Qual é o papel do cloud computing para as indústrias?

Home Cloud Computing
Qual é o papel do cloud computing para as indústrias?

Qual é o papel do cloud computing para as indústrias?

Você já parou para se perguntar qual é o papel do cloud computing para as indústrias? Então, saiba que esse conceito não deve ser tratado como uma exclusividade de empresas de tecnologia.

As indústrias também têm muito a ganhar com a adoção desse modelo em suas rotinas diárias, seja por meio de novos sistemas como pela diminuição do atendimento à área de TI.

O cloud computing veio para ficar e suas aplicações são inúmeras. Neste post, vamos mostrar como ele pode ter um papel estratégico na indústria moderna. Continue conosco e confira!

Cloud computing

A computação em nuvem — ou cloud computing — já é uma unanimidade entre as empresas que buscam aumentar seus recursos de TI com pouco investimento. Mas sabe qual é o seu significado? O termo diz respeito a utilização de recursos computacionais de forma remota.

Ou seja, a infraestrutura e os sistemas são utilizados como serviço. Eles não ficam alocados na indústria, e sim em grandes celeiros tecnológicos que contam com um ambiente preparado para manter seu funcionamento.

Sendo assim, você paga uma assinatura para a utilização desses recursos, sem a necessidade de compra, instalação ou manutenção dessa infraestrutura — precisando apenas de um dispositivo conectado à internet para acessar suas informações.

Cloud computing para as indústrias

Cada vez mais, as indústrias estão sendo transformadas digitalmente — seja pela inserção da automatização com o uso de robôs, a implementação de conceitos de Internet das Coisas (IoT), ou até mesmo pela utilização de sistema de gestão. Contudo, manter todas essa evolução é algo caro e demanda um investimento constante por parte das empresas.

O fato é que a indústria moderna, ou a chamada indústria 4.0, necessita cada vez mais de recursos de TI para se manter competitiva e crescendo. Contudo, a tecnologia é um recurso caro e pode ser inviável para uma empresa implantar tudo o que necessita para se destacar no mercado.

Dessa forma, o cloud computing surge como uma solução, permitindo que as indústrias possam usufruir de sistemas de gestão e ferramentas de administração sem a necessidade de criar infraestruturas de TI internas. Os sistemas em nuvem são muito mais baratos que manter o ambiente de tecnologia localmente.

Benefícios do cloud computing para indústrias

São vários os benefícios do cloud computing para uma indústria moderna. Veja a seguir as principais vantagens da adoção desta tecnologia.

Redução de custos

A primeira vantagem — que transforma a computação em nuvem em uma ótima estratégia de modernização — é o custo reduzido em relação à implantação de uma infraestrutura local.

Isso porque não há gastos com compra de servidores, contratação de equipes e manutenção de sistemas. Toda a responsabilidade sobre a disponibilidade dos serviços fica a cargo do fornecedor.

Dessa forma, as pequenas e médias empresas também podem investir nas melhores infraestruturas e ganhar em competitividade perante as grandes organizações — mesmo que não tenham muitos recursos, pois há uma diminuição de custos de implementação.

Mobilidade

Dados em nuvem podem ser acessados de qualquer local do mundo e a qualquer momento, precisando apenas de um dispositivo e acesso à internet. Sendo assim, o gestor pode verificar o andamento das atividades da indústria quando quiser.

Disponibilidade de serviços

Um dos pontos principais da adoção do cloud computing é a disponibilidade dos serviços. Os fornecedores dessa tecnologia estão sempre investindo para diminuir cada vez mais o risco de interrupções.

Compartilhamento de dados

Outra grande vantagem das tecnologias em nuvem é a facilidade do compartilhamento de dados e informações, já que os arquivos estão hospedados remotamente.

Neste post, explicamos a importância do cloud computing para indústrias e como essa tecnologia pode ajudar você e sua equipe a obter melhores resultados.

Ficou curioso sobre as novas tecnologias? Então leia nosso post sobre a utilização de machine learning na indústria!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: