SaaS, PaaS e IaaS: entenda aqui as opções de Cloud Computing!

Home Cloud Computing
SaaS, PaaS e IaaS: entenda aqui as opções de Cloud Computing!

SaaS, PaaS e IaaS: entenda aqui as opções de Cloud Computing!

computação em nuvem é um conceito já bastante difundido e conhecido no meio empresarial. No entanto, é comum que os empresários ainda tenham dúvidas sobre as opções de cloud computing, seus nomes, suas características e suas funcionalidades.

Para esclarecer de uma vez por todas essas dúvidas, desenvolvemos este post, que trará informações importantes e explicará mais sobre o SaaS, o PaaS e o IaaS, que são as principais opções de computação em nuvem existentes no mercado.

Continue a leitura e saiba um pouco mais sobre cada uma das modalidades citadas. Acompanhe!

SaaS – software como serviço

Em inglês, SaaS significa “Software As A Service”, ou seja, o software como um serviço. Sendo assim, esse tipo de computação em nuvem tem o objetivo de prestar serviços aos usuários, como as aplicações que têm por objetivo facilitar o acesso de um grande número de funcionários de uma empresa a um sistema, por exemplo.

Esse modelo é disponibilizado, via browser ou provedor, pelas empresas que vendem o software como um produto final. É o caso de um software de gestão financeira, para o fluxo de caixa ou o controle de estoque de uma empresa, por exemplo.

Entre as principais vantagens que o SaaS oferece, destacam-se o fácil acesso e também a facilidade no processo de implementação do serviço nas organizações.

PaaS – plataforma como serviço

Se, no modelo anterior, o software era um serviço, no PaaS, o serviço é a plataforma. Assim, esse tipo de cloud computing oferece às empresas uma plataforma em que podem ser desenvolvidos, gerenciados e hospedados todos os softwares utilizados na organização.

Trata-se, portanto, de uma excelente alternativa para empresas que desejam desenvolver programas próprios, sendo necessário, para isso, ter, na equipe, um departamento ou profissional especializado na área de TI.

As principais características do sistema PaaS permitem o acesso remoto a todos os sistemas operacionais, redes e servidores da empresa.

IaaS – infraestrutura como serviço

Esse modelo de cloud computing é indicado para as empresas que necessitam de recursos computacionais para desenvolver melhor a sua infraestrutura. Por esse motivo, quem opta por esse modelo, geralmente, precisa pagar taxas periódicas para utilizar o serviço.

Quando falamos em infraestrutura, nesse caso, estamos nos referindo ao espaço de armazenamento para documentos e arquivos da empresa, servidores, transferência de dados e a capacidade da rede da companhia.

A ideia é que o IaaS ajude no desenvolvimento de empresas com alto índice de crescimento, que precisam estar sempre atualizando a sua infraestrutura para dar conta de atender a toda a sua demanda de clientes e trabalho. Um e-commerce, por exemplo, que precisa de muito espaço para armazenar conteúdo e ficar 24 horas no ar, seria muito beneficiado com um sistema IaaS.

Agora que você já conhece as principais opções de cloud computing, ficou mais fácil escolher o modelo ideal para a sua empresa. Então, basta analisar e selecionar a melhor alternativa para o seu negócio.

Quer ter acesso a mais conteúdos interessantes como este? Então recomendamos que acompanhe as nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no LinkedIn! Não deixe de nos seguir!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: