Application Performance Management (APM): como melhorar o desempenho dos apps em nuvem

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Application Performance Management (APM): como melhorar o desempenho dos apps em nuvem
O Application Performance Management é um importante mecanismo para otimização de performance, além de garantir maior disponibilidade dos apps ou serviços.

Application Performance Management (APM): como melhorar o desempenho dos apps em nuvem

Embora as métricas de desempenho não sejam nenhuma novidade no ambiente empresarial, os avanços tecnológicos trouxeram uma nova e crescente realidade ao segmento de TI: o gerenciamento de aplicativos.

Nesse cenário, o Application Performance Management se mostra como uma ferramenta de extrema relevância para as empresas conseguirem Trabalhar com entrega e aprimoramento contínuos do seu serviços.

Continue a leitura para saber todos os detalhes!

O que é e como funciona o APM?

O Application Performance Monitoring (APM) ou Monitoramento de Desempenho de Aplicativos, como pode ser chamado no português, é um conjunto de ferramentas e processos desenvolvidos para que os profissionais de TI possam monitorar o desempenho de aplicações tecnológicas de maneira eficiente.

O sistema é um importante mecanismo não apenas para otimização de performance, mas também para garantir a disponibilidade dos apps ou serviços em nuvem.

Além de gerenciar a conformidade dessas aplicações com o propósito para o qual foram criadas e permitir uma visão clara sobre os pontos que necessitam de melhorias.

O funcionamento do API tem como base o rastreamento da infraestrutura e da experiência dos usuários.

Assim, as ferramentas coletam e processam dados relevantes, a fim de que os profissionais possam examinar as demandas e direcionar todas as suas estratégias para o alcance dos melhores resultados.

Quais as dimensões dos serviços APM?

Antes de trabalhar o APM em uma empresa, é importante conhecer as dimensões que essa ferramenta abrange. Veja a seguir.

End User Experience

É a dimensão que envolve a experiência do consumidor final com a aplicação que será analisada.

Neste caso, o objetivo do monitoramento é identificar eventuais falhas que possam impedir que os usuários tenham uma experiência satisfatória, sobretudo em aspectos como latência e estabilidade.

O APM fornece insights preciosos e em tempo real sobre os pontos onde a empresa precisa trabalhar em otimização.

Com auxílio dessa ferramenta, é possível detectar, por exemplo, quando um único dispositivo apresenta lentidão, e onde está a causa desse problema – no comportamento da rede, no consumo de memória ou qualquer outro fator individual do usuário.

Runtime Application Architecture

O Runtime Application Architecture é uma funcionalidade das ferramentas de APM que permite à empresa conhecer o fluxo das transações, isto é, as características de cada componente e do que eles precisam para serem executados.

Esta é uma etapa importante na criação de um programa, pois assegura previsibilidade sobre o comportamento do sistema quando seus componentes são acionados, o quanto ele é flexível, escalável e, principalmente, o máximo aproveitamento dos recursos computacionais.

É uma abordagem para a empresa projetar seus programas, mas também para se estabelecer um gerenciamento assertivo do que acontece ainda na fase inicial do projeto. Isso assegura redução de custos, precisão e rapidez na fase de execução.

Business Transactions

O Business Transactions é uma peça importante para que o departamento de TI possa identificar gargalos nas principais transações dos serviços, aplicações e APIs.

Basicamente, ele ajuda a mensurar os tempos ideais para a realização de uma tarefa, e o impacto que cada uma delas tem no tempo de resposta total.

Com ele, a empresa pode medir, por exemplo, o número de vendas realizado por hora e assim por diante.

Deep Dive Component Monitoring

É uma abordagem que se concentra na coleta de informações detalhadas sobre cada componente da infraestrutura da aplicação. Seu funcionamento engloba tanto questões lógicas do software, como a usabilidade do sistema pelo cliente.

Aqui, o monitoramento em tempo real é estruturado para que o time de TI seja capaz de identificar falhas antes que elas tenham um reflexo negativo na experiência do consumidor final.

Analytics / Reporting

O Analytics / Reporting diz respeito à coleta de dados brutos, que posteriormente são submetidos a uma análise refinada sobre desempenho e também outros tópicos, como capacidade ou relação de custos de uma aplicação.

Quais os benefícios do serviço de APM?

O principal benefício do Application Performance Management é a capacidade de monitorar proativamente o funcionamento e o desempenho das aplicações. A partir daí, inúmeras outras vantagens para a organização.

Por exemplo, identificar e corrigir problemas antes que eles afetem o aplicativo ou serviço. Isso evita interrupções no fluxo de trabalho e sobretudo o impacto negativo na experiência do usuário.

Com a experiência do cliente aprimorada, a empresa consolida uma boa reputação e aumenta o seu potencial competitivo.

O APM também é uma excelente alternativa para um bom gerenciamento dos silos organizacionais. Afinal, o uso das métricas adequadas e acesso a um rico acervo de dados, o que facilita e estimula a colaboração entre os profissionais e times.

Outra consequência natural da implementação do APM na empresa é deixar o negócio mais enxuto. Isso vale tanto para os processos como para o financeiro. É porque ele ajuda a eliminar os custos de tempo de inatividade e UX deficiente.

Para quem busca novas maneiras de como melhorar o desempenho dos apps em nuvem, o Application Performance Management também representa uma alternativa para estimular a escolha de métricas mais significativas para a realidade de cada negócio.

Como aplicar o APM na sua empresa?

Escolher um bom conjunto de soluções APM é uma peça importante para que a metodologia produza, de fato, resultados satisfatórios. Para isso, a empresa deve conhecer a fundo seus processos e as necessidades que pretende suprir com essa estratégia.

Além disso, contar com um parceiro que ofereça recursos avançados e um suporte técnico especializado é mais um ponto indispensável para a aplicação bem-sucedida do APM na organização. O ideal é que a ferramenta disponibilize funcionalidades como:

  • dashboards configuráveis;
  • relatórios detalhados sobre o desempenho da aplicação;
  • alertas personalizados.

O ideal também é optar por parcerias que sejam especialistas no assunto e possam prestar serviços gerenciados para lidar cada vez mais rápido quando problemas surgirem.

No mais, ainda é necessário verificar as compatibilidades com o orçamento e garantir que a equipe esteja alinhada ao APM, com toda sua lógica de funcionamento e benefícios proporcionados nas performances individuais e coletivas.

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Sua missão é revolucionar a realidade dos clientes e, para isso, a Santo disponibiliza suporte continuado 24×7 em todos os segmentos do seu portfólio. Assim, é possível explorar todo o potencial do APM com um atendimento personalizado e com o que há de mais moderno em termos de tecnologia.

O Application Performance Management da SantoDigital vai facilitar na sua identificação de gargalos em aplicações ou infraestrutura, na medição do tempo de resposta de todas as etapas, bem como na maior capacidade de medir todas as performances em tempo real.

A ferramenta foi desenvolvida para apontar a causa raiz dos bugs, mitigando conflitos entre os times de infraestrutura e reduzindo custos com “troubleshoot”, sem deixar de lado os principais parâmetros para medir a experiência do usuário.

Resumindo, o Application Performance Management é uma ferramenta de controle que permite que as empresas e desenvolvedores de aplicações em nuvem monitorem, em tempo real, todas as operações que acontecem nessa infraestrutura. Uma solução de gerenciamento eficiente e automatizada.

Se você quer levar esse reforço para o dia a dia da sua empresa? Conheça as soluções personalizadas da SantoDigital e prepare-se para elevar o nível da sua jornada de inovação.

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