Tecnologia e produtividade: entenda essa relação

Home Cloud Computing
Tecnologia e produtividade: entenda essa relação

Tecnologia e produtividade: entenda essa relação

Não se pode negar que certas tecnologias contribuem diretamente para a distração e a perda de foco — é só lembrar daquelas conferidas rápidas no e-mail ao longo do dia e das notificações recebidas no smartphone. Por outro lado, é preciso admitir que existe uma forte relação entre tecnologia e produtividade.

E isso é plenamente possível quando se usa a ferramenta correta para os objetivos que deseja atingir. Continue a leitura e veja alguns exemplos de como as organizações têm incorporado soluções tecnológicas para deixar a rotina de trabalho mais eficiente.

O poder do big data

As ferramentas de big data, responsáveis por coletar, armazenar e gerenciar grandes quantidades de dados, são fundamentais como vantagem competitiva para as empresas. Como elas facilitam o rastreamento de tendências de mercado e a exposição de padrões pouco óbvios, podem beneficiar gestores e executivos a embasarem melhor suas escolhas.

Assim, esses profissionais podem tomar decisões mais acertadas nos negócios, com uma influência muito menor de vieses, opiniões sem fundamento e intuições. Dessa forma, a equipe passa a ser mais produtiva, à medida que se dedica a ações com boas chances de atingirem o resultado esperado.

A segurança e a flexibilidade da computação em nuvem

O uso de soluções hospedadas na nuvem traz uma série de benefícios para a produtividade em termos de trabalho em equipe. Como os colaboradores podem acessar a mesma aplicação de qualquer dispositivo (inclusive os seus pessoais), eles têm a possibilidade de modificar o mesmo arquivo simultaneamente.

Além de facilitar a comunicação interna, já que todos os envolvidos visualizam as alterações em tempo real, isso dá mais segurança aos dados porque dispensa o uso de mídias físicas para transferi-los. Já que não é necessário passar o arquivo para outra pessoa em um pendrive ou dispositivo similar, não há risco de que as informações sejam perdidas em razão de descuidos (queda, perda, furto e outros) ou erro de leitura.

E mais: a computação em nuvem facilita a mobilidade dos profissionais. Afinal, com ela, eles podem entrar em um sistema ou repositório de arquivos da empresa de qualquer lugar do mundo, desde que tenham acesso à internet.

A praticidade da videoconferência

Não se pode esquecer, também, da importância da videoconferência na eliminação do desperdício de tempo e no consequente aumento da produtividade. Com essa tecnologia, participantes de uma reunião não precisam estar no mesmo ambiente físico.

Assim, o tempo necessário para deslocamento — que, em alguns casos, representa até horas — é economizado. Outra vantagem é permitir que os colaboradores, especialmente os autônomos, trabalhem em regime flexível de home office.

Assim, fica clara a relação entre tecnologia e produtividade no ambiente das empresas. Quando se conhecem bem as soluções disponíveis, é possível otimizar as atividades de negócios nos mais diversos setores, enquanto valorizam-se as competências, as habilidades e, é claro, o tempo dos colaboradores.

Gostou deste post? Notou como existe uma série de maneiras de usar a tecnologia para estabelecer processos mais produtivos na organização? Então, divida essas informações com amigos, familiares, colegas de trabalho e outras pessoas que possam se interessar por elas: compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: