Fim do Inbox: quais funcionalidades já foram incorporadas pelo Gmail?

Home G Suite
Fim do Inbox: quais funcionalidades já foram incorporadas pelo Gmail?

Fim do Inbox: quais funcionalidades já foram incorporadas pelo Gmail?

O Inbox é uma ferramenta criada pelo Google para ser uma solução mais completa e otimizada para as pessoas que recebem múltiplos e-mails no dia a dia. A ferramenta oferece a possibilidade de adiar e-mails, responder mensagens com alguns cliques e acessar outros aplicativos de forma rápida.

Mesmo com toda essa praticidade, a empresa anunciou que aposentará a ferramenta em março de 2019. Será o fim do Inbox, mas não de suas funcionalidades.

A verdade é que o Inbox serviu de plataforma de testes das novas funcionalidades e, aos poucos, eles foram se incorporando ao Gmail. A versão lançada este ano, trouxe uma gama de novas ferramentas e uma interface muito mais intuitiva e organizada, que já preconizava esse novo patamar do aplicativo.

Quer descobrir quais funcionalidades do Inbox que foram incorporadas ao Gmail? Neste texto apresentamos 5 delas. Confira!

Smart Reply

A função Smart Reply, ou resposta inteligente, foi implementada no Inbox e incorporada ao Gmail este ano. O objetivo é agilizar as respostas com um algoritmo, dotado de inteligência artificial, que consegue identificar o contexto da mensagem e oferecer opções de respostas que o usuário pode escolher com alguns cliques. Dependendo do e-mail, os usuários conseguem responder com apenas um toque na tela.

Atalhos na caixa de entrada

Outra função do Inbox que foi agregada pelo Gmail foram os atalhos, que permitem o acesso à funções diretamente na caixa de entrada, sem a necessidade abrir as mensagens uma por uma.

Entre as principais funções estão o arquivamento, exclusão, marcação como lida e adiamento de e-mails. Nesse espaço, o usuário também recebe lembretes sobre e-mails antigos, com sugestões de respostas.

Adiar e-mail

Para organizar a nossa rotina, precisamos definir prioridades, e isso inclui resolver os problemas mais urgentes primeiro, sem deixar que as tarefas futuras tirem a nossa concentração. Para ajudar nessa missão, a função de adiamento de e-mail, outra herdada pelo Gmail do Inbox, aparece como facilitadora.

Com ela, você poderá definir um novo horário para receber novamente um e-mail, prevenindo o esquecimento daquele recebido de amanhã e que se perde durante o expediente.

É só clicar no ícone de relógio ao lado da mensagem desejada, escolher uma data e hora e a mensagem sumirá da caixa de entrada, voltando na hora definida. Prático, não é?

Caso você mude de ideia e resolva responder a mensagem antecipadamente, é só ir até o menu “adiamentos” e selecioná-la.

Barra lateral de complementos

Agora você pode conferir as suas tarefas do Google Agenda, acessando-as diretamente do seu Gmail, na barra direita da tela. A barra de complementos traz ainda acesso rápido ao Google Keep e o novo Google Tasks, que você pode acessar e expandir com apenas um clique.

Idioma de escrita

Para os profissionais que trabalham com parceiros internacionais e precisam escrever e-mails em vários idiomas, o Gmail herdou o atalho do inbox, em que o usuário consegue mudar o método de entrada a acessar o corretor ortográfico do idioma desejado, rapidamente.

As opções são sincronizadas com os idiomas que você utiliza em suas contas Google. Assim sendo, se você utiliza um smartphone Android, a sincronia será automática.

Essas são algumas das funcionalidades que, mesmo com o fim do Inbox, você poderá continuar acessando no Gmail. Se ainda não utiliza essa ferramenta, está perdendo uma grande chance de agilizar a sua rotina pessoal e profissional.

Gostou do post? Então, assine já a nossa newsletter e receba as nossas novidades em primeira mão.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: