Veja 5 maiores mitos sobre a computação em nuvem

Home G Suite
Veja 5 maiores mitos sobre a computação em nuvem

Veja 5 maiores mitos sobre a computação em nuvem

A relação dos seres humanos com a tecnologia é curiosa: o espanto e a admiração diante de uma inovação capaz de mudar drasticamente sua rotina sempre vêm acompanhados da incerteza e do ceticismo. Foi assim com o motor à combustão, energia elétrica, televisão ou geladeira. Até mesmo nos dias de hoje, ainda nos deparamos com pessoas que descreditam ou duvidam da capacidade revolucionária da tecnologia.

Um exemplo recente é relacionado ao cloud computing. Existe uma série de mitos sobre a computação em nuvem que ainda assombram gestores e funcionários que desconhecem os benefícios da tecnologia.

Este post é dedicado a apresentar e esclarecer os 5 maiores mitos envolvendo a computação em nuvem e sua aplicação. Confira e acabe com as suas dúvidas!

1. É recomendada apenas para empresas de tecnologia

Por se tratar de uma inovação da informática, o cloud computing pode ser confundido com um recurso exclusivo de empresas que trabalham com alta tecnologia. É preciso realçar o caráter democrático deste tipo de serviço, afinal, ele é customizável e se encaixa perfeitamente às demandas de uma empresa.

A computação em nuvem já é uma realidade presente até mesmo nos celulares, por meio de sistemas como o iCloud do iPhone e o Google Drive. Por isso, esqueça essa história de que este tipo de serviço é exclusivo de empresas de alta tecnologia.

2. Falta segurança na nuvem

Apesar de alguns episódios marcantes, como o vazamento das fotos de celebridade, não é possível dizer que há falta de segurança na computação em nuvem — ainda mais em níveis empresariais de aplicação da tecnologia.

Os servidores são constantemente atualizados com medidas de segurança e as empresas que fornecem este tipo de serviço possuem termos contratuais que asseguram a confidencialidade e dos dados do contratante.

Como segurança é uma preocupação constante para as empresas de cloud computing, os investimentos feitos por elas são grandes.

3. Nuvem é sinônimo de storage

Não se engane: cloud computing não é apenas um espaço remoto de armazenamento de dados. Existem outras aplicações que extrapolam esse conceito de ser um grande HD. O Google é um bom exemplo de como uma empresa pode oferecer diversos serviços utilizando a nuvem.

Desde o Cloud Platform (serviços modulares em nuvem que permitem a criação de sites e outras aplicações) até o G Suite, tudo funciona de maneira remota e utilizando a tecnologia de computação em nuvem.  Esses são apenas dois exemplos de uma grande família de serviços disponíveis!

4. A tecnologia é de difícil gerenciamento

Esse é um dos grandes mitos sobre a computação em nuvem. Na verdade, é possível estruturar servidores de maneira híbrida por meio da nuvem, ou seja, existe a possibilidade de partilhá-los entre servidores físicos e remotos.

A operação de ambos pode ser feita de um único ambiente de TI, com uma gestão centralizada na sua equipe de confiança.

5. O serviço é muito caro

As pessoas que acreditam que serviços de computação em nuvem são custosos provavelmente desconhecem a grande vantagem de contratá-los. Ao contrário de outras aquisições em tecnologia, que normalmente significam a compra de aparelhos, sistemas e programas, o cloud computing é adquirido em forma de serviços.

Sendo assim, além de haver outra empresa garantindo que tudo vai funcionar conforme o esperado, as funcionalidades e pacotes são customizáveis.

Este tipo de mudança permite compreender por que um levantamento da KPMG (uma das mais respeitadas empresas de consultoria e auditoria) demonstrou que 49% das empresas consultadas fez a contratação do cloud computing visando a redução de custos.

Esses são alguns dos mitos sobre a computação em nuvem que você precisa esquecer de vez. A tecnologia sempre terá essa característica de dividir céticos e os inovadores graças ao seu poder de inovação — e, no caso da nuvem e seus serviços, as vantagens presentes merecem o teste!

Se você quer ficar por dentro de novidades sobre tecnologia e serviços disponíveis em cloud computing, siga a nossa página no Facebook e também no LinkedIn!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: