemplo desses serviços (e que está nesses parâmetros) é o Santo iD. Um produto completo da SantoDigital que foi desenvolvido com o mais alto nível das tecnologias presentes no mercado moderno.

Usando recursos de Machine Learning e de Inteligência Artificial, o produto é capaz de otimizar os processos documentais das suas equipes com total segurança. Tudo pensado e feito para você que precisa de praticidade, rapidez e redução dos desperdícios de recursos preciosos para sua empresa.

Com o Santo iD, você pode fazer o reconhecimento de textos, documentos, assinaturas ou, até mesmo, conferir rostos de maneira bastante confiável — e automática!

Gostou de saber mais sobre a admissão digital e como a tecnologia pode ajudar a alavancar sua empresa, atraindo talentos e otimizando produtos, atendimentos e serviços? Se você quer conferir mais novidades sobre esses temas, não deixe de seguir nossa página no Facebook. Lá, postamos constantemente os melhores conteúdos, ajudando gestores na otimização contínua dos processos internos de suas empresas.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: