Como melhorar a análise de dados corporativos para tomada de decisões ainda mais assertivas?

Home Big Data
Como melhorar a análise de dados corporativos para tomada de decisões ainda mais assertivas?
como-melhorar-a-analise-de-dados-corporativos-para-tomada-de-decisoes-ainda-mais-assertivas

Como melhorar a análise de dados corporativos para tomada de decisões ainda mais assertivas?

Os últimos anos foram marcados pela transformação digital. Devido a isso, as empresas passaram a contar com um grande volume de informações, que podem ser utilizadas para otimizar processos, melhorar a estratégia de marketing, enriquecer a experiência do cliente e muito mais. Mas, para que isso seja possível, é necessário empregar estratégias de análise de dados adequada.

Com as taxas de adoção corporativa de Big Data crescendo a cada ano, as empresas enfrentam a difícil tarefa de integrar e dar sentido a todas essas novas informações.

Por isso, para que as empresas possam realmente se beneficiar dos dados que possui é fundamental entender os desafios e também as possibilidades que estão ao seu alcance.

A seguir, você poderá conhecer alguns obstáculos comuns que as empresas enfrentam e também dicas de como superá-los para melhorar a análise de dados corporativa. Confira!

Prefira uma análise de dados abrangente

Hoje, as empresas possuem uma grande variedade de fontes de dados, como sistemas ERP, CRM, redes sociais, etc.

Juntar todos os dados em um lugar, muitas vezes, acaba sendo um grande desafio. Em virtude disso, é comum que algumas organizações pré-determinem o que é importante, o que acaba criando um efeito silo, reduzindo as possibilidades e a amplitude da análise de dados.

Segundo o Gartner, correlações e padrões de fontes de dados díspares e vinculadas geram os maiores insights e oportunidades de transformação.

Logo, para melhorar a análise de dados, você deve levar em consideração todos as fontes possíveis e analisar logicamente o que é e o que não é relevante.

Em suma, é melhor investir um pouco de tempo descartando insights irrelevantes do que agir equivocadamente devido à falta de informação. 

Foque no que realmente importa

O Big Data aumenta muito o volume, a velocidade e a complexidade do fluxo de dados nas empresas. As informações vêm de várias fontes diferentes, o que torna mais difícil encontrar correlações entre fenômenos aparentemente não relacionados.

Esse, aliás, é um dos grandes desafios para se chegar a uma análise de dados mais assertiva.

Pela natureza do Big Data, a coleta de informações de redes sociais, blogs e fontes públicas, junto com seus clientes tradicionais, mercado e dados operacionais, resulta em quantidades significativamente maiores de ruído.

O ponto fundamental aqui é realizar uma filtragem, não das fontes, mas de quais análises são úteis para a melhoria da operação empresarial em suas mais diversas frentes.

A investigação baseada na experiência, junto com a análise de série temporal, ajuda a reduzir o ruído, sem eliminar exceções que podem ser importantes para detectar quebras de tendência, mudanças de mercado e problemas ou oportunidades de desempenho.

Ou seja, com o tempo é possível identificar de antemão alguns filtros ou tipos de dados que pouco agregam a atividade de sua empresa. Assim, já nos primeiros estágios da análise de dados, é possível adotar procedimentos para eliminá-los.

Diferencie fatos isolados de tendências

A análise de dados proporciona grandes descobertas, mas não traz a resposta para todas as perguntas.

Por isso, é importante que os analistas consigam interpretar as informações de forma apropriada.

Por exemplo, sempre que se deparar diante de algum desvio, o analista de dados deve se perguntar se se trata de uma ocorrência única em comparação com o comportamento exibido por todos os grupos de pares possíveis.

Em outras palavras, ele deve analisar se isso está acontecendo em qualquer outro lugar (por exemplo, outros produtos, outras lojas, outras regiões geográficas, produtos concorrentes).

Segmentar uma oportunidade ou um problema de negócios é essencial para transformar a análise de dados em decisões assertivas.

Aja rapidamente

As empresas de hoje precisam estar cientes de que a mudança é uma constante do mundo dos negócios e que ela ocorre em uma velocidade cada vez maior.

Por isso, os analistas de dados precisam estar sempre alertas e devem se esforçar para transformar rapidamente seus parâmetros analíticos conforme a necessidade do negócio. Eles precisam ser mantidos constantemente atualizados com os dados internos e externos mais recentes.

A introdução de um novo tamanho de embalagem para o seu medicamento, uma promoção feita pelo seu concorrente, um novo concorrente em seu território, um novo método de pagamento… Qualquer mudança no cenário de negócios influencia o mercado.

Você deve levar tudo em consideração para realizar uma análise significativa que realmente irá impulsionar o negócio e melhorar os resultados financeiros.

Utilize a ferramenta correta

Finalmente, para que sua empresa possa melhorar a análise de dados corporativos, ela precisa contar com uma ferramenta que possibilite colocar em prática todos os pontos listados anteriormente.

Em resumo, você precisa de uma solução moderna que permita a integração com diversas fontes de dados, que seja facilmente configurável para gerar relatórios de acordo com suas necessidades, bem como propicie análises rápidas e tempestivas.

Se você deseja implementar uma estratégia de dados assertiva utilizando a ferramenta certa, entre em contato com a SantoDigital e agende uma apresentação sobre Big Data agora mesmo.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: