Como transformar dados em insights para otimizar seus processos?

Home Big Data
Como transformar dados em insights para otimizar seus processos?
como-transformar-dados-em-insights-para-otimizar-seus-processos

Como transformar dados em insights para otimizar seus processos?

Os avanços em Data Analytics têm permitido às empresas explorar diversas oportunidades de negócio. Ao transformar dados em insights, é possível descobrir padrões ocultos, conexões e ligações causais que explicam o comportamento humano e os processos e resultados empresariais.

Históricos, em tempo real e preditivos, esses insights podem levar a uma melhor tomada de decisão em toda cadeia de negócios, desde encontros individuais com clientes até estratégias de alto nível.

O poder dos dados é tamanho que, segundo o Gartner, quando as empresas contam com o envolvimento de um CDO (Chief Data Officer) na definição de metas estratégicas, elas podem aumentar a produção consistente de valor de negócios em 2,6 vezes.

Mas, afinal, como é possível transformar dados em insights para otimizar seus processos? Descubra a seguir!

Estabeleça seus objetivos

Os dados podem ajudar a sua empresa a otimizar uma série de processos de negócio. Mas, para isso, você precisa fazer as perguntas certas.

Ou seja, não se trata de uma fórmula mágica, na qual você irá adicionar dados e obter respostas para todos os seus problemas empresariais.

Você precisa, incialmente, definir o que você deseja extrair de seus dados e quais fontes de dados podem ajudá-lo nessa missão.

Isso, além de oferecer melhor precisão nas respostas, reduz o tempo e o investimento necessário em cada ação.

Suponhamos, por exemplo, que sua empresa deseja melhorar as vendas em seu e-commerce. Então você precisa considerar, dentre outras coisas:

  • Quais canais geram mais conversões?
  • Quais páginas de seu site têm maior taxas de rejeição?
  • Quais landing pages precisam ser melhoradas e em qual canal?
  • As pessoas usam vários dispositivos antes de comprar seus produtos?
  • Quais são as proporções de compra para seus produtos individuais e categorias de produtos?

Em seguida, é preciso definir em quais fontes de dados você pode obter as respostas para essas perguntas.

Compreenda os recursos analíticos de que você precisa para atingir seus objetivos

Para transformar dados em insights, sua empresa precisa contar com uma série de requisitos. Em suma, é uma combinação entre pessoas, processos, tecnologia e dados.

Isto é, você precisa de pessoas com conhecimento em análise de dados, para definir estratégias e objetivos, bem como os processos necessários para atingir os resultados esperados.

Também é necessário planejar adequadamente os processos de obtenção, armazenamento e processamento de dados, sempre considerando regulamentos pertinentes sempre que aplicável, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Na era do Big Data, é indispensável contar com ferramentas apropriadas para analisar e encontrar insights em seu grande volume de dados.

Em termos gerais, as empresas tem dado preferência a soluções baseadas em nuvem, uma vez que elas dispensam investimentos em infraestrutura local e elas pagam apenas pelos recursos utilizados. Isso, dentre outras coisas, permite maior eficiência dos custos e um retorno sobre o investimento mais rápido e mensurável.

Finalmente, é preciso preparar os dados que serão utilizados em suas análises.

Hoje, muitas empresas possuem grandes quantidades de dados em diversos formatos, armazenados em sistemas isolados.

Portanto, elas precisam unificá-los para obter uma visão completa em suas análises. Felizmente, hoje as empresas têm à disposição ferramentas avançadas capazes de integrar em converter dados originários de uma ampla variedade de sistemas e formatos de dados.

A junção de pessoas, processos, tecnologia e dados corretos criam o cenário perfeito para que sua empresa consiga transformar dados em insights acionáveis.

Desenvolva um roteiro

Combinar pessoas, processos, tecnologia e dados em uma combinação vencedora para transformar dados em insights acionáveis é apenas o começo.

Também é fortemente recomendável que as empresas desenvolvam roteiros abrangentes para fornecer valor inicial e contínuo e medir seu progresso.

Se a sua iniciativa de análise está apenas começando, é recomendável selecionar cuidadosamente uma iniciativa única, alcançável e de alto impacto para sua operação. Isso permite que você demonstre os benefícios de análises sólidas e ganhe impulso e suporte contínuo.

Crie uma metodologia analítica para operações e execução

As empresas, às vezes, desenvolvem novos e excelentes recursos para transformar dados em insights, mas não aproveitam todo o potencial dos resultados obtidos.

Portanto, os líderes de negócios devem criar uma metodologia para análise contínua e tomada de decisão orientada a dados.

Para isso, eles precisam implementar um ciclo operacional visando, por exemplo:

  • Estabelecer uma cadência regular ou “ritmo de negócios” para a tomada de decisões orientada por insights;
  • Estabelecer métricas (KPIs) que devem ser medidas para avaliar os resultados;
  • Executar, testar hipóteses, medir, ajustar e repetir processos de análise.

Ao desenvolver uma metodologia sólida e repetível, você pode esperar obter maior colaboração e produtividade entre as principais equipes, tomada de decisões mais eficaz no nível de liderança e gerenciamento de dados aprimorado.

Os insights são essenciais, mas o verdadeiro valor só é percebido quando as organizações realizam ações novas ou aprimoradas baseadas neles.

Comece a transformar dados em insights na prática

Agora você já sabe como transformar dados em insights para otimizar os processos na sua empresa.

O próximo passo, consiste em preparar e capacitar a sua empresa com pessoas, processos, tecnologia e dados corretos para melhorar seus resultados operacionais.

Se você deseja começar sua jornada na era dos dados agora mesmo, você pode contar com a ajuda da SantoDigital.

Contamos com profissionais especializados e trabalhamos com as ferramentas mais eficazes de análise de dados do mercado, desenvolvidas pelo Google.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: