Como a Inteligência Artificial está sendo usada pela Google?

Home Cloud Computing
Como a Inteligência Artificial está sendo usada pela Google?

Como a Inteligência Artificial está sendo usada pela Google?

A Inteligência Artificial (AI) já começou a se afirmar como uma realidade palpável. Muito disso se deve às pesquisas desenvolvidas pela Google: o objetivo da empresa é criar mecanismos de IA que possam atuar em favor dos usuários.

Nesse sentido, diversas aplicações têm se mostrado bastante promissoras em diferentes áreas, como as de saúde, segurança da informação e tratamento digital de imagens. Ficou interessado? Então continue acompanhando este post e confira as novidades!

A Inteligência Artificial usada na melhoria da qualidade de imagens

Uma aplicação interessante da IA da Google é a melhoria na resolução de fotos de baixíssima resolução. Testes têm sido feito com ampliação de imagens de 8 x 8 pixels, em que a Inteligência Artificial mostra-se eficiente em preencher os espaços a partir de padrões aprendidos. É como se a IA estivesse apta a verificar, a partir de seu banco de dados, imagens padrão aplicáveis à imagem analisada. A partir desses parâmetros, a imagem em baixa resolução é preenchida com mais pixels, ganhando definição. O incrível nessa tecnologia é que ela funciona como redes neurais artificiais, capazes de aprender e se aprimorar, gerando resultados cada vez mais consistentes. Isso ocorre à medida que a IA repete a execução dos processos de ampliação e detalhamento das imagens.

Pesquisas feitas pela Google mostraram opiniões favoráveis dos entrevistados acerca dos resultados obtidos pela ferramenta. As imagens em baixa resolução trabalhadas pela Inteligência Artificial foram identificadas como sendo as originais por cerca de 10% das pessoas. Como a ferramenta está em processo de desenvolvimento, alguns rostos de celebridades analisados pareceram desfigurados, mas os resultados positivos já apontam um caminho promissor.

Inteligência Artificial da Google será uma forte aliada na luta contra o câncer

A IA da Google já consegue identificar metástases de maneira mais eficiente do que as análises atualmente realizadas por patologistas. A diferença é significativa e os ganhos são promissores: a Inteligência Artificial consegue detectar 92,4% dos tumores, um percentual muito superior ao conseguido pelos médicos: 73%. Entretanto, o processo de detecção das metástases via Inteligência Artificial está sendo desenvolvido não com vistas a substituir o trabalho médico na área, mas, sim, com o intuito de otimizá-lo.

A intervenção médica ainda se fará necessária, já que o algoritmo poderá detectar erroneamente um câncer. A análise médica pondera se trata-se ou não de um tumor maligno. Além do mais, o uso de Inteligência Artificial tem se mostrado menos custoso ao paciente, por ser mais rápido e exigir menos quantidade de tecido para análise. Países superpopulosos onde há falta de médicos poderão ser muito beneficiados por essa ferramenta da Google.

Cuidado haters: a IA da Google estará de olho em vocês

Em parceria com a Jigsaw, a Google está desenvolvendo uma ferramenta chamada Perspective, cuja função é eliminar ou reduzir comentários tóxicos nas redes sociais. Isso será útil tendo em vista a enorme quantidade de comentários nocivos em redes sociais e em sites de notícias (o The New York Times também foi parceiro da Google no desenvolvimento dessa aplicação).

Então, gostou dessas informações fresquinhas sobre as aplicações da Inteligência Artificial da Google? Então siga nosso perfil no Facebook e no LinkedIn e continue por dentro dos principais assuntos relacionados ao mundo da tecnologia!

photo credit: jaci XIII Artificial intelligence via photopin (license)

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: