Entenda as vantagens da computação na nuvem nas médias e grandes empresas

Home Cloud Computing
Entenda as vantagens da computação na nuvem nas médias e grandes empresas

Entenda as vantagens da computação na nuvem nas médias e grandes empresas

A computação na nuvem é, basicamente, o uso da infraestrutura de uma empresa servidora para o armazenamento e processamento de seus dados. Essa espécie de terceirização de hardwares e softwares traz muitas vantagens para empresas de todos os portes.

Gigantes como Netflix, Spotify e Airbnb estão migrando os seus dados para a nuvem, pois já perceberam os benefícios desse tipo de tecnologia.

Neste artigo, vamos compartilhar com você 5 vantagens da computação na nuvem para médias e grandes empresas.

1. Backup de arquivos

O uso de servidores externos permite que a capacidade de armazenamento de dados de sua empresa aumente muito. Dessa forma, todos os seus documentos importantes podem ficar arquivados na nuvem.

Outra vantagem do uso de serviços de backup é que eles utilizam múltiplas camadas de redundância, ou seja, fazem cópias em vários níveis, que são armazenadas em locais independentes.

Além disso, o armazenamento pode ser programado, sendo realizado automaticamente. As opções de configurações desse serviço passam pela frequência, horários, máquinas e arquivos que serão copiados.

2. Informação acessível online e sincronizada

Os arquivos armazenados na nuvem podem ser acessados de qualquer lugar por meio de diferentes tipos de equipamento. Isso elimina a necessidade de andar com pen drives, cartões de memória ou outros dispositivos que podem ser facilmente perdidos — sem falar no risco de se corromper os arquivos durante as cópias.

A sincronia de arquivos é uma característica dos serviços de computação em nuvem essencial para seu bom funcionamento. Ela permite que todos os dispositivos que têm acesso a um arquivo ou pasta adquira sempre sua versão mais recente quando estes forem abertos.

3. Documentos compartilhados

O compartilhamento de informações fica muito facilitado pelo uso de computação na nuvem. Em vez de enviar e reenviar e-mails com novos documentos e suas alterações, o armazenamento online garante que todos que tenham permissão de acesso a um documento possam vê-lo ou até editá-lo.

Alguns aplicativos como Documentos, Planilhas e Apresentações do G Suite, por exemplo, permitem que várias pessoas tenham acesso simultâneo aos dados, possibilitando a edição do conteúdo em equipe. Isso facilita a comunicação e aumenta a produtividade dos grupos de trabalho.

4. Segurança dos dados

As empresas que fornecem serviços em nuvem têm sistemas de segurança bastante robustos. Eles são ainda mais avançados do que os sistemas elaborados com o próprio pessoal de TI de uma empresa, mesmo em que ela seja de grande porte.

Os dados ficam disponíveis de forma praticamente ininterrupta, sendo muito raro acontecer uma perda de acesso aos documentos. Isso porque, além do backup em múltiplas camadas, a infraestrutura de rede e elétrica é redundante, ou seja, a queda em um sistema aciona outro, que assume sua função para evitar perdas.

As estruturas físicas dos servidores ficam espalhadas geograficamente  em vários centros. Eles têm sistemas de ponta contra incêndios, elementos da natureza, furtos e roubos. Por fim, a criptografia, os firewalls e outros sistemas de proteção contra hackers usados pelos servidores são todos muito seguros e renovados constantemente.

5. Redução de custos

A aquisição de equipamentos para uma empresa ter grande capacidade de armazenamento e processamento de dados tem um custo muito alto. O uso da infraestrutura do provedor do serviço de computação na nuvem pode fazer esse preço cair consideravelmente.

Além da manutenção, todas as expansões feitas em seu sistema exigirão um grande investimento. Por outro lado, o superdimensionamento deles fará com que sua empresa perca dinheiro devido à sua capacidade ociosa.

Os serviços de computação em nuvem eliminam esses problemas por meio da venda de pacotes que se ajustam melhor à demanda de seus clientes. Até mesmo o aumento do número de usuários com acesso a um sistema em nuvem sai mais barato do que a aquisição de novas licenças de softwares.

Agora que você já conhece os benefícios da computação na nuvem, saiba que o melhor caminho para isso é contar com a ajuda de uma empresa especializada no assunto. Está interessado em conhecer melhor o que temos a oferecer? Entre em contato conosco!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: