Qual a importância do cloud computing para os negócios?

Home Cloud Computing
Qual a importância do cloud computing para os negócios?

Qual a importância do cloud computing para os negócios?

Sua empresa ainda armazena dados de forma analógica? Escaninhos, arquivos etiquetados e pastas são alguns processos que já se tornaram obsoletos. A cloud computing para negócios é a tendência global que chegou para substituir esses procedimentos arcaicos.

A eficiência da computação em nuvem já ganhou espaço nas empresas brasileiras. A expectativa é de que, até 2020, 94% das empresas tenham investido nesse serviço. Quer saber por que investir nessa novidade? Contamos tudo no post de hoje!

Por que adotar a cloud computing para negócios?

Uma empresa absorve, analisa e processa diversos dados todos os dias. O gestor que opta por gerir essas informações por meio de recursos analógicos perde eficiência: os métodos que não são centrados na tecnologia tendem a ser mais lentos, custosos e sujeitos a erros por fator humano.

Para vencer essas barreiras, surge a cloud computing. O termo foi traduzido como “computação em nuvem”. Essa é a forma automatizada mais eficiente de gerenciar suas informações.

A plataforma, chamada de nuvem, permite que gestor e seu time upem os arquivos que querem manter armazenados. Todos os registros ficarão guardados em um sistema virtual, permitindo o acesso remoto e substituindo mídias físicas, como pendrives.

Todos os dados importantes que uma empresa precisa guardar, como carteiras de clientes, registros de vendas e folhas de pagamento dos funcionários ganham mais segurança quando estão armazenados na nuvem.

Qual sua importância?

As plataformas desse tipo ganharam popularidade, inicialmente, pelo uso doméstico. OneDrive e Dropbox se popularizaram rapidamente e logo surgiu a cloud computing para negócios. Mas por que sua empresa precisa dela?

Segurança da informação

Muitos dos dados de uma empresa são sigilosos e, caso sejam vazados na rede, podem gerar grandes complicações. Seja a carteira de clientes ou os documentos fiscais, todos os dados devem estar protegidos de usuários maliciosos. Por isso, a nuvem tem segurança reforçada.

A nuvem ainda protege o usuário das perdas às quais estão sujeitos os aparelhos eletrônicos. Em análise do Ponemon Institute junto à Dell, foi levantado que 12 mil notebooks são perdidos semanalmente nos aeroportos estadunidenses. Pendrives, HDs externos, cds e outras mídias físicas ainda podem sofrer panes que provoquem o desaparecimento dos seus dados.

Portabilidade

Chegar a uma reunião carregando papeladas e pastas é coisa do passado! Você pode esquecer esse transtorno adotando a cloud computing para negócios.

Upando seus dados na nuvem, eles se tornam acessíveis de qualquer lugar. Não importa se o usuário está em um desktop, tablet, notebook ou até mesmo no smartphone: caso seja autorizado a acessar os registros da empresa, basta logar no dispositivo e ter seus dados sempre à mão.

Acesso remoto

O que fazer quando a Internet não está disponível? Os dados móveis podem falhar a qualquer momento e nem sempre há uma rede wi-fi por perto. A cloud computing sai na frente mais uma vez: os dados salvos são acessíveis off-line.

Baixando as informações da nuvem, é garantido que o gestor e todos os colaboradores da equipe terão acesso aos registros sempre que precisarem, ainda que não possam usar a Internet.

Economia

Armazenar arquivos de forma analógica, além de lento, é também um processo custoso. O gestor precisa reservar espaço na empresa para guardar os arquivos e a equipe de colaboradores gasta tempo gerenciando documentos, tempo que poderia ser investido em atividades estratégicas.

A cloud computing para negócios compensa ao curto prazo. Não é necessário mais do que uma pequena estrutura de TI, permitindo economizar espaço, investimento e o esforço dos funcionários. Seu negócio ainda economiza na aquisição de helpdesks. Pesquisas indicam que 77% das empresas que já aderiram à tecnologia reduziram significativamente seus custos.

Suporte de qualidade

A empresa contratada precisa solucionar problemas rapidamente, afinal, o acesso à nuvem é essencial para manter a organização funcionando. O suporte deve ser eficiente para evitar esse tipo de problema. Algumas instabilidades podem ser corrigidas sem a presença de um técnico, bastando configurações remotas.

Agora você já sabe mais sobre a importância da cloud computing para negócios no mercado atual. Essa tecnologia está presente no cotidiano das pessoas e, portanto, também é fundamental na estratégia de um negócio, gerando impactos relevantes nos resultados.

Gostou do texto? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais dicas valiosas!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: