Segurança on-line: como proteger seu e-commerce de fraudes?

Home Segurança
Segurança on-line: como proteger seu e-commerce de fraudes?

Segurança on-line: como proteger seu e-commerce de fraudes?

Quem tem uma loja virtual sabe que a segurança em e-commerce é um dos aspectos mais importantes do negócio. Há por aí uma série de técnicas de invasão que podem comprometer suas informações e se transformar em grandes problemas.

Os ataques DDoS, por exemplo, que foram feitos para deixar o seu site inacessível são uma maneira que os hackers encontraram de afetar seus rendimentos diretamente. Já injeções SQL, por outro lado, podem ser utilizadas para invadir os seus sistemas e praticar o roubo de informações. Fora isso, há ainda muitas outras formas de ataque, como o ransomware e o eavesdropping, que podem afetar a segurança em e-commerce.

Hoje você conhecerá algumas dicas de como manter seu negócio on-line protegido. Fique atento aos tópicos a seguir.

Use HTTPS com SSL (HTTPS)

Uma das primeiras coisas que você precisa fazer ao começar um negócio on-line é comprar um certificado de segurança. Assim, todas as informações que forem trocadas entre clientes e loja podem transitar por uma conexão segura. O SSL é o padrão de mercado quando o assunto é encriptar os dois lados de uma conversa pelo browser e, portanto, deve ser utilizado.

Existem soluções que oferecem certificados de segurança gratuitamente, como o Let’s Encrypt. Todavia, você sempre poderá adquirir junto ao seu provedor de serviços um endereço que começa com HTTPS.

Atualize seu site sempre

Assim como precisamos atualizar sistemas de computador para garantir que eles não estão abertos para vulnerabilidades, o mesmo precisa ser feito com o seu website. Aplicações não atualizadas, extensões defeituosas e outros tantos detalhes podem fazer da sua página um alvo fácil. E hackers adoram isso.

Manter o seu site sempre atualizado com os patches de segurança mais recentes é uma das coisas mais fáceis que você pode fazer. E é também uma das medidas de segurança mais efetivas para proteger as suas informações e as de consumidores.

Force seus consumidores a usarem senhas fortes

Uma maneira muito popular que hackers utilizam para ganhar acesso ao seu website é se valendo das senhas fracas dos seus clientes. Uma vez que conseguem, eles podem fazer compras no nome de terceiros, ver informações bancárias e muito mais. Como você pode fazer para se prevenir desse tipo de fraude, que desacelera os negócios e prejudica os seus rendimentos e reputação?

Incentivar que seus clientes usem senhas fortes para proteger as suas contas é uma ideia que tende a ajudar. Você pode fazer isso definindo uma política de senha que exija que todas as palavras-passe criadas em seu website tenham um número específico de caracteres, caracteres especiais e algarismos específicos, como letras.

Aprenda a detectar os sinais de fraude

Por último, outra maneira eficiente de garantir a segurança em e-commerce é aprendendo a perceber os sinais de uma fraude. Essa pode ser a etapa mais difícil, porque não existem elementos que, individualmente, sejam capazes de indicar uma transação maliciosa. Você terá de entender como observar uma vasta quantidade de sinais.

Quem está fraudando um website, por exemplo, tende a adquirir produtos de alto valor e fazer o seu envio para endereços que não possam identificá-los, como caixas postais. Por isso, uma forma inteligente de prevenir fraudes pode ser enviar produtos apenas para o endereço de cobrança do cartão de crédito e, quando o cliente solicitar que seja feito diferente, requerer sua confirmação por e-mail ou SMS.

O assunto da segurança em e-commerce continuará sendo extremamente relevante enquanto esse tipo de comércio for praticado. Conhecer os princípios da segurança da informação pode ajudá-lo a fazer mais para se prevenir. Leia nosso post sobre o assunto e aprenda-os agora mesmo!​

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: