Bots: o que são e qual a sua importância para as empresas?

Home Cloud Computing
Bots: o que são e qual a sua importância para as empresas?

Bots: o que são e qual a sua importância para as empresas?

No dia a dia de uma empresa, muitas vezes, os colaboradores são obrigados a realizar um grande número de tarefas repetitivas. Imagine o ganho de produtividade que eles teriam, caso essas atividades fossem automatizadas. Sabia que isso é possível com o uso dos bots?

Não é à toa que o termo “bot” ganhou grande destaque nos últimos anos. Essa solução comprovou ser altamente eficaz na realização de pequenas tarefas diárias, mas com grande impacto no resultado final.

Continue a leitura para saber o que são bots e qual sua relevância para as empresas!

O que são bots?

Bots são programas de Inteligência Artificial que tentam imitar o comportamento de um ser humano. Eles podem fazer muitas coisas úteis, como procurar por notícias, resumir páginas da web, procurar preços mais baixos de um produto e muito mais.

O termo “bot” nasceu da palavra “robot” (robô, em inglês) e classifica ferramentas automatizadas usadas na Internet.

Qual a importância dos bots para minha empresa?

Com a utilização dos bots, a sua empresa pode ser beneficiada com o aumento da produtividade, da receita e, principalmente, com a redução de custos. Mas, como isso é possível? Confira a seguir alguns exemplos de uso dessas ferramentas e seus benefícios!

Rastreador Web

Um rastreador da Web é um bot usado pelos mecanismos de busca. Sua função é rastrear as páginas Web, o que inclui todos os hiperlinks ou links encontrados nelas. Durante esse processo, esse programa coleta informações de cada site para, em seguida, com base em uma série de “regras” próprias, posicioná-los na ordem que consideram mais relevante ou que fornecem melhor conteúdo para o usuário.

Embora você não tenha nenhum controle sobre esses bots, você pode fazer com que eles trabalhem ao seu favor. Para isso, é preciso criar ou configurar sua página web no formato correto de conteúdo e estrutura, para que, assim, ela seja bem ranqueada nos resultados de buscas específicas.

Como você bem sabe, ter sua página nos primeiros resultados de busca é um dos principais segredos para ter sucesso on-line e aumentar suas vendas.

Bots para redes sociais

Não é preciso falar sobre a necessidade da presença das empresas nas redes sociais. Só para você ter uma ideia, segundo levantamento recente, mais de 130 milhões de brasileiros possuem conta ativa no Facebook. Logo, esse é um espaço muito importante para investir em ações de marketing e também no fortalecimento da relação com seus clientes.

Nesse campo, existem muitos bots que são utilizados pelas empresas para reduzir a necessidade de interação humana e permitir que seus colaboradores se dediquem a atividades que agreguem maior valor.

Dentre alguns exemplos, podemos citar bots responsáveis por envio de mensagem em massa, publicação automática de conteúdo, respostas automáticas a clientes, etc. Há ainda usos mais sofisticados, muitas vezes empregados no Twitter, cujo programa identifica quando o nome da sua empresa é citado e envia mensagens automáticas com instruções ou pedindo maiores esclarecimentos.

Monitoramento do site

Se você tem um site, sabe o quão é importante ter um grande número de visitas. Por isso, muitas vezes as empresas investem em diferentes ações para atrair mais visitantes e, assim, ter maior alcance da sua oferta de produtos ou serviços.

Para conseguir medir a eficácia das suas ações, é essencial monitorar o seu site continuamente. É por isso que existem ferramentas responsáveis ​​pelo monitoramento do seu site por meio de um sistema bot. Você ainda conta com informações valiosas como região de onde seu site foi acessado, horários com maior quantidade de acesso, áreas mais visitadas do site, etc.

Chatbots

Atualmente, os chatbots são os tipos de bot mais populares no mundo dos negócios. Trata-se de  um software de Inteligência Artificial que pode simular uma conversa (ou um bate-papo) com um usuário usando Processamento de Linguagem Natural (PLN). Esse tipo de solução pode ser utilizado em aplicativos, sites, redes sociais, etc.

Basicamente, eles são responsáveis pelo primeiro contato com os clientes ou clientes em potencial e conseguem, em muitos casos, solucionar problemas ou direcioná-los para o canal mais adequado.

Em termos práticos, este tipo de solução reduz significativamente os gastos com pessoal, com a vantagem de estarem disponíveis a qualquer momento, o que acaba contribuindo para a satisfação dos usuários.

Como você pode ver, os bots são componentes essenciais no dia a dia das empresas. Eles são capazes tanto de otimizar suas ações na internet quanto automatizar diversas tarefas, o que permite que sua equipe se concentre em outras atividades, além de proporcionar a redução de custo com pessoal.

Caso sua empresa ainda não utiliza bots, está na hora de começar a considerar a implementação dessas ferramentas em sua estratégia de negócio.

Se você gostou desse conteúdo, certamente você também irá gostar de descobrir como a Inteligência Artificial irá afetar o futuro de sua empresa

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: