OCR: confira como a tecnologia pode ser valiosa para mitigar fraudes

Home Cloud Computing
OCR: confira como a tecnologia pode ser valiosa para mitigar fraudes

OCR: confira como a tecnologia pode ser valiosa para mitigar fraudes

A tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) tem uma ampla gama de aplicações no mundo dos negócios. Ultimamente, ela vem sendo muito utilizada para ajudar as empresas a enfrentar os riscos de fraude.

Isso é possível graças ao surgimento de soluções que combinam o uso do OCR com outras tecnologias, como a Inteligência Artificial. Dessa forma, além de automatizar processos, é possível aumentar significativamente o nível de assertividade de informações e, assim, interromper práticas indevidas.

A seguir, você conhecerá um pouco mais sobre a tecnologia OCR e como ela pode ser utilizada para mitigar fraudes. Confira!

O que é o reconhecimento óptico de caracteres?

De forma geral, OCR pode ser definido como o processo pelo qual os documentos digitais ou digitalizados são examinados, reconhecidos, classificados e disponibilizados para edição, pesquisa e análise.

A tecnologia OCR envolve uma série de técnicas avançadas de Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões. Assim, é possível identificar além de caracteres, outras especificidades presentes em imagens, como cores, traços, tipo de fontes e muito mais.

Isso permite, por exemplo, fazer a correspondência entre textos e até mesmo identificar uma pessoa a partir de uma foto, ao compará-la com um banco de imagem disponível.

Como a tecnologia OCR pode ajudar a mitigar fraudes?

A relação entre empresas e clientes nunca foi tão pautada no universo digital. Hoje, diversas transações como compra, vendas, firmamento de contratos e muito mais podem ser feitas on-line, garantindo maior agilidade e uma melhor experiência para o usuário.

Contudo, essa nova forma de realizar operações comerciais e financeiras tornou as empresas muito mais suscetíveis a diversos tipos de fraude, como a falsificação ideológica.

Nesse cenário, a tecnologia OCR pode ser de grande ajuda para as empresas, provendo, dentro outras coisas:

Verificação de identidade

O mundo digital é assombrado atualmente pela ameaça em constante evolução de fraudes digitais e golpes on-line. As empresas que utilizam qualquer canal para aumentar seus fluxos de receita enfrentam o difícil desafio de impedir a entrada de usuários com credenciais falsas.

Uma verificação de identidade que usa a ajuda da tecnologia OCR significa essencialmente que todas as informações pessoais dos usuários finais, por exemplo, Nome, Data de Nascimento, são extraídas de um documento de identidade oficial.

Isso não apenas reduz substancialmente o tempo necessário para cumprir o processo de verificação, mas também torna mínima as entradas do usuário final.

Além disso, usando algoritmos de Inteligência Artificial, incluindo Machine Learning, também é possível usar a tecnologia para verificar a autenticidade do próprio documento.

Dessa forma, um processo que antes poderia ser executado apenas por alguns indivíduos bem treinados passa a ser feito de forma rápida e acessível com o auxílio do OCR.

Comparação de assinaturas

A tecnologia OCR, em conjunto com recursos de Inteligência Artificial, permite extrair dados de modelos pré-definidos, que podem ser, por exemplo, documentos pessoais ou determinados campos de um contrato.

Assim, é possível capturar informações específicas, como a assinatura e efetuar comparação com os dados armazenados no banco de dados.

Qualquer divergência é alertada, para que os profissionais capacitados possam realizar uma análise de maneira mais criteriosa ou solicitar uma nova documentação.

Análise de fotos

A tecnologia OCR permite comparar traços entre fotos, o que permite a identificação de pessoas. Assim, é possível, por exemplo, pedir que o usuário submeta para análise, durante transações online, uma selfie, para que seja comparada com a foto do documento de identificação.

Esse recurso vem sendo amplamente utilizado por instituições financeiras, em especial pelas Fintechs, para coibir, por exemplo, crimes de falsidade ideológica em seus processos.

Além de ser muito mais ágil, a tecnologia OCR permite uma análise muito mais precisa e permite que as empresas empreguem uma série de medidas de segurança em seus processos.

Essa são apenas algumas maneiras de como a tecnologia OCR pode ajudar na prevenção de fraude. Com a ajuda de algoritmos de Machine Learning é possível implementar muitas outras estratégias baseadas na extração de dados de documentos digitalizados ou imagens.

A SantoDigital ajuda empresas de todos os tamanhos e segmentos a desenvolver e implementar soluções baseadas na tecnologia OCR para mitigar riscos de fraudes.

Entre em contato agora mesmo e permita que nossos especialistas apresentem uma solução que faça sentido para o seu negócio!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: