G Suite agora é Google Workspace: O que muda na prática?

Home Gmail
G Suite agora é Google Workspace: O que muda na prática?
g-suite-agora-e-google-workspace-o-que-muda-na-pratica-wp

G Suite agora é Google Workspace: O que muda na prática?

Até 2020, o G Suite foi o conjunto de ferramentas de colaboração e produtividade profissional do Google. À medida que a maneira como as pessoas trabalham evoluiu, a solução incorporou novas funcionalidades para atender às novas necessidades dos usuários. Para deixar ainda mais evidente essa transformação, o Google rebatizou o serviço como Google Workspace.

A mudança no nome acontece em um momento em que a solução ganha recursos ainda mais aprimorados de colaboração e comunicação, impulsionados pelo aumento da demanda de regimes de trabalho híbrido ou inteiramente remoto.

Mas, afinal, o que mudou além do nome? Isso, você descobre a seguir!

Comunicação aprimorada

O Google Workspace foi projetado para oferecer o máximo de recursos de colaboração e comunicação e, assim, capacitar as empresas para a adoção de rotinas de trabalho descentralizadas.

Devido a isso, ficou muito mais fácil interagir com outros colaboradores, independente do aplicativo que esteja sendo utilizado pelos usuários.

Com isso, o Google espera trazer para o ambiente digital a agilidade de comunicação de um ambiente de trabalho centralizado.

Com todos os colaboradores em um único local de trabalho físico, é muito fácil pedir a um colega para tirar uma dúvida ou mesmo perguntar sobre o andamento de algumas atividades.

Para que isso seja possível no ambiente digital, o Google Workspace reúne bate-papo, e-mail, chamadas de voz / vídeo, gerenciamento de conteúdo e colaboração em uma experiência unificada.

Por exemplo, no Gmail, você possui acesso direto a outras aplicações, como Chat e Google Meet, tudo na mesma tela. Assim, você pode enviar mensagens ou fazer uma chamada de áudio ou vídeo de forma rápida e intuitiva.

Além disso, o Google Workspace permite a criação de arquivos de texto, planilhas e apresentações diretamente do Chat. Isso agiliza a comunicação e a colaboração entre os funcionários.

Experiência integrada

O Google Workspace levou a integração entre aplicações a um novo patamar. Agora, você tem acesso a quase todas as aplicações em um só lugar.

Por exemplo, no Documentos, Planilhas ou Apresentações agora você encontra um painel lateral que oferece acesso rápido a diversas aplicações, como Agenda, Google Keep e Tarefas.

Assim, fica fácil acompanhar as atividades programadas, as reuniões agendadas e muito mais.

Os usuários do Google Workspace também podem visualizar arquivos vinculados no Documentos, Planilhas e Apresentações. Isso torna possível colaborar em um documento sem ter que abri-lo em uma nova guia.

Essa integração entre as aplicações permite que os usuários tenham mais controle sobre suas atividades, além de ajudar a economizar tempo, visto que tudo pode ser acessado a partir de um só lugar.

Novas funções

O Google Workspace oferece uma série de novas funções que visam a melhorar a experiência do usuário e agilizar a realização de tarefas do dia a dia. Alguns exemplos são:

  • Smart chips”: quando um usuário menciona outro em um documento, uma tela pop-up aparecerá com as seguintes informações: detalhes do contexto, ações propostas como compartilhamento de arquivos ou uma criação de uma tarefa. Isso ajuda a melhorar os processos de revisão ou mesmo de colaboração, ao permitir que tudo seja feito diretamente no arquivo, sem a necessidade de enviar e-mails ou realizar chamadas.
  • Ferramenta Picture-in-Picture para videoconferências no Meet: com esse novo recurso você pode manter seu stream de vídeo em exibição enquanto executa alguma outra atividade em sua tela.
  • Aplicativo móvel “All in One”: permite que você leia e-mails, converse, verifique o calendário ou inicie uma reunião online diretamente em seu aplicativo móvel Google Workspace.

Google Workspace: Uma nova solução para o novo normal

O Google sabe que o mundo pós-pandemia não será o mesmo. A COVID-19 antecipou uma série de tendências e remodelou muitos aspectos das relações de trabalho.

Hoje, os colaboradores são muito mais autônomos e estão habilitados a trabalhar a partir de qualquer lugar. 

O Google Workspace é a ferramenta certa para essa nova realidade, ao integrar recursos avançados de colaboração e comunicação em um único ambiente, intuitivo e seguro.

Agora você já sabe algumas das principais diferenças entre o G Suite e o Google Workspace.

Se você deseja conhecer mais detalhadamente, a SantoDigital – uma das principais parceiras do Google na América Latina – promoverá um Webinar completo sobre o tema. Click no banner abaixo para se cadastrar!

g-suite-agora-e-google-workspace-o-que-muda-na-pratica-webinar

Contudo, se você deseja começar a utilizar o Google Workspace agora mesmo, não precisa esperar. Basta entrar em contato com a SantoDigital que nossos especialistas estão à sua disposição para ajudá-lo com todos os procedimentos de adoção dessa solução.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: