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- ago 5, 2024
A Airbus, gigante francesa do setor aeroespacial, escolheu o G Suite, plataforma de computação em nuvem do Google, para sua transformação digital, iniciada em 2017. A empresa vai migrar seus 130 mil trabalhadores para a ferramenta, em um processo de deve levar 18 meses para ser concluído.
O objetivo da companhia é melhorar seus processos internos de desenvolvimento de produto e, assim, se tornar mais competitiva e atender melhor aos clientes. Veja, a seguir, o que levou a Airbus a escolher a plataforma do Google. Boa leitura!
A Airbus desenvolve produtos complexos. Esse tipo de atividade demanda um grande número de pessoas e uma troca intensa de informações. Um projeto pode levar muitos meses para ser concluído e acompanhar as mudanças em e-mails antigos não é apenas ineficiente, mas pode levar à perda de informações importantes.
Responsável direto pela escolha da nova plataforma, o CIO da Airbus, Luc Hennekens, destacou que o G Suite torna o trabalho colaborativo na empresa mais ágil. Já o CEO da empresa, Tom Enders, viu na solução a melhor opção para remover barreiras artificiais e, assim, possibilitar que trabalhadores em países e fusos horários diferentes se comuniquem com velocidade.
Algumas plataformas de computação em nuvem agregam espaço de trabalho colaborativo a produtos tradicionais, como o e-mail. Hennekens destaca que o G Suite, ao contrário, foi criado especificamente para esse tipo de trabalho. Assim, a plataforma atende com precisão à alta demanda de compartilhamento e armazenamento de informações da Airbus.
Tradicionalmente, muitos colaboradores da empresa recebem informações desnecessárias por e-mails enviados em massa. Por isso, o CIO vê a caixa de entrada como um lugar inadequado para a troca de informações sobre os projetos.
Um dos objetivos de Hennekens com a adoção do G Suite é mudar a forma de comunicação interna da Airbus. Para ele, o e-mail deve ser substituído ao máximo por mensagens rápidas, que sejam entregues diretamente ao responsável técnico por uma determinada parte de um projeto.
Uma das características do G Suite que pesou na escolha foi o machine learning da plataforma. Os algoritmos do G Suite fazem que a ferramenta preveja informações que serão usadas pelo usuário e, assim, economize tempo em tarefas rotineiras que são improdutivas para a organização.
A tecnologia do G Suite permite, por exemplo, que e-mails e mensagens sejam respondidos rapidamente com respostas sugeridas. Também há a opção de anexar arquivos específicos quando um colaborador começa a trabalhar em um projeto, o que reduz o tempo de busca nas pastas virtuais.
Uma pesquisa interna do Google apontou que os trabalhadores em geral passam, em média, apenas 5% do tempo concentrados em soluções inovadoras para a empresa em que trabalham. A Airbus espera melhorar esse índice com a adoção do G Suite.
Quer saber mais sobre como o G Suite pode ajudar no processo de transformação digital de uma empresa como a Airbus? Veja aqui como ela pode afetar sua organização!