Big Data: o que sua empresa precisa saber

Home Google Cloud Platform
Big Data: o que sua empresa precisa saber

Big Data: o que sua empresa precisa saber

Na Era em que “informação vale ouro”, analisar da melhor forma um conteúdo gigantesco de dados é como um passaporte para o sucesso. Por isso, atualmente, o Big Data é uma das ferramentas que mais têm sido utilizadas para estes serviços: cruzamento e análise de dados.

Você sabe o que é Big Data? Descubra um pouco mais sobre essa ferramenta que pode ajudar no desenvolvimento da sua empresa!

O que é Big Data?

O Big Data, em tradução livre para o português, “Grandes Dados”, possui três pilares ou os chamados 3 “vs”: volume, velocidade e variedade. O volume está diretamente ligado à quantidade de dados e de informações armazenadas dentro e fora da empresa; a velocidade diz respeito ao volume de novos conteúdos que surgem a cada instante e que podem ser úteis para a companhia; por fim o terceiro v, de variedade, que está conectado à diversidade de conteúdo, como postagens de imagens ou textos, nas mais variadas redes sociais, blogs e sites.

Geralmente, o Big Data é armazenado por meio de um servidor dentro de um banco de dados, onde informações relevantes podem ser consultadas a qualquer hora e a qualquer momento. Além de checar tais dados, é possível aumentá-los com novas informações.

Qual é a sua importância?

Nos dias atuais, a análise de conteúdo é primordial para a sobrevivência de qualquer empresa. Por isso o Big Data é tão importante, por causa desse volume tão grande de dados, de decisões importantes que podem ser tomadas e, sobretudo, de objetivos que podem ser alcançados.

O programa também ajuda na hora de conhecer melhor o seu cliente, por exemplo. Assim, a partir dessa análise de dados, a chance de você desenvolver um produto que será reprovado pelo público é bem menor.

Como funciona na prática?

Com um servidor seguro e um banco de dados gigantesco, uma empresa pode, por exemplo, criar um sistema para tirar e armazenar fotos de satélites em tempo real, percebendo onde há vagas de estacionamentos e enviando-as diretamente para os seus clientes. Outro bom exemplo de como funciona o Big Data pode ser visto nas telinhas do cinema. No filme “O homem que mudou o jogo”, estrelado por Brad Pitt, o personagem Billy Beane utiliza o programa para cruzar informações e montar um time de baseball bastante competitivo, do qual é dirigente.

Na verdade, a aplicação do Big Data depende do seu tipo de negócio. O fato é que, independente de qual ramo for a empresa, o Big Data faz o seu campo de visão e, consequentemente de atuação, crescerem expansivamente!

Qual Big Data devo usar?

Um dos mais antigos e significativos serviços de Big Data é o Google Big Query, da Google. Com ele, você pode carregar seus dados no Google Cloud Storage ou no Google Cloud Datastore e ter acesso a outras ferramentas do Google Cloud Platform.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Big Data e a sua importância? Está disposto a utilizá-lo na sua empresa? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário para a gente!

photo credit: chromosome II via photopin (license)

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: