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Como os chatbots podem agilizar e facilitar o atendimento médico online

  • Por: SantoDigital
  • dez 15, 2023
  • 4 minutos

O atendimento médico online é adotado desde a regulamentação da telemedicina, em 2020. Prático e eficiente, essa é uma oportunidade para pacientes terem o suporte necessário sem precisar despender muito tempo em uma consulta. Da mesma forma, é uma chance para os médicos aumentarem a sua receita e ampliarem a cartela.

Essa função, porém, exige um cuidado maior e muita organização. É nesse cenário que surge o chatbot para atendimento, como o SantoAI. Essa solução integra a transformação digital na área da saúde e automatiza várias atividades, como organização da agenda de consulta e contato com os pacientes por meio de vários canais.

Por isso, esse tipo de chatbot colabora em diferentes tarefas do atendimento médico, aumentando a qualidade do serviço. Assim, pode trazer diferentes benefícios. Quer saber mais? Continue lendo e entenda como você consegue facilitar as atividades realizadas.

O que é um chatbot?

Um chatbot é um assistente virtual que simula conversas sem intervenção humana por meio de uma programação pré-definida. Ele usa a Inteligência Artificial (IA) para se comunicar com os pacientes por diferentes meios, como voz ou texto. Isso pode reduzir a demanda por salas de emergência superlotadas e melhorar a qualidade do atendimento.

Para saber como a tecnologia levou inovação para o setor de saúde, escute o podcast abaixo! 

Quais os benefícios do uso de chatbots para facilitar o atendimento médico?

Os chatbots são ferramentas que podem trazer diversos benefícios para a sua instituição de saúde, tais como:

  • Automatizar tarefas repetitivas: você pode agendar e cancelar consultas de forma rápida e fácil, além de tirar as dúvidas dos pacientes de forma natural e humanizada.
  • Aplicações variadas: os chatbots são soluções versáteis e eficazes, que podem ajudar em diversas tarefas do dia a dia, como atrair novos pacientes, manter o contato com os que já foram atendidos, enviar lembretes, dicas de saúde e muito mais.
  • Reduzir custos: você pode economizar tempo e dinheiro, pois eles podem substituir parte da sua equipe, sem perder a qualidade e a eficiência do atendimento.
  • Padronizar respostas: com os chatbots, você pode garantir que as respostas sejam consistentes e alinhadas com a sua instituição de saúde, evitando divergências e posicionamentos contraditórios, que podem prejudicar a sua reputação.
  • Foco na estratégia: libere sua equipe para atuar em atividades estratégicas e específicas, que exigem mais conhecimento e habilidade, deixando as tarefas repetitivas para a máquina.
  • Contato com paciente mais saudável: os chatbots podem interagir de forma personalizada e atender às demandas dos pacientes de forma mais direcionada, criando um vínculo de confiança e satisfação, que reflete na qualidade do contato com o paciente.

Como os chatbots podem ser usados para facilitar o atendimento médico?

Os chatbots podem ser usados para facilitar o atendimento médico de diversas maneiras. Confira algumas delas abaixo!

O chatbot faz o agendamento de consultas automatizado

Os bots são ferramentas que automatizam o agendamento, o cancelamento e o reagendamento de consultas, exames e outros procedimentos médicos. Eles funcionam 24/7, oferecendo rapidez e praticidade para as equipes de atendimento médico online.

Os pacientes sanam suas dúvidas sobre o atendimento médico

Todas as principais dúvidas podem ser sanadas antes mesmo do paciente estar em contato com o médico. É possível repassar endereço, horário de funcionamento, formas de contato, telefone, cuidados específicos e mais. 

No caso de instituições que fazem atendimentos de emergência, a tecnologia também realiza a triagem de pacientes, sinalizando os casos urgentes.

É possível ter acesso aos resultados dos exames

O chatbot permite que os pacientes vejam os resultados de seus exames, tirem fotos ou baixem o laudo e enviem ao profissional de saúde com simplicidade. Assim, eles podem evitar a consulta de retorno, que consome mais tempo e espaço na agenda.

Você consegue fazer uma boa pesquisa de satisfação

Uma boa pesquisa de satisfação é essencial para conhecer a opinião dos pacientes sobre o atendimento médico que receberam. Com o auxílio da tecnologia, você pode enviar o formulário de forma simples e rápida, descobrindo se eles gostaram ou não da experiência.

O chatbot envia o lembrete de horário

Alguns pacientes deixam de comparecer à consulta no horário marcado, seja por esquecimento ou imprevisto. Por isso, muitas clínicas exigem que as recepcionistas confirmem o horário, ocupando um bom espaço do dia. A automação envia o lembrete e exige a confirmação, garantindo a máxima eficiência nessa função.

Qual solução com chatbots facilita o atendimento médico?

A solução com chatbots que facilita o atendimento médico é aquela que oferece recursos de inteligência artificial. É o caso do SantoAI, um assistente virtual corporativo que vai muito além do contato humanizado. Ele também ajuda no compliance e no suporte ao cliente, fornece informações de saúde e bem-estar, e mais.

Isso porque ele conta com a IA agregada ao machine learning e ao processamento de linguagem natural (PLN). Dessa forma, você pode gerar chats com comunicação clara, eficaz e em tempo real.

Mas também consegue ter os chamados chats de contexto, que fazem uma análise aprofundada de documentos PDF e imagens. Assim, processa o conteúdo e responde todas as perguntas referentes ao conteúdo do arquivo.

Ele ainda sana dúvidas dos pacientes, organiza compromissos, define lembretes, fornece orientações de saúde e muito mais. Dessa maneira, você utiliza esse chatbot de atendimento de uma forma eficiente, a fim de automatizar tarefas e facilitar a rotina da sua clínica, consultório ou hospital.

Então, que tal saber mais sobre o SantoAI? Acesse a página e veja tudo o que nossa solução pode fazer pela rotina da sua clínica médica.

Resumindo

O que é atendimento chatbot?

O atendimento chatbot é um contato feito por meio de um robô de automação, que pode usar a inteligência artificial para simular uma interação humana.

Onde o chatbot é aplicado?

O chatbot é aplicado em apps e sites de empresas de diferentes setores de atuação, como finanças, direito e saúde.

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