Google Cloud Platform: quem ainda tem medo da nuvem?

Home Google Cloud Platform
Google Cloud Platform: quem ainda tem medo da nuvem?

Google Cloud Platform: quem ainda tem medo da nuvem?

Em 2015, uma pesquisa realizada pela NetWrix revelou que cerca de 65% das empresas possuem algum receio com a segurança quando se fala em computação na nuvem. Com isso, embora seja mais usada, ela ainda traz consigo o fantasma da perda de dados, invasões e perda de governança.

Será que não ceder a essa computação na nuvem é o melhor caminho? Continue lendo e entenda um pouco mais sobre o medo que cerca essa alternativa!

A computação em nuvem e o futuro

Com demandas diferentes, o mercado estabeleceu uma necessidade de acessibilidade de dados que fosse mais ampla e mais facilitada. Isso aconteceu e acontece, principalmente devido ao avanço do uso dos dispositivos móveis que estão mais conectados.

Se antes era impensável acessar um banco de dados enquanto estivesse fora do ambiente de trabalho, agora isso passou a ser possível e, mais do que isso, necessário. Portanto, essa nova necessidade caracteriza o impulso que foi dado para que a computação em nuvem ganhasse a força que tem hoje. Graças aos resultados melhores, especialmente em relação aos custos e à produtividade, esse tipo é mais adotado entre empresas de todos os tamanhos e de todos os segmentos.

O medo principal

Entretanto, por mais popular que a computação na nuvem esteja se tornando, é inegável que uma das maiores preocupações diga respeito à segurança dos dados, especialmente entre empresas mais antigas. Isso se deve, principalmente, ao fato de que muitas pessoas e empresas acreditam que um aplicativo desktop ou então que um data center interno é significativamente mais seguro do que a nuvem.

Entretanto, a verdade é que nenhuma dessas opções está mais imune do que a computação em nuvem de sofrer um ataque ou uma indisponibilidade, por exemplo. Com isso, o grande desafio do setor é mostrar aos clientes que a navegação em nuvem pode ser tão segura e vantajosa do que outras opções disponíveis no mercado atualmente.

Segurança e vantagens

Quando às vantagens da computação na nuvem, inclusive, é possível levar em conta o fato de que, normalmente, é mais barato escolher uma solução que já está pronta do que manter seu próprio data center. Além disso, ela também facilita o acesso de dados por pessoas de interesse, aumenta a produtividade e facilita a comunicação interna.

Quanto à segurança, cada vez mais os fornecedores desse tipo de serviço vêm investindo em novos métodos e camadas de segurança, o que faz com que eles sejam, progressivamente, relevantes. O fato de serem sempre atualizados e personalizados também adiciona um extra à segurança.

Não menos importante, a escolha de uma grande fornecedora ajuda e muito na segurança. É o caso, por exemplo, de adotar o Google como fornecedor para a sua computação em nuvem.

Google Cloud Platform

Ao levar sua empresa para a nuvem da Google, você terá o suporte e segurança da maior empresas no setor, que oferece além da plataforma na nuvem, aplicativos para otimizar, organizar e facilitar o dia a dia da sua empresa. A questão de segurança tem muito mais a ver com as escolhas feitas pela empresa e também com os cuidados de acesso, tornando a computação na nuvem uma opção mais viável.

A computação em nuvem é tendência no mundo todo, mas, mesmo assim, muita gente ainda tem medo por causa da segurança. Se for esse o seu caso, entretanto, basta ter em mente as vantagens e, principalmente, acertar na escolha de quem fornecerá o serviço, garantindo o máximo de resultados.

Tem medo da computação em nuvem? Entre em contato conosco e conheça o Google Cloud Platform e leve a sua empresa para a nuvem com a SantoDigital!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: