Big data: conheça essa incrível tecnologia!

Home Google Cloud Platform
Big data: conheça essa incrível tecnologia!

Big data: conheça essa incrível tecnologia!

O uso da tecnologia de big data é cada vez mais recorrente em empresas de diferentes portes e segmentos, devido à multiplicidade de benefícios que ela traz. Porém, é comum que muitas empresas queiram dar início a uma estratégia focada em big data, mas não tenham informações suficientes sobre a solução.

Produzimos este conteúdo pensando justamente nisso. Continue lendo para esclarecer algumas algumas dúvidas sobre o tema:

O que é big data?

É recorrente o entendimento de que o big data se refere apenas à análise de grandes dados. O conceito, entretanto, é um pouco mais abrangente e tem relação com os chamados “3 Vs”:

  • Volume: refere-se à grande quantidade de dados, internos e externos, que podem ser analisados;
  • Velocidade: o tempo de execução da análise, devido à alta velocidade em que novos dados são criados e coletados;
  • Variedade: a diversidade de fontes usadas para coletar dados que serão analisados por softwares específicos para este fim.

A partir dessas 3 bases, é possível analisar tanto dados estruturados (nos quais a estrutura de armazenamento é conhecida) quanto dados não estruturados, como vídeos, imagens, áudios etc.

Qual é a origem dos dados usados?

Os dados usados para análise em big data podem ter origens diversas, tanto internas quanto externas à empresa. Isso permite que se identifiquem tendências de mercado e se tenham insights valiosos sobre o segmento. Algumas fontes são:

  • Dados de ferramentas de Inteligência de Negócios;
  • Arquivos de log de servidores web;
  • Conteúdos de mídias sociais;
  • Relatórios corporativos;
  • Informações de programas de fidelidade e cadastros de clientes;
  • Contatos dos clientes com a empresa, como e-mail, chat e telefone;
  • Indicadores econômicos externos;
  • Pesquisas de qualidade e satisfação;
  • Dados de empresas de crédito;
  • Reviews e outros conteúdos sobre os produtos disponíveis na internet.

A grande diversidade de fontes é o que permite a capacidade preditiva sobre o mercado e também sobre as tendências dos consumidores, servindo como uma bússola na tomada de decisões da empresa. O uso de computação em nuvem também é um aliado à solução.

Quais são as vantagens do big data para empresas?

Apesar das diversas vantagens possíveis com a solução, alguns benefícios se destacam por englobarem a realidade de empresas de portes diversos. Alguns deles são:

Análise da concorrência

Devido à capacidade de analisar dados internos e externos, o big data possibilita prever e compreender alguns movimentos de mercado e identificar demandas antes mesmo que elas se generalizem. Essa característica torna possível identificar diferenciais de mercado, destacando a empresa frente aos concorrentes.

Desenvolvimento de produtos

Entre os insights possíveis com o big data, destaca-se a maior capacidade de compreender os consumidores e prever desejos, expectativas e necessidades do público. Esse aspecto viabiliza o desenvolvimento de produtos e serviços mais alinhados com o que é esperado pelo consumidor, adequando as soluções oferecidas ao perfil dos clientes.

Retenção de clientes

Muitos consumidores, antes de realizarem um cancelamento de serviço ou desistirem de uma compra, apresentam alguns indícios de que farão isso. O big data permite prever mesmo as mais sutis alterações no comportamento do consumidor, tornando possível que a empresa tome medidas preventivas nesses casos e, assim, evitando a taxa de saída de clientes.

Campanhas de marketing

Compreendendo as tendências do mercado e também dos consumidores, a empresa é capaz de desenvolver campanhas de marketing que tenham mais apelo ao perfil do cliente, assim como aumentar a eficácia das soluções empregadas.

É possível identificar, por exemplo, quando um consumidor demonstra interesse e qual abordagem seria mais eficaz, aumentando a personalização das ofertas e melhorando a experiência do usuário.

Quem tem usado a solução?

O big data analytics tem sido usado por empresas de diferentes portes para prever acontecimentos do mercado, identificar oportunidades de atuação, otimizar processos internos e melhorar a tomada de decisões estratégicas.

Um case de sucesso de empresa que tem usado o big data de forma preditiva é a Starbucks. A companhia usa a solução para guiar o processo de abertura de cafeterias, cruzando informações sobre demografia que direcionam o plano de mercado indicando quais locais têm demandas mais atrativas e oferecem melhores oportunidades.

Acredita que esse conteúdo possa ser útil para seus contatos? Compartilhe nas suas redes sociais e conheça a experiência de outros profissionais sobre o tema!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: