- 5 minutos
- fev 29, 2024
Com a transformação digital, empresas de todos os portes começaram a investir em diferentes ferramentas tecnológicas para melhorar seus processos, aumentar a produtividade e reduzir custos. O G Suite é uma dessas soluções, cujas principais vantagens são a melhoria do trabalho colaborativo, flexibilidade, segurança, baixo custo e alta performance.
No entanto, mesmo com essa poderosa ferramenta, as empresas ainda precisam contar com outros sistemas, como CRM, ERP, etc. O grande desafio, nesse sentido, é integrar essas diferentes soluções a fim de obter grandes benefícios, como fluxos de trabalho mais eficazes, processos automatizados, etc. Assim, é possível aumentar a produtividade e reduzir ainda mais os custos.
Mas, como integrar os dados o G Suite com outros sistemas? Descubra a seguir!
Add-ons são complementos que podem ser adicionados a determinado programa a fim de agregar funcionalidades especiais ou muito específicas.
O G Suite disponibiliza uma série de add-ons que podem ser utilizados para integrar os dados entre diversas soluções tecnológicas.
Você pode, por exemplo, integrar seu CRM com o G Mail e com o Google Agenda a fim de obter um gerenciamento mais eficaz de compromissos com seus clientes e clientes em potencial.
Da mesma forma, é possível integrar o seu ERP com o Google Docs, para otimizar tarefas como a elaboração de planilhas e relatórios.
A grande vantagem do G Suite é que ele disponibiliza para seus usuários o App Maker, um aplicativo para desenvolver add-ons. Com ele, você pode criar complementos conforme a sua necessidade, otimizando o tempo e melhorando a produtividade em sua empresa.
Outra opção para integrar os dados entre G Suite e demais sistemas é o uso de APIs (Applications Programming Interface). Trata-se de uma interface que serve como uma ponte entre as diferentes aplicações utilizadas em uma empresa.
As APIs proporcionam a integração entre sistemas que possuem linguagem totalmente distintas de maneira ágil e segura.
Você pode encontrar diversas APIs para diversas finalidades. Assim como acontece com os add-ons, você também tem a vantagem de desenvolver suas próprias, para atender a necessidades específicas de sua empresa.
Devido à grande popularidade do G Suite, atualmente diversas aplicações já oferecem integração nativa com as ferramentas da Google.
Um exemplo é o HubSpot CRM. Trata-se de uma poderosa ferramenta gratuita que é integrada com ferramentas G Suite, como o Google Agenda e o Gmail.
Outro exemplo é o Slack, uma das principais ferramentas de comunicação interna disponíveis no mercado. Essa solução também possui integração nativa com o G Suite, principalmente com o Google Drive, para otimizar o compartilhamento de arquivos.
Como você pode ver, o G Suite foi desenvolvido de forma a facilitar a integração com outros sistemas. Para fazer isso de forma adequada, você deve contar com ajuda especializada de profissionais especializados nessa ferramenta para não haver problemas de execução nem de segurança.
Nesse sentido, a Santo Digital oferece serviços de desenvolvimento de APIs e add-ons visando a integração de suas soluções tecnológicas com o G Suite.
Vale lembrar que somos uma das principais parceiras Google na América Latina e possuimos vasta experiência na migração, configuração e suporte para as soluções G Suite.
Agora que você já sabe como fazer a integração com os demais sistemas, não deixe de descobrir como o G Suite pode ajudar sua empresa a vender mais.