Como aproveitar o Gmail e o G Suite para treinamento de equipes?

Home G Suite
Como aproveitar o Gmail e o G Suite para treinamento de equipes?

Como aproveitar o Gmail e o G Suite para treinamento de equipes?

O Google conta com uma grande variedade de produtos. Dois deles funcionam muito bem em conjunto, principalmente para as empresas: Gmail e o G Suite.

O primeiro é o app de e-mail, com diversas funcionalidades. O segundo, um sistema de armazenamento e edição de arquivos bastante indicado para melhorar a produtividade de times no ambiente corporativo.

No post de hoje, veremos como aproveitar essas duas ferramentas para o treinamento de equipes e os benefícios que isso pode trazer para a sua empresa. Acompanhe!

Facilite a comunicação interna

Durante a treinamento de profissionais, é essencial que exista um canal aberto de comunicação entre eles e o gestor — tanto para que tirem dúvidas quanto para que o gestor possa orientá-los quando necessário.

Nesse sentido, o Gmail está integrado com o Hangouts, uma ferramenta de comunicação instantânea que pode conectar diversas pessoas em um bate-papo ou em uma videoconferência.

Em um treinamento, pode ser útil para transmitir informações para a equipe, sem a necessidade de estarem todos fisicamente no mesmo ambiente.

Dentro dos aplicativos de escritório do G Suite (documentos, planilhas, apresentações…), também há a opção de enviar mensagens para quem estiver visualizando o mesmo documento — basta habilitar o bate-papo no próprio documento.

Assim, é possível ajudar os treinandos enquanto eles aprendem a lidar com arquivos da empresa armazenados no Drive ou a criar novos.

Explique como funcionam os processos

Ao treinar funcionários sobre o funcionamento, a estrutura e os processos da empresa, é necessário dar a eles materiais para estudarem todas essas informações.

Com o Google Drive, o gestor consegue compartilhar os arquivos já salvos na nuvem com os colaboradores em treinamento — não é preciso enviar uma série de e-mails com anexo, por exemplo.

Além disso, o superior pode deixar comentários no documento para destacar as informações mais importantes ou explicar melhor algo que possa ter gerado dúvidas. Quem quiser deixar um comentário escolhe o trecho em que vai inseri-lo, o que ajuda a evitar confusões.

O arquivo original não é afetado, e os colaboradores conseguem se adaptar aos procedimentos da empresa com mais rapidez.

Mostre que organização faz parte da cultura da empresa

Durante o treinamento de equipes iniciantes, é importante demonstrar como a organização é um dos valores pelos quais a empresa preza. E nada mais justo que começar pelo e-mail.

Com o Gmail, podemos usar marcadores personalizáveis para categorizar as mensagens e organizar melhor a caixa de entrada. Também existe a opção de marcar e-mails como favoritos ou fazer buscas avançadas para não perder o rastro das mensagens mais relevantes.

Utilizando o G Suite, também é possível marcar os documentos com estrela. Com isso, eles ficam disponíveis para acesso fácil em uma lista de favoritos.

E para distribuir melhor os arquivos, você pode usar pastas e subpastas. Contudo, caso tenha dificuldade para encontrar algum deles, a pesquisa avançada funciona muito bem, permitindo inclusive buscar por termos dentro dos arquivos.

O uso de todas essas funcionalidades é capaz de ajudar a treinar os funcionários não só no sentido de transmissão de informação, mas também para se acostumarem com práticas mais ágeis e produtivas.

É uma ótima oportunidade de melhorar a comunicação interna, tornar os processos mais claros e aumentar a eficiência dos colaboradores.

Viu só como há diversas maneiras de aproveitar Gmail e o G Suite para o treinamento de equipes? O que acha de ler sobre mais uma forma de melhorar os processos internos da sua organização? Confira os motivos para se ter uma sala de videoconferência na empresa!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: