- 5 minutos
- fev 7, 2024
A análise de documentos faz parte da rotina empresarial. Além de eles serem armazenados da forma correta, esses arquivos precisam ser avaliados de forma otimizada, a fim de evitar perda de produtividade e foco da equipe em atividades pouco estratégicas. Esse processo pode ser realizado com a ajuda da inteligência artificial (IA).
A partir do uso de soluções específicas — como o SantoAI —, a leitura automática de textos é executada com precisão. Isso é especialmente importante quando há uma grande quantidade de arquivos, já que o software consegue interagir com texto e linguagem natural. Assim, pode ser aplicado em diferentes setores e oferecer benefícios diferenciados.
Como consequência, há menos erros na leitura de documentos, facilidade na identificação de alterações e falsificações, e verificação de inconsistências. Achou interessante? Então, entenda melhor como a IA pode fazer toda a diferença na sua empresa. Continue lendo!
A inteligência artificial (IA) pode automatizar e agilizar o processo de leitura e análise de documentos por fazer a classificação de arquivos, identificar informações úteis e favorecer os insights estratégicos. Além disso, a equipe deixa de se preocupar com essa atividade, porque ela passa a ser realizada em segundos, mesmo quando há um grande volume de dados.
Isso é possível devido às aplicações da inteligência artificial na leitura de documentos. Basicamente, essa tecnologia pode ser adaptada a qualquer processo para que sua execução tenha o máximo de eficiência.
No caso da análise documental, a IA usa o processamento de linguagem natural (PLN) e o machine learning para fazer a extração de dados estruturados ou não e identificar padrões. A partir disso, eles são inseridos em formatos mais fáceis de compreender, o que facilita o reconhecimento e a compilação de informações.
Ao mesmo tempo, também gera benefícios para a obtenção de insights estratégicos, que podem ser relevantes para as tomadas de decisão empresarial. Ou seja, a responsabilidade da equipe passa a ser a análise propriamente dita, em vez da simples leitura de documentos.
Afinal, o sistema executa toda essa parte manual, otimiza o acesso às informações e permite que os colaboradores tenham uma visão mais direcionada. Dessa forma, consegue-se agregar valor ao negócio, já que é possível fazer pesquisas com base em metadados classificados e identificar os dados críticos inseridos nos documentos.
Portanto, ainda que as etapas pareçam simples, elas são bastante trabalhosas quando realizadas de forma manual. Nesse caso, é necessário ter profissionais dedicados ou, até mesmo, uma equipe inteira.
Com uma solução especializada, como o SantoAI, a leitura automática de textos é feita de forma rápida e simples, sem intervenção dos colaboradores. Afinal, uma das vantagens da IA é justamente executar processos de maneira semelhante à humana.
Os benefícios da automação de leitura e análise de documentos com IA são processamento rápido, classificação adequada e extração de dados relevantes. Dessa forma, é possível reduzir custos e aumentar a produtividade. Tudo isso torna a empresa mais eficiente e organizada, com aplicação de um nível mais alto de governança corporativa e compliance.
Para você ter uma ideia, um estudo identificou que a economia de tempo com tarefas que podem ser automatizadas pela IA fica entre 30% e 40%. Ou seja, cerca de 1/3 das horas de trabalho seriam utilizadas para atividades estratégicas, que contribuem com o alcance dos objetivos organizacionais.
Além disso, outro levantamento destacou que as empresas que adotam a inteligência artificial na leitura de documentos e em outras atividades têm seus custos reduzidos. Sem contar que 40% apresentam crescimento de receita de mais de 5%.
Quanto à produtividade, 81% dos colaboradores destacaram que a adoção da IA no ambiente de trabalho melhoraram sua performance. Ou seja, a classificação e a leitura automática de textos melhora o negócio, porque facilita o acesso às informações e assegura a realização de uma gestão de documentos mais eficiente.
Isso impacta as tomadas de decisões, que passam a ser data-driven. Especialmente, porque quanto mais documentos são processados, mais os bots são capazes de aprender e aperfeiçoar suas habilidades de identificação de padrões. Portanto, a inteligência artificial na leitura de documentos torna essa atividade mais precisa.
As aplicações da leitura e análise de documentos com IA são em pesquisas e artigos científicos, contratos e documentos legais, demonstrativos contábeis e relatórios financeiros. Em cada uma dessas atividades, é possível otimizar a extração de dados e identificação de padrões, facilitando e agilizando o trabalho dos profissionais.
Confira mais em nosso podcast:
Profissionais que atuam no meio acadêmico e/ou científico têm benefícios com a leitura automática de textos. Como precisam do acesso a uma quantidade significativa de livros, artigos e produções, a análise de documentos garante a classificação correta e até a criação de um índice semântico, que otimizará a busca por informações.
Assim, em vez de despender tempo revisando documentos para encontrar informações úteis, a própria solução de IA já traz os dados desejados. Desse modo, você ainda tem destacados os parágrafos mais relevantes, o que otimiza as horas de trabalho.
Todo o setor jurídico tem seu trabalho otimizado com a análise de documentos. Inclusive, essa área vem sendo chamada de predictive analytics ou legal analytics.
Com a solução de IA, fica mais fácil encontrar informações específicas, o que simplifica o trabalho dos advogados, especialmente devido à complexidade do sistema legal. Assim, consegue-se encontrar jurisprudências, ter ideias de provas que podem ser anexadas e encontrar brechas para argumentação.
Mais do que isso, a mineração de dados e o machine learning utilizam os dados para analisar padrões de casos anteriores. Dessa forma, consegue prever prováveis resultados de processos judiciais.
Nas instituições financeiras, a leitura automática de documentos permite identificar inconsistências em demonstrativos contábeis e relatórios financeiros. Isso ajuda a garantir o compliance e evitar uma visão equivocada, que afeta as tomadas de decisões e pode até prejudicar o crescimento saudável da empresa.
Além disso, a inteligência artificial pode ser aplicada a modelagens de risco e de crédito. Dessa forma, fica mais fácil interagir com os clientes, fazer contratos adequados a cada caso e evitar custos desnecessários.
O SantoAI ajuda na leitura e análise de documentos com IA por ser um assistente virtual equipado com inteligência artificial generativa. Isso permite que ele processe informações com o uso de algoritmos de deep learning, o que o torna mais versátil e preciso nas respostas. Além disso, os dados são protegidos e o PLN contribui para a ampla aplicação da solução.
Para setores altamente regulados — como finanças, saúde e jurídico —, o SantoAI tem a vantagem de ter sido programado com um elevado nível de conformidade. Assim, sua empresa pode ter a tranquilidade de que todas as regras estão sendo seguidas.
Além disso, ele é personalizável, o que permite ajustá-lo para atender às necessidades da empresa. Na prática, a leitura de documentos é altamente otimizada, já que a solução extrai insights de grandes volumes de dados e facilita sua visualização. O resultado é uma tomada de decisão mais rápida e acertada.
Assim, a sua empresa passa a ser mais estratégica quando adota o SantoAI. Afinal, o objetivo da otimização da análise de documentos é justamente garantir que as atividades diárias sejam executadas com mais precisão e rapidez. Assim, seu negócio passa a se inserir realmente na transformação digital.
E você, quer alcançar esse patamar? Conheça mais sobre o SantoAI e entenda como o nosso assistente pessoal pode auxiliar a sua empresa em diferentes contextos.
Uma análise de documentos é um processo manual ou automatizado de revisão de arquivos e identificação de dados e informações para obtenção de insights. Quando realizada com a ajuda de uma solução de inteligência artificial, como o SantoAI, permite reconhecer padrões, extrair dados estruturados ou não, e fazer a classificação para otimizar as tomadas de decisão.
A análise documental funciona de maneira manual ou automatizada. Quando feita com base na inteligência artificial, o arquivo ou um lote é inserido no sistema, com a consequente categorização do documento. Em seguida, o processamento de linguagem natural extrai dados e informações, que são validados e visualizados no formato desejado.