Machine learning ajuda as empresas na prevenção de fraudes. Entenda como!

Home G Suite
Machine learning ajuda as empresas na prevenção de fraudes. Entenda como!

Machine learning ajuda as empresas na prevenção de fraudes. Entenda como!

Uma das principais preocupações das empresas hoje é a segurança da informação. Com a disponibilização de formas de pagamento on-line, vendas em sites e outras tecnologias é preciso investir também na prevenção de fraudes.

A velocidade em que as ameaças surgem no ambiente digital é tão grande que fica quase impossível se proteger contra todas elas ao mesmo tempo. Por isso, é importante investir em opções que facilitem o rastreio desses riscos para evitá-los.

É nesse ponto que o machine learning se apresenta como uma solução. Neste post, falaremos um pouco mais sobre essa tecnologia e seu papel no combate e na prevenção de fraudes. Confira!

O que é machine learning

Machine learning — em tradução livre aprendizado de máquina — é um campo de estudos da ciência conhecida como inteligência artificial. Os estudiosos que atuam nessa área têm como objetivo criar sistemas com capacidade de aprenderem sozinhos ou quando são estimulados.

Esses sistemas assimilam informação a partir de um carregamento de dados inicial, sobre o qual o sistema realiza um processamento e busca extrair um conhecimento. Esse conhecimento será utilizado em sua próxima tarefa, somando-se à informações futuras.

Com o passar do tempo, o software vai se especializando, melhorando seus resultados e a sua rapidez de processamento. Assim, ele vai “aprendendo” a fazer o seu trabalho da melhor forma.

A revolução na segurança da informação

Embora a tecnologia tenha trazido diversos benefícios para as empresas, ela também traz, junto com a inovação, mais possibilidades de ataques ou fraudes na internet.

Como já mencionado, o surgimento de novos tipos de ataque acontece em uma velocidade imensa, dificultando as tentativas de estar a frente dos cibercriminosos. O machine learning, então, se apresenta como uma solução nesse contexto.

A tecnologia é capaz de analisar uma grande quantidade de dados, encontrando padrões no banco de dados da empresa. Dessa forma, por meio de sua aplicação é possível que todas as falhas e brechas do ambiente digital de uma organização sejam identificadas e corrigidas rapidamente, evitando a atuação de pessoas mal intencionadas.

Prevenção de fraudes

São várias as possibilidades de uso de sistemas e técnicas de machine learning em uma empresa para trabalhar as suas falhas e prevenir as tentativas de invasão e fraudes no ambiente digital. Conheça algumas dessas opções:

Identificação de fatores e perfis de risco

O machine learning pode aprender sobre perfis de risco e bloquear transações realizadas por perfis desse caráter, sinalizando o acontecimento para atendentes que poderão analisar o caso antes que ele seja liberado para aprovação.

Prevenção do uso de dados de terceiros

Com base em informações de transações passadas o sistema é capaz de identificar se dados de terceiros estão sendo utilizados de forma indevida. Assim, a conclusão da transação é bloqueada.

Filtragem de conteúdo estranho

Tentativas de invasão aos servidores de uma empresa com o intuito de roubar dados de acesso de clientes são feitas por e-mails com malwares escondidos. Sistemas de machine learning conseguem bloquear tais mensagens e evitar esse tipo de golpe.

A prevenção de fraudes, uma das maiores preocupações de empresas que atuam no meio digital, pode encontrar um apoio ideal em sistemas de machine learning. Com as soluções que esses sistemas oferecem, já é possível começar a se preparar para o futuro.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: