Como a Inteligência Artificial está sendo usada pela Google?

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Como a Inteligência Artificial está sendo usada pela Google?

Como a Inteligência Artificial está sendo usada pela Google?

A Inteligência Artificial (AI) já começou a se afirmar como uma realidade palpável. Muito disso se deve às pesquisas desenvolvidas pela Google: o objetivo da empresa é criar mecanismos de IA que atuem em favor dos usuários.

Nesse sentido, diversas aplicações têm se mostrado bastante promissoras em diferentes áreas, como as de saúde, segurança da informação e tratamento digital de imagens. Ficou interessado? Então continue acompanhando este post e confira as novidades e as aplicações de Inteligência Artificial no Google!

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é uma área da ciência da computação que se dedica a estudar e desenvolver sistemas e máquinas que imitam as ações humanas, automatizando processos.

A ideia central é, assim, viabilizar que máquinas atinjam um nível cognitivo que as possibilite desenvolver atividades com um certo grau de autonomia.

Para isso, são utilizadas uma série de recursos e tecnologias como Big Data, redes neurais artificiais, algoritmos e muito mais. Tudo isso para ajudar as máquinas a atingir um certo grau de aprendizagem que seja aplicado na resolução de problemas.

Nesse sentido, com o tempo, a IA evoluiu e ferramentas com base nessa inovação têm sido cada vez mais adotada na rotina de empresas para automação, ganho de eficiência e apoio nas tomadas de decisão.

O Google é uma empresa que investe continuamente nessa tecnologia, especialmente em seus subcampos, como Machine Learning, Deep Learning e as Inteligências Artificiais Generativas.

A IA Generativa é uma técnica que visa ensinar máquinas a usar dados para elaborar padrões que as possibilite criar novas informações.

Com isso, os sistemas conseguem gerar informações únicas e inéditas. É com base nessa inovação que se tem construído plataformas de comunicação e geração de conteúdo como o Chat GPT e o Bard do Google.

Como a Inteligência Artificial está sendo usada pela Google?

O Google tem investido enormemente no grande potencial de transformação da IA para construir ferramentas que ajudem seus usuários a ter acesso a conteúdo de qualidade, ter mais visibilidade, produtividade, controle e muito mais.

A seguir, você vai saber um pouco mais sobre as iniciativas de Inteligência Artificial no Google e como esses sistemas são usados.

Melhoria da qualidade de imagens

Uma aplicação interessante da Inteligência Artificial da Google é a melhoria na resolução de fotos de baixíssima resolução. Testes são feitos com ampliação de imagens de 8 x 8 pixels, em que a Inteligência Artificial mostra-se eficiente em preencher os espaços a partir de padrões aprendidos.

É como se a IA estivesse apta a verificar, a partir de seu banco de dados, imagens padrão aplicáveis à imagem analisada. A partir desses parâmetros, a imagem em baixa resolução é preenchida com mais pixels, ganhando definição.

O incrível nessa tecnologia é que ela funciona como redes neurais artificiais, capazes de aprender e se aprimorar, gerando resultados cada vez mais consistentes. Isso ocorre à medida que a IA repete a execução dos processos de ampliação e detalhamento das imagens.

Pesquisas feitas pela Google mostraram opiniões favoráveis dos entrevistados acerca dos resultados obtidos pela ferramenta. As imagens em baixa resolução trabalhadas pela Inteligência Artificial foram identificadas como sendo as originais por cerca de 10% das pessoas.

Como a ferramenta está em processo de desenvolvimento, alguns rostos de celebridades analisados parecem desfigurados, mas os resultados positivos já apontam um caminho promissor.

IA na saúde

O Google Health, setor da empresa dedicado à tecnologia aplicada à saúde, usa a Inteligência Artificial em diversas pesquisas para proporcionar mais exatidão nos diagnósticos e tratamentos de uma série de doenças e condições.

Um dos projetos do Google Health é usar Inteligência Artificial para aprimorar exames como o de retinopatia diabética, com o auxílio de câmeras de smartphones.

Além de ajudar a diagnosticar o problema, a empresa usa Machine Learning para mapear fatores de risco cardiovasculares por meio das imagens captadas nos olhos dos pacientes.

Ainda com os celulares, o Google pretende potencializar exames físicos como a ausculta do coração, detectando batimentos e a pressão e colhendo insights valiosos e mais confiáveis sobre a saúde dos indivíduos.

A Inteligência Artificial da Google também está sendo usada para detectar doenças como problemas de pele e o câncer. A tecnologia já é capaz de identificar metástases de maneira mais eficiente do que as análises atualmente realizadas por patologistas.

A diferença é significativa e os ganhos são promissores: a Inteligência Artificial consegue detectar 92,4% dos tumores, um percentual muito superior ao conseguido pelos médicos: 73%. Entretanto, o processo de detecção das metástases via Inteligência Artificial está sendo desenvolvido não com vistas a substituir o trabalho médico na área, mas, sim, com o intuito de otimizá-lo.

A intervenção médica ainda se fará necessária, já que o algoritmo poderá detectar erroneamente um câncer. A análise médica pondera se se trata ou não de um tumor maligno.

Além disso, o uso de Inteligência Artificial tem se mostrado menos custoso ao paciente, por ser mais rápido e exigir menos quantidade de tecido para análise. Países superpopulosos onde há falta de médicos poderão ser muito beneficiados por essa ferramenta da Google.

Perspective API

Em parceria com a Jigsaw, a Google está desenvolvendo uma ferramenta chamada Perspective, cuja função é eliminar ou reduzir comentários tóxicos nas redes sociais.

Isso será útil tendo em vista a enorme quantidade de comentários nocivos em redes sociais e em sites de notícias (o The New York Times também foi parceiro da Google no desenvolvimento dessa aplicação).

Bard

O Bard, o chatbot de Inteligência Artificial do Google, foi recentemente lançado no Brasil e oferece aos usuários funcionalidades que vão facilitar seu dia a dia.

Depois da revolução causada pelo lançamento do Chat GPT e a popularização da IA Generativa, o Google resolveu também lançar sua própria ferramenta, que promete funções mais aprimoradas em comparação ao seu concorrente, como a possibilidade de gerar conteúdo com base em informação atualizada em tempo real.

O Bard pode ser adotado em empresas e por pessoas físicas, apresentando facilidades para a rotina do dia a dia como:

  • gerar escrita automática de e-mail;
  • estruturar planilhas de forma autônoma — basta informar a ferramenta que tipo de planilha que você deseja;
  • realizar resumo de artigos, vídeos e outras mídias;
  • gerar lembretes e atualizações de notícias diárias;
  • analisar dados;
  • ajudar a pessoa a ter ideias e escrever conteúdo.

Com o Bard, a ideia é que pessoas e profissionais ganham tempo e possam ser mais produtivos em suas atividades.

IA na busca do Google

O Google quer usar Inteligência Artificial para deixar as buscas mais relevantes e rápidas. Sua ferramenta Google Search vai usar agora essa tecnologia para gerar conteúdos para as perguntas dos usuários, incluindo a nova funcionalidade: que você nunca pensou que o Search poderia responder.

Aos poucos, usuários do mundo todo vão tendo acesso à nova versão turbinada com IA. Ao digitar uma pesquisa na barra, usuários verão um pop-up com a resposta gerada por IA aparecer automaticamente, seguidos pelos outros resultados.

Como vimos, a tecnologia avança a passos largos, e a Inteligência Artificial no Google vem ganhando cada vez mais espaço, dando lugar a uma série de funcionalidades que vão tornar as rotinas das empresas mais rápidas e eficientes. Basta acompanhar para saber o que surgirá a seguir!

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photo credit: jaci XIII Artificial intelligence via photopin (license)

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