O atendimento médico online é adotado desde a regulamentação da telemedicina, em 2020. Prático e eficiente, essa é uma oportunidade para pacientes terem o suporte necessário sem precisar despender muito tempo em uma consulta. Da mesma forma, é uma chance para os médicos aumentarem a sua receita e ampliarem a cartela.
Essa função, porém, exige um cuidado maior e muita organização. É nesse cenário que surge o chatbot para atendimento, como o SantoAI. Essa solução integra a transformação digital na área da saúde e automatiza várias atividades, como organização da agenda de consulta e contato com os pacientes por meio de vários canais.
Por isso, esse tipo de chatbot colabora em diferentes tarefas do atendimento médico, aumentando a qualidade do serviço. Assim, pode trazer diferentes benefícios. Quer saber mais? Continue lendo e entenda como você consegue facilitar as atividades realizadas.
O que é um chatbot?
Um chatbot é um assistente virtual que simula conversas sem intervenção humana por meio de uma programação pré-definida. Ele usa a Inteligência Artificial (IA) para se comunicar com os pacientes por diferentes meios, como voz ou texto. Isso pode reduzir a demanda por salas de emergência superlotadas e melhorar a qualidade do atendimento.
Para saber como a tecnologia levou inovação para o setor de saúde, escute o podcast abaixo!
Quais os benefícios do uso de chatbots para facilitar o atendimento médico?
Os chatbots são ferramentas que podem trazer diversos benefícios para a sua instituição de saúde, tais como:
- Automatizar tarefas repetitivas: você pode agendar e cancelar consultas de forma rápida e fácil, além de tirar as dúvidas dos pacientes de forma natural e humanizada.
- Aplicações variadas: os chatbots são soluções versáteis e eficazes, que podem ajudar em diversas tarefas do dia a dia, como atrair novos pacientes, manter o contato com os que já foram atendidos, enviar lembretes, dicas de saúde e muito mais.
- Reduzir custos: você pode economizar tempo e dinheiro, pois eles podem substituir parte da sua equipe, sem perder a qualidade e a eficiência do atendimento.
- Padronizar respostas: com os chatbots, você pode garantir que as respostas sejam consistentes e alinhadas com a sua instituição de saúde, evitando divergências e posicionamentos contraditórios, que podem prejudicar a sua reputação.
- Foco na estratégia: libere sua equipe para atuar em atividades estratégicas e específicas, que exigem mais conhecimento e habilidade, deixando as tarefas repetitivas para a máquina.
- Contato com paciente mais saudável: os chatbots podem interagir de forma personalizada e atender às demandas dos pacientes de forma mais direcionada, criando um vínculo de confiança e satisfação, que reflete na qualidade do contato com o paciente.
Como os chatbots podem ser usados para facilitar o atendimento médico?
Os chatbots podem ser usados para facilitar o atendimento médico de diversas maneiras. Confira algumas delas abaixo!
O chatbot faz o agendamento de consultas automatizado
Os bots são ferramentas que automatizam o agendamento, o cancelamento e o reagendamento de consultas, exames e outros procedimentos médicos. Eles funcionam 24/7, oferecendo rapidez e praticidade para as equipes de atendimento médico online.
Os pacientes sanam suas dúvidas sobre o atendimento médico
Todas as principais dúvidas podem ser sanadas antes mesmo do paciente estar em contato com o médico. É possível repassar endereço, horário de funcionamento, formas de contato, telefone, cuidados específicos e mais.
No caso de instituições que fazem atendimentos de emergência, a tecnologia também realiza a triagem de pacientes, sinalizando os casos urgentes.
É possível ter acesso aos resultados dos exames
O chatbot permite que os pacientes vejam os resultados de seus exames, tirem fotos ou baixem o laudo e enviem ao profissional de saúde com simplicidade. Assim, eles podem evitar a consulta de retorno, que consome mais tempo e espaço na agenda.
Você consegue fazer uma boa pesquisa de satisfação
Uma boa pesquisa de satisfação é essencial para conhecer a opinião dos pacientes sobre o atendimento médico que receberam. Com o auxílio da tecnologia, você pode enviar o formulário de forma simples e rápida, descobrindo se eles gostaram ou não da experiência.
O chatbot envia o lembrete de horário
Alguns pacientes deixam de comparecer à consulta no horário marcado, seja por esquecimento ou imprevisto. Por isso, muitas clínicas exigem que as recepcionistas confirmem o horário, ocupando um bom espaço do dia. A automação envia o lembrete e exige a confirmação, garantindo a máxima eficiência nessa função.
Qual solução com chatbots facilita o atendimento médico?
A solução com chatbots que facilita o atendimento médico é aquela que oferece recursos de inteligência artificial. É o caso do SantoAI, um assistente virtual corporativo que vai muito além do contato humanizado. Ele também ajuda no compliance e no suporte ao cliente, fornece informações de saúde e bem-estar, e mais.
Isso porque ele conta com a IA agregada ao machine learning e ao processamento de linguagem natural (PLN). Dessa forma, você pode gerar chats com comunicação clara, eficaz e em tempo real.
Mas também consegue ter os chamados chats de contexto, que fazem uma análise aprofundada de documentos PDF e imagens. Assim, processa o conteúdo e responde todas as perguntas referentes ao conteúdo do arquivo.
Ele ainda sana dúvidas dos pacientes, organiza compromissos, define lembretes, fornece orientações de saúde e muito mais. Dessa maneira, você utiliza esse chatbot de atendimento de uma forma eficiente, a fim de automatizar tarefas e facilitar a rotina da sua clínica, consultório ou hospital.
Então, que tal saber mais sobre o SantoAI? Acesse a página e veja tudo o que nossa solução pode fazer pela rotina da sua clínica médica.
Resumindo
O que é atendimento chatbot?
O atendimento chatbot é um contato feito por meio de um robô de automação, que pode usar a inteligência artificial para simular uma interação humana.
Onde o chatbot é aplicado?
O chatbot é aplicado em apps e sites de empresas de diferentes setores de atuação, como finanças, direito e saúde.