Por que esse é o momento ideal de migrar suas operações para a nuvem?

Home Cloud Computing
Por que esse é o momento ideal de migrar suas operações para a nuvem?

Por que esse é o momento ideal de migrar suas operações para a nuvem?

A pandemia causada pelo novo coronavírus impôs às empresas um dos momentos mais desafiadores da história recente. Nesse momento, em que se fazem necessárias políticas de isolamento social, contar com soluções de Cloud Computing sob medida tem ajudado os negócios a continuarem suas atividades.

De fato, as soluções em nuvem estão contribuindo para manter a produtividade dos colaboradores em Home Office de forma fácil e segura. No entanto, os benefícios da Cloud Computing não se resumem ao momento atual. Essa tecnologia também será essencial no pós-pandemia, possibilitando que as empresas se tornem mais competitivas.

Continue a leitura e descubra por que esse é o momento ideal para sua empresa migra suas operações para a nuvem!

Flexibilidade e trabalho remoto

Nesse período, disponibilizar todos os dados e ferramentas que os colaboradores precisam dentro do Home Office para executar suas atividades de forma segura não é uma tarefa  simples, a não ser que você migre para Cloud Computing.

Com a migração, sua empresa passa a ter todos os dados e ferramentas disponíveis em servidores terceirizados, que são acessados com total segurança, a partir de diversos dispositivos, pela Internet.

Ou seja, seus colaboradores podem acessar aplicações e dados a partir de qualquer lugar. Além disso, todo o trabalho realizado por eles fica salvo na nuvem, o que elimina grande parte dos riscos de perda de dados, evitando que os colaboradores salvem informações das empresas em suas máquinas pessoais.

Essa flexibilidade de poder trabalhar e acessar os dados a partir de qualquer lugar é útil mesmo quando o isolamento social não for mais necessário. Por exemplo, seus colaboradores podem acessar dados importantes quando estiverem em reuniões de negócio fora da empresa ou mesmo realizar atividades quando estiverem em viagem.

Trabalho colaborativo

A Cloud Computing é uma grande facilitadora da realização de trabalhos colaborativos. Ferramentas de produtividade, como o G Suite, potencializa as atividades em equipe ao permitir, por exemplo, que diferentes profissionais trabalhem em um mesmo documento ao mesmo tempo.

De fato, sem a Cloud Computing, a colaboração pode ser muito prejudicada nesse momento, em que cada colaborador está trabalhando de uma localidade diferente. Isso pode ter impacto negativo na produtividade, uma vez que aumenta a reincidência de retrabalhos, além de conflitos entre versões de arquivo.

Com a nuvem, além da possibilidade de edição simultânea de arquivos, todos os colaboradores podem acessar os documentos aos quais possuem acesso a qualquer momento, sem a necessidade de solicitar envio por e-mail, por exemplo.

Não resta dúvidas que essas características são importantes para todas as empresas agora e depois da pandemia.

Segurança

Um dos grandes desafios do trabalho remoto é garantir a segurança de acesso e de dados. Isso porque o usuário é o elo mais fraco da segurança digital e, fora da infraestrutura da empresa, a vulnerabilidade tende a ser ainda maior.

Nesse sentido, a Cloud Computing é uma aliada essencial das empresas para a proteção de dados, pois insere camadas adicionais de segurança, tais como:

  • Infraestrutura: Os provedores de Cloud Computing são responsáveis por armazenar os dados de uma grande quantidade de empresas. Logo, a segurança é um dos seus principais pilares, uma vez que a confiabilidade é vital para seus negócios. Por isso, eles possuem infraestrutura responsiva para garantir a proteção total dos dados.
  • Gerenciamento de identidade e acesso: As melhores soluções de Cloud Computing, como a Google Cloud Platform, oferecem ferramentas de controle de acesso que possibilitam definir permissões que especificam quem tem que tipo de acesso a aos recursos do seu projeto.
  • Monitoramento: Os provedores de nuvem também possuem ferramentas que permitem o monitoramento de acesso, controle de alteração de documentos e muitos outros recursos que permitem garantir a segurança contra invasores.
  • Criptografia: As melhores soluções de Cloud Computing oferecem criptografia de dados em trânsito e em repouso. Isso garante que os dados fiquem ilegíveis caso sejam, de alguma forma, acessados por pessoas não autorizadas.
  • Bloqueios e restrições: Você também pode criar políticas de senha, controlar e restringir o acesso de dispositivos móveis e muito mais.

Com todos os recursos, a Cloud Computing é capaz de garantir a segurança dos dados de sua empresa, seja no escritório, trabalho remoto ou acesso por meio de dispositivos móveis.

Além disso, essa tecnologia oferece soluções mais sofisticadas e avançadas de backup e disaster recovery e ajuda sua empresa a se adequar às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados.

Faça sua migração para Cloud Computing agora mesmo

Como você pode ver, a nuvem oferece muitas vantagens que podem ajudar as empresas a superar os desafios do isolamento social e a se tornarem mais seguras e produtivas.

Além dos benefícios citados, existem muitos outros como escalabilidade, alta disponibilidade, automação por meio de APIs, facilidade de incorporação de novas tecnologias, redução de custos e muito mais.

Todas essas características tornam a Cloud Computing essencial no processo de retomada que se aproxima, no qual as empresas precisarão ser mais eficazes e produtivas, além de reduzir custos.

No entanto, o processo de migração para a nuvem é complexo e exige conhecimento especializado para que todas as aplicações funcionem corretamente e que nenhum dado seja perdido no processo. Por isso, contar com uma assessoria especializada em Cloud Computing é essencial.

A SantoDigital é uma empresa especialista em soluções em nuvem e pode ajudá-lo a realizar o processo de migração sem dores de cabeça de forma rápida e profissional.

Somos reconhecidamente um dos principais parceiros do Google em soluções de Cloud Computing na América Latina. Além disso, possuímos várias conquistas, como o selo da ISG Provider Lens que atestam nosso Know-how e nosso compromisso de oferecer soluções em nuvem que agregam valor às empresas.

Entre em contato conosco agora mesmo e comece seu processo de migração para a nuvem de forma rápida e segura!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: