Como o Google pode ajudar a TI da sua empresa na adequação à LGPD?

Home G Suite
Como o Google pode ajudar a TI da sua empresa na adequação à LGPD?

Como o Google pode ajudar a TI da sua empresa na adequação à LGPD?

Prevista para entrar em vigor em 2021, da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)  regras sobre a coleta, tratamento, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais gerenciados por associações.

Essa legislação se insere no contexto brasileiro de adaptação progressiva às melhores práticas globais de gestão de dados e abrange todas as empresas que oferecem serviços ou operações envolvendo tratamento de dados no Brasil.

À medida que as empresas que violarem uma nova lei aplicarão à aplicação de advertências, multas, embargos, suspensões e proibições parciais ou totais de exercício de suas atividades. As multas podem chegar a 2% do faturamento da organização, com limite de R $ 50 milhões por infração.

Por isso, é muito importante que as empresas implementem soluções que possam ajudá-las a se adequarem facilmente à LGPD. Assim, evitando riscos de vazamento de dados e, consequentemente, de sanções impostas pela nova lei. Veja a seguir como o Google pode ajudar.

Google Cloud Platform

A nuvem é, sem dúvidas, uma grande aliada das empresas no processo de adequação à LGPD. Isso porque os grandes provedores, como o Google, é um ambiente totalmente seguro e em  compliance  com regras de proteção de dados brasileiras .

O Google Cloud Platform , nesse sentido, se destaca por oferecer uma infraestrutura de ponta, integrada a uma rede global, que atende aos padrões de segurança mais rigorosos do mundo.

Além disso, ela conta com as ferramentas de proteção mais avançadas do mercado e todos os seus produtos são regularmente elaborados a auditorias independentes para que sejam obtidos os requisitos de segurança e conformidade.

Finalmente, a Google Cloud Platform oferece uma transparência e a privacidade que sua empresa precisa para se certificar que todos os requisitos da LGPD estão sendo cumpridos. Você controla como seus dados são usados ​​e compartilhados.

O Google ainda permite que você saiba onde seus dados estão armazenados e garantia de que seus dados não serão utilizados para qualquer outro fim, se não para atender às necessidades da sua empresa.

G Suite

O G Suite é um conjunto de aplicações corporativas de produtividade e colaboração baseada na nuvem – como Gmail, Drive, Documentos, Planilhas e outros – desenvolvidos pelo Google.

Ao usar as aplicações do G Suite, sua empresa passa a ter uma solução completa de aplicações que podem ajudá-la em um grande número de atividades do dia a dia.

Dentre as vantagens dessa solução, destacam-se a otimização da colaboração e da produtividade, o aumento da flexibilidade e da segurança e, claro, adequação à LGPD.

Como as aplicações do G Suite são baseadas na nuvem do Google, ao utilizar as, todos os seus dados são salvos no Google Cloud, um ambiente seguro, resiliente e em compliance com as regras da LGPD.

Dessa forma, a TI da sua empresa passa a ter menos sistemas legados para se preocupar e pode se concentrar em outras questões de segurança e também em atividades com maior valor agregado para o seu negócio.

Google Vault

O Google Vault é uma solução de “eDiscovery” e compliance. Em outras palavras, ele foi projetado para apoiar o processo de gerenciamento, armazenamento e localização de informações em formato eletrônico.

O Google garante que você sempre tenha acesso às informações de que precisa, quando mais precisa. No entanto, também oferece o poder de remover dados específicos, o que é muito importante para atender à LGPD.

Isso porque a nova lei garante aos cidadãos o direito de ser esquecido. Ou seja, a qualquer momento que as pessoas podem solicitar que as empresas eliminem qualquer dado pessoal que elas tenham armazenados.

Por isso, é fundamental que as empresas tenham uma ferramenta que possibilite a fácil localização dos dados que estão em seu poder.

Em termos simples, o Google Vault permite que empresas atuais decidam que tipo de conteúdo que manter, além de oferecer acesso simples e eficiente a esses dados. Assim, além de atender às suas necessidades de negócio, você pode garantir a conformidade com os requisitos da LGPD facilmente.

Adeque-se à LGPD utilizando as soluções do Google

Agora você já conhece algumas formas como o Google pode ajudar a sua empresa se adequar à LGPD. Vale lembrar que, além de contar com as ferramentas necessárias, é preciso implementar corretamente, para garantir seu correto funcionamento e, principalmente, que elas atendam aos padrões de conformidade.

Logo, é fundamental contar com uma assessoria especializada, que possibilite a implementação das soluções e a migração de dados sem dores de cabeça.

Nesse sentido, você pode contar com a ajuda da SantoDigital. Somos uma empresa especializada em soluções empresariais em nuvem e uma das principais parceiras do Google em atividade no Brasil.

Entre em contato agora mesmo e permitir que nossos profissionais apresentem essas e outras soluções do Google que ajudem a sua empresa a se adequar à LGPD de forma rápida e segura!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: