O que é monitoramento de TI e por que contar com uma empresa especializada para monitorar seu ambiente

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O que é monitoramento de TI e por que contar com uma empresa especializada para monitorar seu ambiente
O que é monitoramento de TI e por que contar com uma empresa especializada para monitorar seu ambiente-

O que é monitoramento de TI e por que contar com uma empresa especializada para monitorar seu ambiente

A área da tecnologia da informação é de extrema importância para sustentar qualquer negócio atualmente. Isso acontece devido uma transformação digital acelerada que ocorreu em 2020, por consequência da pandemia que vivemos. 

A maior parte das empresas dependem de quase 100% de tecnologia para que possam operar de uma maneira competitiva e eficiente.

Sabemos que problemas de infraestrutura podem ocorrer em qualquer empresa. Porém se este ambiente for monitorado, esses problemas podem ser identificados e corrigidos facilmente, diminuindo assim, as interrupções e falhas que possam causar prejuízo a sua empresa.

O que é o monitoramento de ti?

O objetivo do monitoramento de TI é determinar o desempenho de toda a infraestrutura de TI da empresa e dos seus componentes em tempo real. 

Ele permite que os usuários identifiquem problemas imediatamente, para tomar boas decisões quanto à resolução dos mesmos, fazendo com que a empresa não tenha tantos prejuízos.

Como funciona o monitoramento de ti?

Inicialmente precisamos identificar o que precisa ser monitorado, a recomendação é que os sistemas mais críticos da empresa sejam monitorados. Assim, deve analisar as prioridades dos seus processos de trabalho e investigar quais dados são mais estratégicos para um gerenciamento mais próximo e constante. 

Isso é indicado, pois, quando tudo é monitorado, a maior parte dos alertas não recebem a devida atenção por parte da equipe de infraestrutura.

Em seguida devemos definir um profissional dedicado a esta tarefa, esse monitoramento pode ser feito por um profissional da empresa, ou por uma empresa contratada. 

Desde que os mesmos realmente entendam do assunto e saibam resolver os problemas caso algum alarme soar, é necessário que o profissional nesta função tenha uma visão abrangente para resolver problemas mais complexos quando necessário.

Devemos também escolher a ferramenta de monitoramento. Por exemplo, OpMon, Zabbix e Priax, independente da ferramenta, ele precisa ser corretamente administrada pelos profissionais responsáveis por essa atividade. Vale lembrar que o domínio da equipe sobre a plataforma é um importante fator de escolha. As necessidades específicas da empresa também podem gerar customizações, e essas devem ser suportadas pela ferramenta.

É necessário criar alertas de monitoramento e regras de escalação, a escalação de incidentes ajuda a automatizar processos. Sendo assim, quando ocorrer um problema de banco de dados, por exemplo, o administrador de banco de dados será acionado para resolver o problema. 

Os alertas são criados, para que assim que ocorrer qualquer incidente, ele seja notificado para um profissional capacitado resolvê-lo, esses alertas podem ser enviados em diversas plataformas, como: Microsoft Teams, Telegram, Whatsapp, SMS ou email. 

Podemos também definir indicadores de desempenho, com eles, os pontos fracos e fortes da infraestrutura de TI ficam mais evidentes, reduzindo o nível de incerteza na hora de tomadas de decisões e de possíveis oportunidades. 

A infraestrutura só existe para sustentar as atividades de uma organização. Sendo assim, o foco deve ser no negócio, e não na infraestrutura. Por isso, um monitoramento bem feito deve contemplar a disponibilidade do negócio e como isso reflete nos elementos.

É necessário monitorar a causa raiz do problema, a ideia é tentar alinhar a TI ao negócio, ligando assim as indisponibilidades do serviço ao elemento de infraestrutura monitorado. Afinal, se uma empresa não consegue gerar NFes é necessário que o problema seja prontamente identificado e devidamente corrigido.

Na gestão à vista, nós compartilhamos indicadores de performance e qualidade com o restante da equipe para que os dados os orientem na tomada de decisão. 

Podemos assim fazer a criação de dashboards, eles vão proporcionar uma visão mais clara da saúde do seu ambiente de TI, e podem ser customizados conforme as necessidades dos seus negócios. 

Com o uso de dashboards é possível identificar problemas de forma mais rápida, já sabendo quais deles devem ser resolvidos prioritariamente.

A criação de relatórios de desempenho é necessária, e o acompanhamento dos relatórios devem ser feitos com frequência. Dentro do monitoramento de TI, os relatórios mais utilizados são: de disponibilidade, de capacidade e de performance.

  • Relatório de disponibilidade: nos informa quanto tempo um elemento ficou disponível e indisponível
  • Relatório de capacidade: indica tendências de esgotamento de recursos
  • Relatório de performance: informa o tempo de resposta de cada passo de uma aplicação

Esses relatórios devem ser analisados periodicamente, semanalmente ou mensalmente, pois trazem uma visão sistêmica do seu ambiente de TI.

A estruturação de um NOC também é necessária, conhecido como Central de Operaçoes de Rede, é um serviço externo ou interno que deve atuar na prevenção de problemas, e atuar de forma proativa na resolução deles. O objetivo é que o ambiente de TI seja o mais estável possível.

Pode ser definido como uma equipe que atua 24 horas, durante os 7 dias da semana, essa equipe deve ser capacitada a identificar e resolver incidentes. Assim, tem como característica restabelecer a funcionalidade em questão, quando isso não é possível, e há recorrência do incidente, ai o mesmo é transformado em um problema. 

O problema, ou a causa raiz é identificado por meio de incidentes recorrentes, nesse caso a equipe necessita analisar a causa raiz e propor uma solução definitiva. Neste caso é elaborado um documento bem detalhado contendo a descrição da solução do problema, para ser apresentado ao cliente.

A prática de NOC já é consolidada em grandes empresas, a ideia está sendo implementada em empresas menores, pois a agilidade na resolução de problemas tem se tornado um diferencial competitivo no mercado atual.

Quais os benefícios de um monitoramento de ti eficaz?

Quem monitora seu sistema está sempre à frente, afinal, não é possível solucionar problemas e identificar melhorias sem acompanhar a performance do dia a dia. 

Com isso temos uma melhoria na produtividade e no desempenho, monitorando um setor. Dessa forma, podemos garantir que as demandas das equipes e dos clientes sejam atendidas, aumentando assim a eficácia da infraestrutura, isso porque com a detecção precoce de falhas permite que rotinas de trabalho sejam otimizadas.

Também obtemos decisões baseadas em dados confiáveis, monitorar faz com que a empresa se prepare para possíveis incidentes, o acompanhamento dos dados fornece um apoio confiável para tomar decisões mais embasadas. 

A detecção precoce de problemas para prevenir desastres é uma das maiores vantagens do monitoramento, trata-se de possuir uma TI proativa, e não reativa, que atua somente quando os problemas aparecem. Agir de forma preventiva é sinônimo de muito mais eficiência e otimização de recursos.

Podemos concluir que o monitoramento de TI é de extrema importância para uma empresa atualmente. Por outro lado, é comum vermos que as empresas enfrentam desafios para implementar esse processo com eficiência, isso por conta da complexidade crescente da infraestrutura de TI.

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