Trabalho remoto em TI: é uma opção viável para sua empresa?

Home Cloud Computing
Trabalho remoto em TI: é uma opção viável para sua empresa?

Trabalho remoto em TI: é uma opção viável para sua empresa?

O trabalho remoto em TI está bastante em pauta, cujos benefícios parecem não ter fim. A flexibilidade nesse modo de trabalhar tende a deixar empregados mais felizes e fazer com que eles sejam mais produtivos, o que é uma vantagem e tanto para empregadores.

Por isso, hoje você verá se o trabalho remoto em TI é uma opção interessante para a sua empresa e quais vantagens ele pode trazer para a rotina da sua organização. Acompanhe!

Os benefícios do trabalho remoto em TI

Colaboradores não são os únicos que se beneficiam do trabalho remoto em TI. As empresas que permitem esse regime de trabalho, nem que seja temporariamente e para apenas alguns de seus funcionários, costumam ver enormes vantagens.

Para começo de conversa, elas têm acesso a mais talentos do que empresas que não o fazem. Permitir o trabalho remoto possibilita que você contrate pessoas em qualquer região geográfica, baseando-se em seus talentos e não na sua localização.

Em segundo lugar, é mais econômico trabalhar nesse regime, porque as expectativas de salário em determinadas áreas são maiores do que em outros lugares. Com isso, trazer trabalhadores remotos para o seu time pode fazer com que você contrate a preços menos inflacionados, o que é sempre uma boa ideia.

Mas mesmo que não estejamos falando em contratar pessoas de outros estados ou de outros países e, sim, em deixar seus funcionários atuais trabalharem de suas próprias casas, o trabalho remoto em TI apresenta enormes vantagens. Afinal, está provado que, ao trabalhar fora do escritório, as pessoas conseguem fazer mais em menos tempo.

Elas são mais produtivas, faltam menos ao trabalho e, em geral, são mais felizes. Esses fatores contribuem diretamente para a produtividade e ajuda a economizar dinheiro.

Dicas para fazer o trabalho remoto funcionar

Para que o trabalho remoto em TI funcione a favor da sua organização, não basta instaurar esse regime e deixar que ele governe a si mesmo. É preciso instituir regras claras e dar aos seus funcionários os instrumentos de que eles necessitam para ser tão produtivos fora do escritório quanto dentro dele. É aí que entram tecnologias como a nuvem.

cloud computing vai ajudá-lo a tornar disponíveis as ferramentas, recursos, documentos e dados de que seus colaboradores precisam para completar suas tarefas em qualquer lugar e a qualquer hora. E o formato mais interessante para se investir, caso esteja pensando em migrar suas força de trabalho para o home office.

Outros dispositivos de controle que podem ser instaurados são baseados numa forte liderança. Quando trabalhadores estão no mesmo local que você é fácil manter-se atento a eles e observar como se comportam e executam suas tarefas. Já quando eles estão em casa, essa tarefa fica mais complexa.

Ser um chefe remoto vai exigir que você esteja confortável com tecnologias que permitam a comunicação em tempo real e construam relacionamentos. Todavia, é uma boa ideia resistir à necessidade de se comunicar com o seu time o tempo todo. Caso contrário, eles jamais conseguirão fazer tarefa alguma.

Medidas para colocar seu foco nos resultados

Para que o trabalho remoto em TI funcione na sua empresa, o que terá de mudar é a mentalidade do time como um todo. O foco deve ser na autonomia, na confiança e na melhoria das habilidades de comunicação.

A dinâmica do trabalho remoto pode ser bastante diferente, mas os resultados gerados por essa alternativa podem lhe surpreender. Por isso, avalie o quadro de sua organização para ter ainda mais sucesso nos seus processos e negócios.

Gostou de conhecer o trabalho remoto em TI e acha que essa é uma opção viável para a sua empresa? Então aproveite e confira 3 motivos para confiar nas soluções em nuvem oferecidas pelo Google para serem suas parceiras nessa empreitada!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: