Confira as principais tendências em inteligência artificial

Home Inteligência Artificial
Confira as principais tendências em inteligência artificial
tendência em inteligência artificial

Confira as principais tendências em inteligência artificial

Há alguns anos, pensávamos na Inteligência Artificial (IA) como máquinas que imitam as cognições humanas. Hoje, essa tecnologia é a peça vital da transformação digital, indispensável a todo tipo de negócio, por isso, é muito importante acompanhar as tendências em inteligência artificial que surgem no mercado.

Nesse sentido, se você deseja que sua empresa alcance um novo patamar no mercado, está na hora de conhecer, além das tendências em Inteligência Artificial, seus funcionamentos.

A IA é um subdomínio do Machine Learning, e consiste em um conjunto de tecnologias avançadas que possibilitam que as máquinas aprendam o comportamento humano para agir de acordo. Quer saber quais são as tendências da IA para os próximos anos? Acompanhe!

Valorização do cientista de dados

Apesar dos desafios que o mercado vem enfrentando desde o início da pandemia do novo coronavírus, o lado positivo é que houve uma expansão de oportunidades para o profissional de dados. Novas funções foram criadas — engenharia e modelagem de dados — houve um crescimento na demanda por especialistas em aquisição de dados e direitos legais de dados, entre outras possibilidades.

Tantas oportunidades permitiram que o profissional dessa área se tornasse capaz de empregar a linguagem da ciência de dados para suprir as necessidades do mundo dos negócios. Um bom exemplo disso são os cientistas de dados que conseguem usar Python — linguagem IA/ML — para acelerar a tomada de decisões.

Automação de processos robóticos

Outra boa tendência em Inteligência Artificial é a RPA, tecnologia que auxilia softwares a realizar tarefas repetitivas. Se alguma atividade ultrapassa as habilidades do software, a IA notifica seu proprietário para que ele intervenha.

Em suma, a RPA se encarrega de executar tarefas cotidianas, enquanto o profissional se concentra em fazer atividades mais estratégicas. Na prática, essa tecnologia é usada em cobrança, faturamento e processamento de folhas de pagamento, coleta de dados, rastreamento e programação de remessa.

Inteligência Artificial em saúde

Uma grande contribuição da IA para o setor da saúde é o aumento da precisão em diversos processos da área. O Big Data, por exemplo, foi amplamente utilizado para identificar pacientes com Covid-19 e outros pontos significativos.

Também houve o desenvolvimento de aplicativos para celulares capazes de medir a temperatura de indivíduos e, assim, coletar dados para as organizações de saúde. A partir desses avanços, foi possível iniciar as pesquisas para estabelecer algoritmos avançados, que possam prever novos surtos com maior precisão.

IA para segurança cibernética

Mais uma das tendências em Inteligência Artificial é o seu uso para identificar possíveis ataques cibernéticos e violações de dados. Isso é feito a partir da coleta e análise de dados. Quanto mais isso acontece, maior é a precisão nas previsões.

Ao passo de que migramos processos corporativos para o meio digital, também tornamos importantes informações sujeitas a invasões e violações. Nesse cenário, a IA surge para reforçar a segurança de dados em inúmeras companhias, a identificar transações digitais falsas que seguem padrões criminosos.

Processamento de linguagem natural

Na PNL, os modelos de machine learning ensinam para as máquinas a diferença entre material escrito e falado que descrevem processos específicos. Com a popularidade de PNLs com Amazon Alexa e o Google Home, seu uso vem aumentando exponencialmente.

Sendo assim, tecnologias como essas reduzem drasticamente a necessidade de escrever ou interagir com uma tela. Agora, as pessoas conseguem interagir com máquinas que compreendem sua linguagem. A PNL tem dois subaplicativos:

  • compreensão da linguagem natural: habilidade adquirida de uma máquina em revisar e compreender o conteúdo de um texto escrito;
  • geração de linguagem natural: resposta lógica que uma máquina gera para entradas de tipos variados, como textos aleatórios.

Aprendizagem por reforço

Uma das principais tendências em Inteligência Artificial que também está se mostrando bastante promissora é a Aprendizagem Reforçada (RL).

Trata-se de um aplicativo desenvolvido para o aprendizado profundo, que funciona com base em sua experiência para melhorar a eficácia nos dados fornecidos.

Durante esse processo de aprendizagem, o software é dotado de diversas condições diferentes, que informam o seu desempenho em tarefas específicas. Portanto, várias ações definem as ações de autoaprendizagem realizadas pelo software para obter o resultado final.

Por exemplo, os bots de bate-papo têm informações para responder a perguntas gerais dos usuários, como saudações, reservas de pedidos ou chamadas de consulta. As empresas de desenvolvimento de aprendizado de máquina podem usar RL para adicionar condições sequenciais aos chatbots.

União da IA com Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) é usada para gerenciar adequadamente os dispositivos conectados. No entanto, os pesquisadores melhoraram a funcionalidade dos dispositivos IoT, combinando-os com inteligência artificial.

A tecnologia IoT tem o potencial de fornecer informações em tempo real em software e gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). Ela também monitorará o desempenho de vários dispositivos interconectados.

Reconhecimento facial

Em razão das consequências recentes do novo coronavírus, outra das tendências em Inteligência Artificial em alta expansão é a tecnologia de reconhecimento facial.

Ela usa tecnologia biométrica para reconhecer características faciais de imagens e vídeos e, em seguida, compara as informações com bancos de dados existentes.

Essa excelente tecnologia tem sido utilizada na área financeira. As principais instituições do setor no país têm usado suas próprias soluções de mercado para implementar tecnologia biométrica facial ou de voz para verificar as transações bancárias.

Essa tecnologia foi integrada ao dia a dia dos clientes, sem descartar a identificação por meio de impressões digitais. No futuro, os sistemas de reconhecimento facial se tornarão mais sensíveis e precisos do que hoje.

Usar uma tendência em Inteligência Artificial para aprimorar seu negócio é uma estratégia que pode gerar ótimos resultados. Afinal, a transformação digital é algo inevitável para qualquer organização atuante no mercado. Nesse sentido, é incrível ver que soluções baseadas em inteligência artificial e aplicativos móveis personalizados continuarão se desenvolvendo e mudando o mundo ao nosso redor.

Felizmente, essa não é a primeira vez que vemos o poder da IA ​​mudar a indústria global, mas os próximos anos serão, com certeza, de proliferação e expansão dos casos de uso dessa tecnologia. Portanto, para obter o máximo valor da implantação da Inteligência Artificial, as empresas devem explorar esse caminho sem medo, mas sempre prestando atenção às últimas tendências para manter uma vantagem competitiva.

Gostou de saber mais sobre as tendências em inteligência artificial? Então, entre em contato com a SantoDigital e saiba como nossas soluções podem impulsionar o seu negócio!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: