Saiba quais são as principais formas de otimizar o gerenciamento de TI

Home Managed Services
Saiba quais são as principais formas de otimizar o gerenciamento de TI
otimizar gerenciamento de ti

Saiba quais são as principais formas de otimizar o gerenciamento de TI

Otimizar o gerenciamento de TI depende do uso da tecnologia. Com ela, é possível eliminar as ações ineficazes das operações empresariais, ganhar agilidade e eficiência, automatizar os processos e ganhar vantagem competitiva no mercado. A boa gestão de TI pode ser o segredo para o sucesso dos seus negócios.

Para alcançar os objetivos de um empreendimento, é preciso criar e aplicar estratégias que aprimorem as rotinas de TI e melhorem o desempenho das ferramentas tecnológicas.

Neste conteúdo, vamos explicar quais são as principais formas de otimizar o gerenciamento de TI e como isso é importante para alavancar os negócios da empresa. Continue a leitura para saber como é possível garantir a otimização da infraestrutura de TI e melhorar os resultados da sua empresa!

Entenda o processo de gerenciamento de TI

O gerenciamento de TI envolve vários serviços, como implementação das melhorias, integração do sistema, avaliação das ferramentas tecnológicas disponíveis, monitoramento dos resultados, apontamento das necessidades da infraestrutura, implantação de medidas para minimizar as ocorrências e muito mais.

Os modelos mais utilizados pelos gerentes do setor são o ISO 20.000, Information Technology Infrastructure Library (ITIL) e Capability Maturity Model Integration (CMMI).

O gerenciamento dos serviços de TI é um processo realizado por profissionais especializados, que adotam medidas sustentáveis com a finalidade de atender às demandas tecnológicas e necessidades informacionais de uma empresa. Com isso, o gerente dessa área consegue ter mais eficiência em todas as operações do negócio e em diversos procedimentos, como:

  • mudanças nas estratégias;
  • gestão de riscos;
  • aquisição de conhecimentos.

As inovações tecnológicas estão ajudando esses profissionais a realizar a automatização dos processos das empresas. O uso das tecnologias elimina as tarefas repetitivas, promove a redução da quantidade de falhas operacionais e torna os negócios mais competitivos. O gerenciamento de TI é o responsável pela busca de mudanças de metodologia e de soluções de software mais adequadas.

Os gestores de TI tornam as rotinas mais eficazes e ágeis para o cumprimento dos prazos e a ampliação das receitas do empreendimento. Por esse motivo, o gerenciamento de TI está ganhando espaço diariamente no cenário empresarial — visto que as parcerias exigem capacidade de resposta que esteja de acordo com as alterações do mercado.

Confira as principais formas de otimizar o gerenciamento de TI

Otimizar o gerenciamento de TI pode representar um desafio para os gerentes, já que é necessário aumentar a produtividade utilizando menos recursos para atender às expectativas dos sócios e diretores.

Os recursos economizados podem ser investidos em áreas mais estratégicas, para aumentar a qualidade e garantir a prestação de serviços continuamente. Veja, a seguir, algumas dicas relevantes sobre a questão!

Utilizar softwares de monitoramento

Utilize softwares de monitoramento da infraestrutura de TI para garantir que os sistemas permaneçam disponíveis para os seus usuários. Existem soluções modernas e softwares de monitoramento em nuvem que podem ser utilizados com um pouco de investimento. Eles geram excelentes retornos para os resultados do profissional, que ganha eficiência e a confiança do seu time.

Algumas ferramentas fornecem uma visão ampliada de todo o parque tecnológico e auxilia o gerente a compreender tudo o que está acontecendo em tempo real. Assim, o profissional consegue perceber se é preciso ou não adquirir novas máquinas e equipamentos para otimizar o gerenciamento de TI.

Um bom software de monitoramento elimina os desperdícios e oferece ótimo custo-benefício à empresa.

Planejar ações com antecedência

Planeje suas ações com antecedência para realizar intervenções na área de TI. Tenha etapas bem definidas em seus planejamentos, de modo a evitar que as paradas atrapalhem as tarefas de outros colaboradores — que ficarão insatisfeitos com o seu trabalho. Monte um passo a passo para impedir a ocorrência de erros e eliminar qualquer possibilidade de imprevistos.

Terceirizar esforços de TI

Terceirize esforços de TI para conseguir inovar sem interferir no orçamento corporativo de forma significativa. A terceirização é uma excelente opção, já que os fornecedores poderão oferecer vários serviços e ainda auxiliar o gerente com o fornecimento de informações e conhecimentos que são transmitidos por profissionais especializados. O fornecedor, portanto, pode implantar inovações que tornarão o gerenciamento de infraestrutura de TI mais eficiente.

Apostar na computação em nuvem

Aposte em cloud computing para aperfeiçoar o gerenciamento de infraestrutura de TI. A tecnologia na nuvem otimiza os serviços e oferece mais mobilidade aos colaboradores, clientes e parceiros, pois a disponibilidade dos dados é total. Por meio dos sistemas informatizados, os serviços poderão ser acessados de forma flexível para o atendimento das demandas do público.

Usar indicadores de desempenho

Utilize indicadores de desempenho que vão ajudar a analisar a performance e a identificar a melhor forma de aperfeiçoar o gerenciamento de TI. O gestor utilizará esses índices para ter uma visão mais complexa da realidade de diversos fatores, tais como disponibilidade de ferramentas, erros em softwares, ataques virtuais etc. Os KPIs utilizados verificam falhas nos sistemas e vulnerabilidade de segurança.

Registrar os processos

Registre os processos para conseguir controlar as tarefas e não perder a qualidade do seu trabalho. Estruture os dados relacionados aos serviços de reparação ou de manutenção que são benéficas para as rotinas da companhia.

Saiba que as atividades do gerente de TI se tornam mais relevantes e complexas com o surgimento de novas demandas e inovações tecnológicas.

Treinar o time

A otimização do gerenciamento de TI também depende dos treinamentos oferecidos ao time que auxilia o gerente em suas atribuições.

Treine a sua equipe para que ela conheça os instrumentos que serão usados no ambiente de trabalho e se mantenha atualizada. É importante que todos os seus colaboradores sejam qualificados e estejam preparados para usar as principais soluções.

Integrar os setores

Otimizar o setor de TI requer um direcionamento adequado, de forma que os demais departamentos utilizem um sistema integrado. Essa integração de todos os setores elimina as falhas de comunicação entre os times e agiliza as tarefas do cotidiano. Invista nos recursos apropriados de cloud computing, que possibilitem a troca das informações de modo seguro. A SantoDigital pode ajudar nesse processo de otimização do ambiente.

Agora que você sabe quais são as principais formas de otimizar o gerenciamento de TI, fica mais fácil garantir essa ação ao aplicar as metodologias adequadas para cada finalidade e as dicas fornecidas ao longo deste conteúdo. Escolha as melhores soluções disponíveis no mercado e tenha uma carreira bem-sucedida!

Achou esse assunto interessante? Aprenda um pouco mais com o nosso próximo artigo e descubra como aplicar os 12 fatores que aumentam a produtividade no trabalho!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: