- 7 minutos
- set 10, 2024
A gestão de TI (Tecnologia da Informação) é essencial para o crescimento da empresa, pois é esse setor que fornece os equipamentos, mantém as máquinas funcionando, instala e atualiza aplicações, sistemas, soluções etc.
O departamento é responsável pelos processos organizacionais, assim como por toda a infraestrutura de TI, de modo que ocupa uma posição estratégica.
O fato é que a transformação digital modificou praticamente todos os modelos de negócios, além de melhorar consideravelmente a performance das empresas de todos os ramos. Assim, ela fez com que a gestão de TI se tornasse ainda mais relevante para os empreendimentos que precisam manter os fluxos de trabalho eficientes, monitorar os resultados e eliminar os gargalos.
Neste conteúdo, você descobrirá como funciona a gestão de TI e como é possível identificar se ela é ineficiente. Aproveite as dicas fornecidas ao longo do post!
Basicamente, podemos afirmar que gestão de TI é o processo que controla tudo o que está relacionado à tecnologia da organização.
Se quisermos ir mais a fundo na definição, é um conjunto de componentes relacionados ao alinhamento dos objetivos do setor de tecnologia ao de negócios, de modo a criar o máximo valor para a empresa.
Na prática, a TI administra softwares, sites, sistemas e computadores da sua empresa, garantindo seu funcionamento perfeito e buscando trazer destaque e competitividade ao negócio através da tecnologia.
O sucesso de um negócio depende da comunicação e de uma série de outros fatores, como a automatização dos processos e a adesão às práticas da Era Digital.
O uso de ferramentas para a captação de dados em tempo real e de tecnologias que geram relatórios para a obtenção de insights também depende da gestão de TI.
O gerenciamento de TI conecta os colaboradores com clientes, fornecedores e parceiros por meio de uma série de soluções tecnológicas.
Mas para que a tecnologia funcione com perfeição, os gerentes precisam ser eficientes, inclusive para evitar a exposição de dados, erros na comunicação interna, riscos de compliance, e falhas graves que geram prejuízos inestimáveis.
A ineficiência na gestão de TI pode trazer graves consequências para os negócios.
Contudo, saiba que é possível identificar se o gerenciamento é ineficiente ou não, pois isso afeta a capacidade de resposta da empresa e impede que os times compreendam de forma correta o que precisa ser feito.
Quando isso ocorre, é necessário reestruturar o setor de TI.
O gerente de TI é o profissional responsável pela proteção dos dados, razão pela qual ele deve conhecer a Lei Geral de Proteção de Dados.
Com isso, poderá oferecer ambientes seguros aos usuários e evitar o recebimento de multas pela organização.
Se você identificar tentativas de invasão de rede na empresa, é muito provável que a gestão esteja sendo ineficiente.
A gestão de TI eficiente é muito importante para empresas de pequeno, médio e grande porte, independente do segmento, sendo necessária para organizações que vão desde a área da saúde, construção civil, varejo e até o agronegócio. Os profissionais desse setor mantêm os dados dos clientes, fornecedores e parceiros em segurança e evitam muitos transtornos.
Caso os dados cheguem a vazar devido às falhas humanas ou vulnerabilidade técnica, o negócio perde a sua credibilidade no mercado.
Dessa forma, a eficiência da TI é medida pela coleta, armazenamento e processamento das informações que servem para a geração de insights e para a tomada de decisões mais assertivas.
Com isso, um sistema suscetível aos ataques cibernéticos, vazamentos, perda de dados e outros problemas técnicos é o resultado de uma gestão de TI ineficiente.
Um gerenciamento eficiente produz as seguintes vantagens:
Se a gestão de TI é eficiente, os processos precisam ser mais lucrativos e gerar menos custos, além de estarem protegidos de pessoas mal intencionadas.
Além disso, o departamento de TI integra os demais setores administrativos e operacionais de uma organização. Por isso, preste atenção nas rotinas para verificar se os colaboradores conseguem receber e transmitir suas mensagens.
Você já percebeu o quanto a gestão de TI é fundamental para os negócios de uma empresa. Agora é o momento de entender quais são os maiores desafios existentes. Confira!
Como falamos, a TI tem o objetivo de criar valor para o negócio com o uso da tecnologia, através de recursos inovadores dentro da empresa. Por isso, se não tiver uma boa estratégia de TI, provavelmente a organização está sendo prejudicada.
Embora a tecnologia seja essencial para o funcionamento de uma empresa, a má gestão dos recursos pode colaborar para o aumento dos custos, perdas financeiras, baixa produtividade e, consequentemente, diminuição dos lucros.
Agora, vamos falar das vantagens dos serviços gerenciados de TI. Acompanhe!
Uma gestão de TI garante que não haja falhas na segurança, roubo de dados, quebra de senhas e outros ataques.
O gerenciamento de TI oferece suporte às operações tecnológicas da empresa.
Licenças e versões de hardware, software, programas e sistemas precisam ser monitoradas e renovadas.
Essa é a base da gestão de TI, e se refere a instalação de componentes como servidores, hardwares, softwares, redes e todo o sistema operacional.
Entenda que a gestão de TI não é infalível, pois tem as suas sensibilidades e pode errar. No entanto, o gestor não pode fazer de conta que não percebe esses problemas e deixar que eles se transformem em dificuldades insolúveis.
Pelo contrário, você pode evitar prejuízos na empresa, destruir os obstáculos, incentivar a cibercultura e erradicar problemas. Veja a seguir como identificar a ineficiência em TI!
A comunicação interna ineficiente poderá gerar falhas durante a troca de informações pelos times. Além do mais, a ineficiência atrasa os processos, aumenta os custos das operações, gera retrabalhos e causa muitos transtornos aos colaboradores.
O gerenciamento eficiente, por sua vez, elimina os ruídos na comunicação e mantém as equipes engajadas.
Observe o gerenciamento dos ativos e fique atento à quantidade de itens passivos e ativos tecnológicos que a sua empresa tem.
O gestor de TI é o responsável por providenciar a criação de uma lista de bens, como dispositivos, impressoras, câmeras, softwares, programas, licenças, banco de dados, computadores, servidores, sistemas, soluções, entre outros.
Desse modo, a ausência de controle dos ativos de TI impede a identificação da necessidade de manutenção preventiva, bem como atrapalha as decisões para a troca de equipamentos, realocação de recursos ociosos ou atualização de soluções ou sistemas.
O gerenciamento de TI que mantém o foco nos bens da empresa oferece alta performance, segurança e eficiência.
Faça o mapeamento dos problemas que ocorrerem relacionados à segurança da informação. Os gestores trabalham com diversos tipos de dados que podem ser sensíveis ou não para embasar as suas tomadas de decisão.
Os profissionais utilizam projetos, informações bancárias, folhas de pagamento, relatórios, análises e uma série de documentos que são visados pelos cibercriminosos.
Assim, é preciso eliminar qualquer possibilidade de vazamento dessas informações. Afinal, se esses dados forem acessados por um hacker, a empresa terá um sério problema, pois até os seus clientes poderão ser afetados.
Os dados sequestrados apontarão as falhas na gestão de TI, o que ocasionará o comprometimento do sucesso do empreendimento com o pagamento de multas elevadas.
Priorize as soluções em Cloud Computing, visto que elas permitem o uso de ambientes virtuais mais seguros e ajudam as organizações a corrigir com agilidade as falhas de hardware e software.
O armazenamento dos dados, as plataformas remotas, os apps, as aplicações e os sistemas integrados na nuvem são ótimos aliados dos gestores de TI.
A gestão de TI não é apenas mais um custo. Observe o retorno dos investimentos feitos nessa área, pois apesar de os recursos não serem baratos, podem trazer melhores resultados e aumentar a eficácia das operações.
Entretanto, se a empresa tiver apenas perdas financeiras, significa que é necessário promover alguma mudança. Faça uma revisão dos processos, procure alternativas e crie políticas internas.
Agora você já sabe se a sua gestão de TI é ineficiente! Mas para mudar esse cenário e transformar o gerenciamento desse setor em um processo eficiente e assertivo na empresa, é necessário usar as ferramentas certas.
Procure migrar os seus dados para uma infraestrutura na nuvem, utilize soluções em Cloud Computing e aproveite os serviços de gestão que a SantoDigital oferece!
Na SantoDigital, temos a solução para a gestão de TI eficiente na sua empresa. Não perca tempo, conheça nossos serviços e potencialize o sucesso do seu negócio!