A utilização de ferramentas de inteligência artificial no mundo dos negócios já não é mais ficção científica. Diversos softwares são utilizados no cotidiano de empresas para a automatização de tarefas, realização de análises preditivas e até atendimento de clientes com mais eficiência e velocidade.
Cada vez mais avançada, a inteligência artificial nas empresas ganha espaço em todos os setores. Com o chamado machine learning, esse cenário se torna ainda mais presente, já que a máquina é capaz de se adaptar e ser cada vez mais eficiente e efetiva.
Neste artigo listamos 4 ferramentas de inteligência artificial que já são utilizadas na prática em empresas. Conheça e entenda mais sobre esse conceito!
O que são ferramentas de inteligência artificial?
As ferramentas de inteligência artificial são recursos tecnológicos voltados para a análise e a automação. Ao serem implementadas nas empresas, contribuem para as tomadas de decisões corporativas por fornecerem dados relevantes. Além disso, executam funções sem a necessidade de intervenção humanas devido ao processamento de linguagem natural e os aprendizados de máquina e profundo (machine e deep learning).
Isso acontece porque a inteligência artificial é uma tecnologia que funciona de maneira semelhante ao pensamento humano. Por isso, os dispositivos conseguem tomar decisões e resolver problemas, além de também terem a capacidade de aprender com as interações realizadas devido ao machine learning.
Quais são as 4 ferramentas de IA já utilizadas nas empresas?
As 4 ferramentas de IA já utilizadas nas empresas são:
1. I-ERPs ou ERPs inteligentes
ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning, um tipo de software especializado na gestão de recursos de uma empresa. Mesmo sem a inteligência artificial, esse sistema é capaz de transformar a forma com que o trabalho é feito em uma organização e potencializar a geração de valor.
Os chamados I-ERPs ou ERPs inteligentes são a combinação das possibilidades de um ERP com o poder de fogo da inteligência artificial. Eles conseguem “aprender” padrões de comportamento à medida que são utilizados. Com isso, sua produtividade aumenta.
Um I-ERP é como ter um conselheiro virtual que sabe todos os dados da empresa na ponta da língua e consegue formular sugestões para a gestão com base neles. Claro, além da tecnologia em si, ele precisa de gestores capazes de utilizar a ferramenta.
2. Chatbots
Os chatbots são softwares que permitem a interação de uma pessoa com um sistema a partir da escrita. Na prática, são uma automatização de programas de comunicação de texto que podem ser aplicados em inúmeros setores.
O mais usual é a utilização de um chatbot para o atendimento ao consumidor. Como ele é integrado ao sistema da empresa, consegue dar respostas precisas e instantâneas para qualquer dúvida ou questionamento de um cliente, além de funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana.
3. Revisão de documentos legais
A inteligência artificial nas empresas já é utilizada para fazer em alguns minutos o que consumia horas do trabalho de advogados especializados: a revisão de documentos jurídicos, como contratos.
Já existem ferramentas de inteligência artificial que conseguem ler um documento e identificar inconsistências, contradições e cláusulas que possam ser mal interpretadas. Com essa análise, é possível deixar um contrato otimizado em instantes.
Vale lembrar que, ao contrário de advogados humanos, a inteligência artificial não se cansa nem comete erros por distração ou falta de foco: ela é bem precisa em suas tarefas.
4. Organização de agendas e reuniões
Muitas vezes, marcar uma reunião na empresa pode ser um desafio. Conseguir a disponibilidade de todos os participantes é uma tarefa que exige tempo e muita negociação.
Mas já existem ferramentas de IA que solucionam isso: com acesso à agenda de todo o time, elas conseguem automaticamente organizar um encontro e encontrar um horário para todos os participantes.
Mais do que isso: esse tipo de inteligência artificial consegue aprender a importância de cada compromisso em uma agenda e priorizar as tarefas de acordo.
Como funciona o Santo iD e suas soluções de inteligência artificial?
O Santo iD e suas soluções de IA funcionam como um produto completo, que otimiza os processos da sua empresa com confiabilidade e segurança. Isso porque ele é desenvolvido com base em inteligência artificial e machine learning.
Para ser amplo, o software traz as seguintes soluções:
OCR
O Optical Character Recognition permite identificar e extrair textos organizadamente. Isso porque é uma plataforma de gerenciamento visual que automatiza os processos operacionais. Além disso, foi criada na nuvem e tem a escalabilidade e a segurança do Google Cloud Platform. Assim, alguns benefícios oferecidos são:
- aceitação de imagens em formatos diversos;
- interface user-friendly, isto é, amigável;
- processamento de documentos de entrada a partir de uma coleção de modelos;
- cadastro e treinamento de novos layouts de forma prática e rápida;
- precisão e imagens por campos específicos;
- integração a diferentes sistemas de gestão, como CRM e ERP, entre outros;
- exportação de resultados em diferentes formatos.
Tipificação
Facilita a identificação automática de documentos a partir da comparação de Similaridades da Tipificação. Assim, vários tipos de documentos podem ser reconhecidos para garantir uma validação em massa. Ainda é possível comparar as semelhanças entre eles.
Também embasado no Google Cloud Platform, oferece os seguintes benefícios:
- aceitação de imagens em diferentes formatos;
- interface user-friendly;
- processamento de documentos de entrada a partir de uma coleção de modelos;
- cadastro e treinamento de novos layouts;
- redução de custos e da participação dos colaboradores nas tarefas operacionais. Com isso, o foco das equipes são as atividades estratégicas e que geram mais valor para o negócio;
- habilitação ou desabilitação de modelos que devem ser considerados na tipificação, evitando classificações inadequadas;
- variedade de documentos, com 14 modelos já treinados para tipificação.
FaceMatch
É o sistema de comparação de rostos em selfies e/ou documentos, a fim de garantir o reconhecimento com precisão e evitar fraudes. Assim, essa ferramenta de inteligência artificial mostra se a pessoa é quem diz ser.
Entre as vantagens do uso desse software de IA nas empresas estão:
- interface user-friendly;
- tempo de resposta entre 10 e 120 segundos;
- identificação de todas as faces existentes na imagem;
- precisão de 92% na identificação e de 80% na comparação de faces;
- automação de 78%, quando comparado ao processo manual de comparação;
- detecção e comparação realizados a partir de 2 imagens ou 1 selfie da pessoa segurando o documento;
- definição de critérios de aceitação para aumentar a precisão das comparações.
Assim, fica claro que o Santo iD é uma ferramenta de IA que ajuda a sua empresa a otimizar suas atividades, focar as estratégias e melhorar os resultados alcançados pela sua equipe.
Além disso, este texto evidenciou a importância de usar a inteligência artificial nas empresas a partir de exemplos já adotados. Afinal, a tecnologia está aí para contribuir com o alcance dos objetivos estratégicos — e é exatamente isso que você consegue ao automatizar os processos de forma inteligente.
Portanto, as ferramentas de inteligência artificial já deixaram de ser um plus. Atualmente, são obrigatórias para todo negócio que deseja gerar valor e conquistar vantagem competitiva.
E sua empresa, já está preparada? Se ainda falta melhorar, conheça o Santo iD e as soluções que usam a inteligência artificial para entender de que forma seu negócio pode decolar!