Otimização do budget de TI para 2021: o que considerar na preparação?

Home Cloud Computing
Otimização do budget de TI para 2021: o que considerar na preparação?

Otimização do budget de TI para 2021: o que considerar na preparação?

A crise global da COVID-19 é um catalisador para a mudança e tem estimulado as empresas a continuarem investindo em tecnologia para inovar suas operações e apoiar e proteger sua força de trabalho. Apesar da desaceleração econômica em 2020, muitas organizações pretendem manter ou aumentar o seu budget de TI para 2021.

O ponto crucial, no entanto, gira em torno do “em que investir” e não quanto. De fato, esse é o momento dos executivos fazerem um investimento consciente em soluções que capacitem os seus negócios a superar os desafios atuais e futuros.

Em um cenário ainda incerto, é preciso que as organizações decidam cuidadosamente onde alocar seus recursos, levando em consideração suas necessidades, mas também o retorno do investimento de cada projeto / solução.

A seguir, você poderá conhecer algumas dicas de como otimizar o seu budget de TI, focando em questões chaves e soluções com alto  valor agregado. Confira!

Aceleração da transformação digital

Nos últimos anos, o mundo dos negócios vem passando por um forte processo de digitalização das operações empresariais.

De fato, cada empresa vem conduzindo sua estratégia de transformação digital a seu tempo, geralmente priorizando áreas cruciais para a sua atividade econômica.

No entanto,  o novo coronavírus mudou completamente as regras do jogo e essa abordagem de transformação mais lenta precisa ser revista.

Conforme demonstrado em um artigo da ZDNet, as empresas que estavam em um grau mais avançado de digitalização de suas operações conseguiram melhores resultados diante dos desafios impostos pela pandemia.

Por isso, a transformação digital deve estar entre os pontos centrais do budget de TI para 2021. Isso é válido mesmo para empresas que estão em um estágio mais avançado, visto que a trata-se de um processo contínuo.

Ou seja, as empresas precisam incorporar em seus processos as soluções tecnológicas que permitam a elas melhorar seus processos, reduzir os custos e aumentar suas receitas.

Assim, convém realizar uma análise profunda sobre os erros que podem estar impedindo a sua empresa de embarcar na transformação digital, bem como elencar as tecnologias que podem fazer sentido para sua operação.

Nesse sentido, no budget de TI para 2021, é fundamental considerar soluções de Machine Learning, Computação em Nuvem e Inteligência Artificial.

<< Conheça 5 impactos da transformação digital na sua empresa >>

Priorização do trabalho remoto

A pandemia da COVID-19 acelerou uma das grandes tendência do mercado de trabalho: o Home Office.

Agora, as empresas precisam adequar seu processos e adotar ferramentas que otimizem essa modalidade de trabalho.

No primeiro momento, quando as políticas sanitárias de distanciamento social entraram em vigor, muitas empresas tiveram que improvisar para que suas operações não fossem paralisadas.

Agora, é hora de elaborar e implementar uma política consistente que seja benéfica tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Isso é necessário, porque, sem sombra de dúvidas, a demanda por trabalho remoto tende a crescer drasticamente nos próximos anos. Além de haver um cenário incerto acerca do controle da COVID-19, as requisições por regime de trabalho híbridos (casa / escritório ) deve ser cada vez maior.

Portanto, esse é outro ponto que deve nortear o direcionamento do budget de TI para 2021.

Nesse sentido, é fundamental considerar ferramentas de produtividade em nuvem para permitir a mobilidade, colaboração e segurança dos dados e uma solução de videoconferência para garantir a comunicação fluída entre colaboradores e também com clientes, fornecedores e parceiros comerciais.

Foco na monetização dos dados

Ao acelerar a transformação digital, as empresas passam a ter a sua disposição uma infinidade de dados que podem ser utilizados para melhorar seus processos, produtos e serviços, bem como aumentar sua receita.

Logo, é fundamental que, no budget de TI para 2021, sejam considerados estratégias de monetização de dados.

Nesse sentido, vale destacar o papel do CDO, um profissional altamente capacitado par definir e implementar as melhores estratégias de utilização de dados na sua empresa.

Você pode tanto contratar um colaborador com essa especialização ou contratar uma consultoria que ofereça esse tipo de serviço.

Outras possibilidades que podem ser priorizadas no budget de TI para 2021 são soluções de Big Data e ferramentas de análise preditiva. Assim, você terá os recursos apropriados para basear suas estratégias de negócios em dados e estimativas confiáveis.

Segurança da informação

Outro fator indispensável no budget de TI para 2021 é a segurança da informação. Esse ponto sempre foi uma questão crítica para as empresas e, agora, ganhou uma relevância ainda maior.

Isso porque, com a transformação digital, as empresas precisam lidar com um número cada vez maior de dados e também de ameaças.

Além disso, em setembro de 2020 passou a vigorar as disposições gerais da LGPD e a segurança da informação é um requisito essencial para que as empresas possam estar em conformidade.

Logo, além de focar em revisão de políticas de segurança e melhoria de processos, é fundamental implementar ferramentas avançadas de proteção e soluções modernas e eficazes de backup.

Um budget de TI consciente e consistente

Com um ano de 2020 atípico, elaborar o budget de TI para 2021 será um grande desafio.

Nesse cenário de incertezas, a melhor estratégia é apostar em soluções sob demanda. Assim, além de pagar somente pelo que você utilizar, sua empresa pode reagir rapidamente a mudanças não esperadas, aumentando ou diminuindo os recursos contratados conforme necessidade.

Sem dúvidas, é preciso inovar, acelerando a transformação digital e modernizando as suas operações para responder aos desafios atuais e futuros.

Para ajudar as empresas nesse sentido, a SantoDigital oferece soluções e estratégias que aceleram a adoção e a migração de sistemas ultrapassados, aplicações e infraestruturas internas para soluções digitais inovadoras de alta performance baseadas em Cloud computing.

Por isso, antes de finalizar o seu budget de TI para 2021, entre em contato conosco e permita que nossos especialistas apresentem soluções inovadoras que fazem sentido para o seu negócio!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: