O que é Visão Computacional e para que serve?

Home Inteligência Artificial
O que é Visão Computacional e para que serve?
o-que-e-visao-computacional-e-para-que-serve

O que é Visão Computacional e para que serve?

Visão computacional é uma área da ciência da computação e da Inteligência Artificial que busca analisar,  interpretar e extrair informações relevantes de imagens e/ou vídeos para que decisões possam ser tomadas, ou para gerar dados relevantes para uma aplicação futura. A ideia é simular a visão humana, já que somos capazes de detectar objetos, entender distâncias e compreender o que há em um ambiente.

Mas como imitar a natureza e fazer com que sistemas e algoritmos possam também enxergar?

Pesquisadores e engenheiros procuraram diversas formas de alcançar esse objetivo e, pouco a pouco, os sistemas de visão computacional foram sendo aperfeiçoados enquanto dispositivos de captura de imagens foram se multiplicando e se desenvolvendo em qualidade.

Primeiramente foi constatado que a visão humana entende bordas, formas e contornos com maior facilidade e assim, com técnicas de processamento de imagens, aplicações de filtros e detecção de altas frequências em sinais, as primeiras abordagens de visão computacional foram sendo desenvolvidas para replicar o que os humanos conseguem fazer. 

Com o surgimento de algoritmos de Machine Learning e feature engineering, os sistemas informatizados foram ficando melhores. Porém, quando foi percebido que a combinação de redes neurais artificiais e um grande volume de dados, oriundos dos mais diversos aparelhos (celulares, câmeras de vigilância, redes sociais), trazia um enorme ganho de desempenho para essas tarefas, a área de visão computacional explodiu e nos trouxe diversas aplicações para as tarefas do dia a dia.

o-que-e-visao-computacional-e-para-que-serve-1

o-que-e-visao-computacional-e-para-que-serve-2

Atualmente podemos ver Inteligência Artificial e visão computacional em todos os lugares, desde aplicações bancárias rotineiras, na detecção de doenças por meio de imagens e até nos futuristas e visionários carros autônomos, além dos sofisticados sistemas de monitoramento. E nós, da SantoDigital, não poderíamos ficar de fora deste cenário tão relevante e animador.

o-que-e-visao-computacional-e-para-que-serve-3

Utilizamos extensivamente os conceitos dessa tão interessante área de estudos e construímos o Santo iD que oferece soluções para diversos problemas de negócio. Com técnicas de OCR (Optical Character Recognition) conseguimos extrair nomes, números de CPF/CNPJ, assinaturas e outros atributos de documentos de forma automática, acelerando processos burocráticos de preenchimento de dados.

Com classificação e reconhecimento de padrões em imagens, conseguimos tipificar um documento facilmente, facilitando a separação de arquivos agilizando processos. Com a detecção e comparação de rostos, conseguimos comprovar que uma pessoa é ela mesma em seu documento de identificação, reduzindo fraudes e ganhando velocidade de desempenho.

o-que-e-visao-computacional-e-para-que-serve-4

Com esse cenário tão diversificado entendemos que a Inteligência Artificial veio para ficar e a SantoDigital desenvolve soluções inovadoras como essa, e outras tecnologias, pensando em nossos clientes.

Quer saber mais sobre todas as soluções que a SantoDigital oferece? Entre em contato com nosso time especializado e leve inovação para sua empresa! 

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: