Gestão de mudanças: veja como o Google Workspace pode ajudar

Home Google Workspace
Gestão de mudanças: veja como o Google Workspace pode ajudar
gestão de mudanças

Gestão de mudanças: veja como o Google Workspace pode ajudar

Conseguir se adaptar às diferentes mudanças do mercado é uma habilidade fundamental para qualquer empresa que deseje se manter relevante. Afinal, um negócio que não renova seus hábitos dificilmente encontrará as soluções necessárias para atingir o sucesso esperado. Nesse sentido, é importante aplicar a gestão de mudanças e acompanhar as transformações que acontecem ao redor do globo. 

Assim, os gestores conseguem adaptar toda a infraestrutura da organização, bem como as estratégias antigas. Somente dessa forma é que será possível aproveitar as ferramentas necessárias para potencializar os resultados e avançar perante a concorrência. Acompanhe a seguir mais informações sobre o assunto!

Descubra o que é a gestão de mudanças

Esse conceito reúne uma série de práticas, recursos e processos que ajudam as organizações a acompanhar as transformações do mercado. Nesse sentido, ela é utilizada para guiar o aspecto humano das mudanças, a fim de melhorar os resultados para o negócio. 

Podemos dizer que se trata de uma abordagem que prepara o meio organizacional para as alterações em andamento. Portanto, esse processo deve incluir todos os membros ativos da companhia, desde a equipe técnica até a diretoria. Com isso, será possível alcançar um ROI — Retorno Sobre Investimento — positivo. 

Uma das principais características dessa estratégia é o modo como os envolvidos são impactados pela transição da empresa. Dessa forma, esse conceito também é usado para orientar a organização sobre como agir frente às mudanças do mercado. 

Entenda a importância da gestão de mudanças para a empresa

Em um contexto no qual se manter em movimento é imperativo, não se adaptar às novas realidades significa ser deixado para trás. Porém, não basta adotar toda e qualquer novidade que aparece no mercado; é necessário ter certo controle sobre as transições que a empresa enfrentará. Assim, a gestão de mudança gera inúmeros benefícios, os quais você pode acompanhar abaixo. 

Traz prosperidade para o negócio

O período no qual grandes mudanças só aconteciam a cada cinco anos foi ultrapassado. Hoje, os empreendimentos estão passando por alterações complexas, mais rápidas, interdependentes e multifuncionais. Por isso, conseguir entregar resultados positivos em um ambiente que está em constante transição permite à empresa afinar sua visão estratégica e prosperar em um ambiente mais competitivo.

A partir disso, criam-se processos mais bem estruturados, capazes de aumentar a produtividade e a qualidade das entregas. Nesse cenário, a empresa consegue atrair mais clientes e alavancar seus lucros. 

Aproxima requisitos de resultados 

Um dos maiores obstáculos enfrentados por muitas empresas é a diferença entre as demandas e os resultados.

Uma queixa frequente de inúmeras equipes é que se exige um nível alto nas entregas, mas a organização não oferece os recursos necessários para que os colaboradores consigam trabalhar de acordo com os requisitos solicitados. 

Com uma boa gestão de mudanças, é possível reduzir esse gargalo. Basta priorizar a implementação de novas ferramentas, bem como um sistema de suporte que ajude os times a trabalhar com máxima eficiência, alinhados aos resultados esperados. 

Diminui os riscos

Com uma gestão de mudanças bem planejada, ocorre uma análise aprofundada de todos os impactos possíveis que as alterações podem gerar. Nesse contexto, os líderes serão capazes de prever com mais exatidão possíveis imprevistos, mensurar riscos e verificar o quanto a empresa se expõe para aplicar as mudanças. 

Aumenta as possibilidades de inovação

Organizações que conseguem aplicar uma gestão de mudanças eficiente têm um perfil empreendedor mais aguçado. Isso quer dizer que tais empresas funcionam com maior atenção às novidades do mercado e sabem analisar com maior eficiência o que vale a pena ser implementado para manter o negócio relevante

Em suma, são aquelas marcas que não têm medo de inovar, ao contrário de empreendimentos que utilizam os mesmos processos há anos, com receio de arriscar e falhar. Entretanto, vale destacar que o mercado costuma recompensar com novas oportunidades aqueles que têm coragem de mudar. 

Melhora a qualidade de vida da equipe

Além de considerar o que a empresa deve modificar para crescer, uma boa gestão de mudanças também leva em conta as necessidades do capital humano de uma organização. Afinal, é importante estabelecer processos que facilitem o trabalho dos colaboradores, eliminando questões burocráticas e aprimorando a gestão de tempo. 

Essas questões aumentam a qualidade de vida das equipes no ambiente corporativo, pois eliminam fatores estressantes, além de tornar o período de transição mais fácil. Ao apoiar os funcionários em momentos de mudança, eles se sentem valorizados; algo que estimula o engajamento e a motivação.

Veja como o Google Workspace pode ajudar nesse processo

Uma gestão de mudanças bem estruturada gera uma melhor adaptação às transformações do mercado, com quase nenhum empecilho e resultados duradouros. Assim, vale a pena apostar em tecnologias que facilitem ainda mais esse processo, a fim de potencializar os esforços e os objetivos da empresa. 

Uma boa alternativa é o Google Workspace, um pacote de ferramentas completo, desenvolvido pelo Google Cloud e que traz soluções fundamentais para otimizar os processos em qualquer negócio. Veja, a seguir, como ele pode ajudar na prática. 

Videochamadas corporativas

Uma das vantagens de usar o GWS na gestão de mudanças é que ele ajuda no aspecto humano da implementação das novas diretrizes.

Ferramentas como o Google Meet são uma excelente solução para a comunicação interna, criadas para otimizar as videoconferências. Ele permite que colaboradores remotos entrem em contato com equipes presenciais em tempo real. 

Trabalho colaborativo

Outro aspecto benéfico do GWS é que ele facilita o trabalho colaborativo, como o Google Docs.

Suas funcionalidades possibilitam que diferentes equipes consigam trabalhar em um mesmo documento, fazendo alterações e comentários em tempo real. Para otimizar ainda mais o dia a dia, todos os arquivos criados aqui são salvos na nuvem, permitindo o acesso remoto de qualquer dispositivo. 

Segurança de informações

O Google Workspace também oferece uma solução de armazenamento em nuvem: o Drive.

Com essa tecnologia, é possível armazenar arquivos importantes com total segurança, pois as informações são guardadas em data centers desenvolvidos para garantir a integridade dos dados que circulam pela nuvem. 

Como você pode notar, uma boa gestão de mudanças é fundamental para qualquer negócio conseguir acompanhar as inovações do mercado e se manter relevante. O GWS pode ser uma solução coringa nesse processo de transição, facilitando inúmeros procedimentos e tornando a adaptação da equipe mais fácil. 

Gostou de saber mais sobre gestão de mudanças? Então, veja o que você precisa saber antes de realizar o Change Management em sua empresa e entre em contato com a SantoDigital para conferir nossas soluções!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: