Saiba como o cloud computing pode melhorar a produtividade dos negócios!

Home Cloud Computing
Saiba como o cloud computing pode melhorar a produtividade dos negócios!

Saiba como o cloud computing pode melhorar a produtividade dos negócios!

Antes, as empresas precisavam de um espaço físico para empregar o datacenter — um ambiente projetado para unir servidores, equipamentos de armazenamento de dados e muitos outros. Nesse local exigia-se um sistema de ar-condicionado para climatização que tornava o espaço mais caro e vulnerável em termos de segurança.

Já com a evolução da tecnologia, as empresas podem utilizar o sistema Cloud Computing tornando o processo mais ágil, inteligente e capaz de entregar um sistema de comunicação que impacta desde empreendedores até fornecedores de forma prática na plataforma em “nuvem”.

Vantagens do cloud computing

Entre as principais vantagens da nuvem no ambiente corporativo estão: redução de custos, acesso ao sistema por pequenas, médias e grandes empresas, a mobilidade, a centralização de dados/suporte e manutenção dos servidores, aumento de produtividade e, ainda, as atualizações tecnológicas.

Estabilidade do sistema

Quem nunca teve aborrecimento por causa de um servidor lento ou por problemas de TI? Esse tipo de situação ainda é frequente e atinge desde funcionários com funções operacionais até presidentes de organizações.

No entanto, esse transtorno pode ser resolvido com a utilidade do Cloud computing. Logo, quando o sistema do servidor Cloud encontra um problema, ele redireciona os dados para outro servidor sem afetar a segurança das informações.

Ainda falando desse ponto focal da tecnologia, ele possibilita aumentar e reduzir os recursos de armazenamento e processamento de dados de acordo com a demanda. ​Sem contar que não há problemas com o transporte dos arquivos, pois essa tecnologia conta com backups frequentes.

Funcionários mais produtivos

Ao fazer uso desse tipo de inteligência é possível desenvolver o trabalho de forma simultânea com outros membros da equipe.Na prática, isso significa que, ao salvar um arquivo, ele é automaticamente atualizado na “nuvem” e todos possuem acesso ao mesmo material.

Por meio da sua utilização é plausível acessar as informações da empresa de qualquer lugar, a qualquer hora, com o uso de um computador ou dispositivo móvel, sendo necessário apenas o acesso à internet. Esse, certamente, deve ser o sonho de muitos funcionários — o tão almejado trabalho remoto.

Agora, simultaneamente à possibilidade de um trabalho remoto, o profissional ainda pode ser imediatista na tomada de decisão, iniciar e concluir as atividades mais rapidamente, melhorar a comunicação, e ainda auxiliar na redução de custos para a organização.

Cloud Computing nas empresas promove a integração entre setores

Se antes os setores tinham suas metas e entregavam de forma separada, hoje, a situação é um pouco diferente. Por exemplo, há integração entre o time de vendas e marketing digital em muitas empresas, onde o resultado depende de um trabalho em conjunto — essa metodologia está sendo cada vez mais aplicada por grandes corporações graças à boa gestão da informação e recursos tecnológicos.

Por fim, a utilização do cloud computing nas empresas têm deixado de ser apenas uma tendência para se tornar uma realidade. Pois as organizações estão percebendo as melhorias significativas do uso dessa tecnologia. Seu custo-benefício e outras vantagens citadas no post a colocam como a melhor forma para mudar a mentalidade empresarial, introduzindo a inovação tecnológica em seu meio.

Gostou deste conteúdo? Então, assine a nossa newsletter para receber todos os nossos conteúdos em primeira mão. 

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: