Veja como ficou ainda melhor automatizar o Google Workspace

Home Google Meet
Veja como ficou ainda melhor automatizar o Google Workspace
veja-como-ficou-ainda-melhor-automatizar-o-google-workspace

Veja como ficou ainda melhor automatizar o Google Workspace

As aplicações de comunicação e produtividade do Google, sem dúvidas, oferecem grandes vantagens para as empresas. Ao automatizar o Google Workspace, todos os benefícios podem ser potencializados, aproveitando ao máximo o poder de cada ferramenta.

A automatização, nesse sentido, tem se tornado uma importante estratégia para que empresas de todos os segmentos e tamanhos possam otimizar seus processos e, assim, aumentar a produtividade e reduzir os custos.

De acordo com um estudo realizado pela Redwood Software e Sapio Research, cerca de 59% dos processos de negócios podem ser automatizados até 2022.

Para automatizar o Google Workspace, você pode utilizar uma ferramenta do próprio Google, que recebeu atualizações e novos recursos para tornar o processo ainda melhor. Saiba mais a seguir!

Sobre o Google Workspace

O Google Workspace é uma das plataformas de comunicação e produtividade mais completas e eficazes que existe. Ele nasceu na nuvem, o que o torna muito mais relevante para os dias de hoje, em virtude de sua flexibilidade e segurança

Essa solução vem com várias aplicações excelentes e populares no mercado, como Google Meet, Gmail, Google Drive, Planilhas Google, Documentos Google, Formulários Google, etc. prontos para uso.

Seus recursos de edição colaborativa integrados são alguns dos pontos que colocam a solução do Google à frente de seus concorrentes.

De fato, o Google Workspace, por si só, ajuda empresas dos mais variados segmentos e tamanhos a ter melhoras significativas nos índices de produtividade.

Além disso, esses ganhos podem ser otimizados quando existe um esforço para promover a automação de seus fluxos de trabalho.

A importância da automação de processos 

As empresas sempre buscaram simplificar ao máximo as tarefas rotineiras que precisam realizar com grande frequência. A automação é muito importante para isso, pois, quanto mais automáticos os processos, menor é a possibilidade de cometer erros e maior a produtividade.

As tarefas realizadas manualmente demoram muito mais do que as que podem ser realizadas por software e esta é uma das principais vantagens da automatização de processos para as empresas.

Um sistema automatizado permitirá que uma determinada tarefa seja agendada uma vez e, a partir disso, seja repetida com precisão e eficácia, consumindo menos tempo e liberando os colaboradores para se dedicarem a atividades de maior valor agregado.

automação gera muita economia na medida em que elimina erros, reduz o tempo de execução de determinada tarefa e reduz a necessidade de um grande número de funcionários realizar a mesma função.

Ao automatizar o Google Workspace, além de disfrutar de todos esses benefícios, sua empresa ainda pode criar soluções personalizadas, que favoreçam a experiência do usuário.

Como automatizar o Google Workspace

Por possuir maior integração entre as aplicações, o Google Workspace já é mais propício para a implementação de rotinas automatizadas. 

Além disso, os usuários dessa solução podem usar uma poderosa ferramenta do Google, chamada Apps Script, para automatizar seus fluxos de trabalho.

O Apps Scripit é um editor que permite estender as funcionalidades do Google Workspace. Ele utiliza uma linguagem de script baseada em JavaScript, para que possa ser facilmente aprendida até mesmo por iniciantes.

Por ser executado na nuvem, não há necessidade de resolver nenhum problema ao construir um ambiente de desenvolvimento funcional.

Com o Apps Script, você pode, por exemplo, criar de forma fácil um fluxo de trabalho de aprovação de documentos para o Google Docs, criar mala direta do Gmail usando os dados armazenados no Planilhas Google e integrar com outros sistemas, como Salesforce, HubSpot, Twilio, etc.

Novidades do Google Apps Script

Apesar de não ser uma novidade, o Google Apps Script passou por reformulações que permitem automatizar o Google Workspace de um jeito ainda mais intuitivo.

Um dos principais objetivos desse redesenho foi simplificar o processo geral de criação de projetos, atendendo à demanda de muitos usuários que preferem simplicidade e facilidade à complexidade e sobrecarga de recursos. 

A interface do usuário foi atualizada para refletir isso, tornando-a muito acessível e possibilitando que até mesmo desenvolvedores pouco experientes possam automatizar o Google Workspace

Outras melhorias incluem atualizações significativas no editor de código – tornando mais fácil e rápido escrever código do Apps Script sem erros – e nas ferramentas de depuração, permitindo que você teste seu trabalho em um processo dinâmico e fluido.

O Google também incorporou novos recursos, como o AutoComplete aprimorado, que ajudam você enquanto escreve o código para mostrar os comandos disponíveis, linhas completas e sintaxe correta.

Outro recurso muito útil é a documentação embutida que explica instantaneamente as definições e os cenários de uso de código do Apps Script sem ter que pesquisar a documentação do produto ou exemplos.

O Google Apps Script oferece aos desenvolvedores as ferramentas para criar excelentes recursos. Ainda mais interessante é a capacidade de converter facilmente scripts em aplicativos da web completos. 

Agora você já sabe um pouco mais sobre como automatizar o Google Workspace e extrair ainda mais benefícios dessa solução.

Se você ainda não tem o Google Workspace ou se deseja automatizá-lo para otimizar os seus recursos, entre em contato com a SantoDigital e conte com a ajuda de nossos especialistas.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: