Veja as 3 principais vantagens do Machine learning para empresas

Home Big Data
Veja as 3 principais vantagens do Machine learning para empresas

Veja as 3 principais vantagens do Machine learning para empresas

Máquinas capazes de aprender? Parece coisa do futuro, mas esse é, na verdade, um segmento da ciência da computação conhecido como machine learning (ML) — podendo ser referido no Brasil como aprendizado de máquina.

Como subcampo da inteligência artificial, o ML busca desenvolver dispositivos que entendam e executem tarefas. Já pensou nos benefícios que essa tecnologia pode trazer para a sua empresa? Pois no post de hoje veremos todas as vantagens do machine learning! Acompanhe e confira:

O que é machine learning?

Junto da internet das coisas, o machine learning é um ramo da inteligência artificial que vem ganhando destaque nos últimos anos. E as duas áreas, apesar de distintas, são muitas vezes confundidas por suas funcionalidades. Mas, afinal, o que é o aprendizado de máquina?

O ML parte do princípio de que as máquinas podem aprender sozinhas quando têm acesso a grandes volumes de dados. Podemos simplificar a explicação dizendo que os dispositivos são capazes de detectar padrões e conectar informações, utilizando Big Data e algoritmos de alta sofisticação. Assim, sozinhas, as máquinas podem executar as tarefas.

Como funciona

No aprendizado de máquina, os algoritmos realizam análises estatísticas nos dados recebidos, gerando respostas e previsões delicadas. Ele faz com que os programas e aplicações se tornam mais inteligentes, destacando-se pelas predições.

Apesar das funções precisas que os programas adquirem com o uso da tecnologia, o interessante no aprendizado de máquina é que os softwares não precisam ser programados frequentemente para que aprendam.

Quais são as vantagens do machine learning?

Agora que você já se familiarizou ao conceito de aprendizado de máquina, é hora de se perguntar: como essa solução tecnológica pode ser aplicada dentro da empresa para otimizar os resultados? Como potencializar o desempenho da equipe com a aplicação dessa alternativa? Vejamos:

1. Aprendizado com os dados

Há um leque de possibilidades surgindo para as empresas. Isso porque as grandes quantidades de dados disponíveis em um mundo conectado, a capacidade de processamento dos computadores e as soluções em armazenamento de dados empresariais exigem novos comportamentos dos gestores.

O machine learning é a aplicação que torna possível analisar altos volumes de dados complexos — e as máquinas ainda aprendem com eles. Com o auxílio dessa tecnologia, é viável criar algoritmos eficazes que possam fazer previsões de cenário livres dos erros provocados por fator humano.

Assim, com o uso das novas tecnologias, prever o sucesso do lançamento de produtos ou demandas do semestre fica bem mais fácil com base no histórico de vendas analisado, por exemplo.

2. Aumento da produtividade

O machine learning pode substituir e automatizar vários dos processos internos que até pouco tempo atrás só poderiam ser desempenhados por seres humanos. E mais: as tarefas ganham em velocidade e assertividade.

Sua empresa lucra com identificações ágeis de problemas, análises de relatórios, respaldo para tomadas de decisões e outros tipos de solidificação dos processos que não seriam possíveis sem a ciência da computação.

E, ao aproveitar as vantagens do machine learning, você evita que a equipe perca tempo com atividades que podem ser automatizadas, liberando os colaboradores para que trabalhem com tarefas de caráter estratégico. Ou seja, a produtividade cresce sem a necessidade de incrementar o quadro de funcionários.

3. Redução de custos

Além de elevar a produtividade da companhia, a aprendizagem de máquina também facilita a substituição de serviços prestados por fornecedores por soluções mais práticas. Podemos citar o uso dos sistemas de machine learning que leem cláusulas contratuais e traduzem o linguajar jurídico para termos mais compreensíveis, por exemplo.

O próprio sistema pode identificar itens faltantes no contrato ou cláusulas equivocadas, como alguma taxa que não estava acordada. Assim, a empresa pode dispensar a contratação de um advogado, que teria a função de ler o documento, apenas.

Enfim, essas são só algumas vantagens do machine learning para o seu negócio! Gostou dessas dicas? Então aproveite, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais conteúdos relevantes!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: