- 5 minutos
- dez 3, 2024
O Google não se posiciona apenas como uma grande empresa de tecnologia. Seus lançamentos e suas pesquisas têm impacto nos recursos e nas soluções do mercado. No entanto, o negócio também busca atuar de outras formas, como por meio de suas ações de responsabilidade social.
Com grande capacidade de investimento, a marca costuma destinar recursos a empreendimentos e organizações menores. Recentemente, os projetos que utilizam inteligência artificial ganharam a atenção da companhia, que se comprometeu a financiar várias iniciativas.
A seguir, entenda como o Google promete fazer esse processo acontecer e descubra quais são os principais aspectos envolvidos. Boa leitura!
Anunciado pelo Google em outubro de 2018, o AI Impact Challenge oferece cerca de US$ 20 milhões para abordagens específicas. A ideia é apoiar instituições com projetos humanitários e ambientais que usem inteligência artificial — Amazon e Microsoft têm programas semelhantes. Os primeiros aportes estão previstos para 2019.
Como o principal foco é produzir impactos positivos para a sociedade, apenas projetos específicos podem recorrer a essa alternativa. Os principais são os voltados para a área ambiental ou para o setor humanitário. Uma das possibilidades já está concretizada: com machine learning, um projeto da marca identifica cantos de baleias com muita precisão.
Então, a ideia é incentivar realizações parecidas, que requeiram o tratamento de um grande volume de dados. Com o investimento, espera-se fortalecer o aprendizado de máquina para obter novas oportunidades socioambientais.
A iniciativa do Google promete ser vantajosa em vários aspectos, inclusive para além dos projetos beneficiados. Em primeiro lugar, a destinação de recursos é muito importante para oferecer condições de acesso para diversas propostas.
Afinal, várias organizações têm boas ideias, mas não detêm o montante necessário para colocá-las em prática. O apoio do Google garante que as propostas saiam do papel e possam chegar a bons resultados. E mais: além do dinheiro, é possível pedir ajuda ao Google para fazer um processamento de dados ainda mais eficiente.
O grande diferencial é o fato de a inteligência artificial ser utilizada para o bem. Os projetos humanitários, por exemplo, podem ajudar pessoas em situações de risco e levar à criação de políticas específicas. Já as ideias para o meio ambiente permitem desenvolver novas ferramentas para proteger a natureza.
O projeto do Google em relação às baleias é um bom exemplo. Com a análise dos cantos desses animais, é possível reconhecer padrões migratórios, compreender a influência do homem e até evitar que navios se choquem contra eles. Assim, o ambiente é favorecido.
Para completar, essa ação demonstra a extensão da responsabilidade social do Google. Isso confirma o interesse da companhia em investir e incentivar até mesmo iniciativas que não sejam diretamente lucrativas ou não ocupem posição central em seu negócio.
O investimento do Google em projetos que utilizam inteligência artificial promete trazer bons resultados para a sociedade, de forma geral. Então, vale a pena ficar atento às soluções que serão desenvolvidas a partir desse apoio.
Gostou do post e quer se aprofundar nesse assunto? Então, continue com a gente e saiba qual é a relevância do machine learning para o futuro das organizações.