A utilização de ferramentas de inteligência artificial no mundo dos negócios já não é mais ficção científica. Diversos softwares são utilizados no cotidiano de empresas para a automatização de tarefas, realização de análises preditivas e até atendimento de clientes com mais eficiência e velocidade.
Cada vez mais avançada, a inteligência artificial ganha espaço em todos os setores. Com o chamado machine learning, isso se torna ainda mais efetivo, já que a máquina é capaz de se adaptar e ser cada vez mais efetiva.
Neste artigo listamos 4 ferramentas de inteligência artificial que já são utilizadas na prática em empresas. Conheça!
1. I-ERPs ou ERPs inteligentes
ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning, um tipo de software especializado na gestão de recursos de uma empresa. Mesmo sem a inteligência artificial um ERP é capaz de transformar a forma com que o trabalho é feito em uma organização e potencializar a geração de valor.
Os chamados I-ERPs ou ERPs inteligentes são a combinação das possibilidades de um ERP com o poder de fogo da inteligência artificial. Eles conseguem “aprender” padrões de comportamento à medida em que são utilizados e, com isso, sua produtividade aumenta.
Um I-ERP é como ter um conselheiro virtual que sabe todos os dados da empresa na ponta da língua e consegue formular sugestões para a gestão com base neles. Claro, além da tecnologia em si, ele precisa de gestores capazes de utilizar a ferramenta.
2. Chatbots
Os chatbots são softwares que permitem a interação de uma pessoa com um sistema com base em texto. Na prática, são uma automatização de softwares de comunicação de texto que podem ser aplicados em inúmeros setores.
O mais usual é a utilização de um chatbot para o atendimento ao consumidor. Como ele é integrado ao sistema da empresa, consegue dar respostas precisas e instantâneas para qualquer dúvida ou questionamento de um cliente, além de funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana.
3. Revisão de documentos legais
A inteligência artificial já é utilizada para fazer em alguns minutos o que consumia horas do trabalho de advogados especializados: a revisão de documentos jurídicos como contratos.
Já existem ferramentas de inteligência artificial que conseguem ler um documento e identificar inconsistências, contradições e cláusulas que possam ser mal interpretadas. Com elas é possível deixar um contrato otimizado em instantes.
Vale lembrar que, ao contrário de advogados humanos, a inteligência artificial não se cansa e nem comete erros por distração ou falta de foco: ela é bem precisa em suas tarefas.
4. Organização de agendas e reuniões
Muitas vezes marcar uma reunião na empresa pode ser um desafio. Conseguir a disponibilidade de todos os participantes é uma tarefa que exige tempo e muita negociação.
Mas já existem ferramentas de inteligência artificial que solucionam isso: com acesso à agenda de todo o time elas conseguem automaticamente organizar um encontro e encontrar um horário para todos os participantes.
Mais do que isso: esse tipo de inteligência artificial consegue aprender a importância de cada compromisso em uma agenda e priorizar as tarefas de acordo.
Agora que você já conhece 4 das ferramentas de inteligência artificial que são utilizadas hoje em empresas, que tal curtir a nossa página no Facebook e acompanhar nosso LinkedIn para ficar por dentro dos melhores conteúdos de tecnologia?