- 7 minutos
- nov 11, 2024
Com cloud computing sendo usada por empresas em todas as indústrias e atuando como uma facilitadora da transformação digital podemos entender a importância de incorporar estratégias do tipo em sua empresa.
Afinal, a TI é parte integral de qualquer negócio e sem ela você não pode acompanhar seus concorrentes. Todavia, é muito caro configurar um escritório com todos os equipamentos e servidores de TI necessários.
É aí que entra a nuvem, simplificando instalações e barateando custos. Hoje você vai entender por que e como integrar cloud computing na sua empresa.
Cloud computing é um termo para a entrega de serviços hospedados pela internet. A nuvem permite que empresas consumam recursos de computação em vez de construir e manter infraestruturas próprias.
A nuvem traz vários benefícios para os negócios:
Cloud computing é dividida em três grandes categorias: infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS). Provedores de IaaS, fornecem uma instância de armazenamento e APIs que permitem aos usuários migrar cargas de trabalho inteiras para uma máquina virtual. No modelo PaaS, fornecedores de nuvem hospedam ferramentas de desenvolvimento em suas infraestruturas.
Já o SaaS é um modelo de distribuição que oferece aplicativos de software pela internet, ou serviços da web. Usuários podem acessá-los em qualquer local usando um computador ou dispositivo móvel. Um exemplo comum de SaaS é o G Suite.
A nuvem pode ajudar a sua empresa de diversas maneiras. Por exemplo, a segurança de dados na nuvem da Google é um dos métodos de gerenciamento de dados mais seguros disponíveis. Somente as pessoas que você deseja que possam acessar seus dados o farão e você tem como configurar e personalizar o acesso para atender às suas necessidades empresariais.
Os seus dados não estão apenas seguros na nuvem, eles estão de fato protegidos. Com vários locais de armazenamento físico, sua informação sempre estará salvaguardada mesmo que ocorra um desastre. Com servidores físicos em sua localização isso poderia não ser o caso.
Além disso, ter uma arquitetura baseada na nuvem para o seu negócio torna mais fácil e econômico administrá-lo. Porque isso permitirá que você acesse certos aspectos do seu negócio de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, o que é muito importante no mundo de hoje.
Servidores podem ser transferidos para a nuvem, assim como a virtualização deles pode ser feita com seu auxílio. Os softwares que você mais usa, como ERP e CRM, também. Além disso, você pode utilizá-la para automatizar tarefas e simplificar os fluxos de trabalho em seu negócio.
Ferramentas avançadas como o Cloud Machine Learning Engine, por exemplo, estarão do lado da sua empresa no acompanhamento de resultados e correção de anomalias. E optando por uma suíte completa de produtos e serviços na nuvem sua empresa consegue economizar, se tornar mais produtiva e inovar incorporando estratégias de cloud computing.
Viu como pode ser benéfico adotar cloud computing na sua empresa? O que está esperando? Curta o Facebook da Santo Digital e acompanhe por lá nossas postagens mais interessantes!