Tire 5 dúvidas sobre o uso de Inteligência Artificial nos negócios

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Tire 5 dúvidas sobre o uso de Inteligência Artificial nos negócios

Tire 5 dúvidas sobre o uso de Inteligência Artificial nos negócios

Atualmente, é impossível administrar bem uma empresa sem estar atualizado com as principais tecnologias de auxílio à gestão. São inúmeros os benefícios que elas trazem para o setor empresarial: aumento da produtividade, automatização de processos e antecipação de tendências de mercados. Neste post, tiraremos 5 dúvidas recorrentes, referentes ao uso da Inteligência Artificial nos negócios. Confira!

1. O que é Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial (IA) é a capacidade que uma máquina tem de aprender e se adaptar a reagir a situações pontuais. Os algoritmos podem aprender por meio de inserção de informações ou, de forma autônoma, pelo cruzamento de dados.

Quando aliada a outras tecnologias, como Big DataMachine Learning e Internet das Coisas, a Inteligência Artificial permite que as máquinas troquem informações entre elas mesmas, aumentando a capacidade e velocidade de aprendizado.

A integração dessas tecnologias levou a Inteligência Artificial a outro patamar, o Deep Learning, que é um avanço no desenvolvimento de algoritmos, que buscam simular as conexões neurais humanas em máquinas.

2. Qual é a importância da IA na automação de tarefas?

O primeiro impacto da Inteligência Artificial nos negócios é na automatização de tarefas. Com ela, a empresa poderá aumentar sua capacidade produtiva, além de reduzir custos operacionais.

Colocando sistemas inteligentes para executar tarefas que seriam manuais, a empresa pode deslocar equipe para outras tarefas, aumentando a qualificação e focando no desenvolvimento de seu produto ou serviço.

3. Como a tecnologia auxilia a gestão do RH?

Um dos departamentos mais importantes de uma empresa, o de Recursos Humanos, ganha muito com o investimento em Inteligência Artificial. A tecnologia permite a análise de grandes volumes de informação, tarefa que antes era desempenhada por humanos e que resultava numa grande perda de tempo produtivo. O IA agiliza as operações do RH, também, na comunicação com outros setores da empresa.

4. Como a IA pode melhorar a experiência do consumidor?

Você sabe o que são os chatbots? Trata-se de uma tecnologia que utiliza a Inteligência Artificial para a interação com humanos em atendimentos via chat. Os algoritmos são capazes de responder rapidamente aos clientes de maneira assertiva, com base no cruzamento de dados e até no histórico de interações anteriores. Ainda, promovem a resolução de problemas com técnicas de fidelização e baixo índice de transtorno.

Os resultados dessa interação ficam no sistema e podem ser analisados pelos algoritmos, para gerar relatórios sobre experiência do consumidor, interferindo até em mudanças no produto final ou serviço.

5. É possível a análise de performance dos colaboradores?

Com um sistema equipado com Inteligência Artificial nos negócios, a empresa tem a possibilidade de analisar a performance individual dos membros da equipe de colaboradores. As atividades realizadas nos ERPs — sistemas de gestão — são processadas e o sistema poderá gerar relatórios automáticos para os gestores de cada setor.

Como vimos, o uso da Inteligência Artificial nos negócios permite, acima de tudo, a geração de insights e análises de dados precisas, que favorecem o direcionamento na melhoria contínua de serviços e produtos, contribuindo muito para o crescimento de empresas mundo afora.

Gostou do nosso artigo? Então, continue com a gente e confira as 5 tendências da computação em nuvem para as empresas em 2018.

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