Quais resultados podemos encontrar com o uso da cloud no aprendizado?

Home Cloud Computing
Quais resultados podemos encontrar com o uso da cloud no aprendizado?

Quais resultados podemos encontrar com o uso da cloud no aprendizado?

O uso da cloud no aprendizado tornou-se uma grande aliada no processo de aquisição do conhecimento. Isso acontece pelas grandes possibilidades de acesso que ela permite, bem como as variadas ferramentas que podem oferecer bastante praticidade, especialmente na educação.

Na área educacional, as vantagens crescem consideravelmente com o uso da computação em nuvem. Isso acontece, pois esse recurso permite que o aprendizado seja favorecido com mais agilidade e eficiência. A partir do uso dessa tecnologia, não é mais necessário preocupar-se com uma estrutura física específica para armazenar arquivos.

Para isso, o Google criou tecnologias em cloud específicas, como o G Suite Education — aplicação que promete otimizar os resultados de aprendizado de professores e alunos no contexto educacional, levando inúmeros benefícios ao processo de ensino-aprendizagem.

Dessa forma, para lhe informar mais sobre o assunto, trouxemos alguns exemplos incríveis de ferramentas criadas para a educação por meio desse recurso, que podem simplificar bastante o desenvolvimento das práticas educativas. Confira!

Google Classroom

Essa é uma ferramenta muito importante para a relação professor-aluno, pois permite aprendizados para além da sala de aula. Isso quer dizer que os professores podem propor tarefas de acordo com os objetivos planejados em classe.

Além disso, é possível acompanhar todo o processo de desenvolvimento das atividades, com maior controle e visão mais específica sobre a aprendizagem de cada aluno.

Dessa forma, pode-se anexar qualquer tipo de arquivo em apoio a essas tarefas, conforme o professor achar viável as necessidades educativas dos estudantes. Assim, o recurso possibilita também maior interação entre ambos, além de incentivá-los ao cumprimento dos estudos.

Google Drive

Essa ferramenta permite a edição de textos, planilhas e apresentação de slides. Sendo assim, a interação entre professor e aluno é possibilitada por meio de uma pasta virtual, que permite o upload de arquivos pertinentes ao processo educativo — mantidos pela tecnologia em nuvem e que podem ser acessados em qualquer necessidade.

Google Docs

A utilização desta ferramenta possibilita todos os recursos office, como: Word, Excel e Power Point na versão on-line. Dessa forma, a elaboração de textos, planilhas e apresentações em slides é facilitada e as tarefas são executadas de maneira mais prática e de qualquer lugar, conforme as demandas escolares.

Google Agenda

O Google Agenda é uma ferramenta que disponibiliza calendários personalizados ao contexto da sala de aula e pode ser compartilhado entre professores e alunos. Assim, todas as datas importantes, referentes ao cronograma educacional, podem ser acessadas.

O professor tem também a opção de marcar reuniões, trabalhos em grupo e palestras, tudo por meio desse recurso. Dessa forma, os alunos recebem notificações automáticas na agenda virtual.

Google Vault

O Google Vault visa a segurança de todos os arquivos armazenados por meio da tecnologia em nuvem. Ou seja, nele ficam preservadas todas as informações repassadas à aplicação. Neste sentido, é possível realizar o gerenciamento da melhor forma possível.

G Suite for Education

Se pretende optar pela cloud no aprendizado em sala de aula, é importante escolher aquela que está mais compatível com suas necessidades educativas na instituição de ensino em que trabalha ou estuda. O G Suite for Education foi criado exatamente para alcançar essas expectativas, pois possui elementos fundamentais para o desenvolvimento eficaz do processo educativo em escolas e universidades, como: simplicidade, acessibilidade e versatilidade.

Além disso, o G Suite for Education apresenta alguns benefícios na adoção da cloud no aprendizado, pensados especialmente para professores e alunos, que visam facilitar as experiências de ensino em sala de aula. Podemos destacar:

  • ambientes virtuais mais seguros e com maior privacidade;
  • maior interatividade entre professores e alunos;
  • acessibilidade em tempo real;
  • disponibilidade gratuita.

Perceba que a ferramenta oferece um grande engajamento no uso da tecnologia em nuvem e revoluciona as relações no contexto educacional, bem como a maneira em que os estudantes lidam com o aprendizado.

Gostou do artigo? Então, aproveite e deixe seu comentário compartilhando suas experiências e opiniões sobre cloud no aprendizado!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: