Migração de dados para a nuvem é segura? Entenda aqui!

Home Cloud Computing
Migração de dados para a nuvem é segura? Entenda aqui!

Migração de dados para a nuvem é segura? Entenda aqui!

Para manter os dados da empresa a salvo, facilitando consultas posteriores, o armazenamento de arquivos em nuvem tem se mostrado uma das soluções mais eficientes. No entanto, surge a dúvida: será que eles estão sendo armazenados com segurança? Essa é uma questão que ainda assola alguns empreendedores, especialmente aqueles que estão iniciando seus investimentos em tecnologia.

A ideia de deixar informações da companhia em plataformas externas pode gerar insegurança, seja por aspectos culturais, seja por questões técnicas. O medo é natural, já que a vida do negócio está em jogo, principalmente durante o processo de migração.

Neste post, trazemos informações relevantes para mostrar se a migração de dados é realmente segura. Então, acompanhe e descubra!

Armazenamento de arquivos em nuvem: o que faz a segurança?

Em pesquisa divulgada pelo Instituto Ponemon, as estatísticas indicam um aumento de 23% no prejuízo causado pela violação de dados nas organizações. O mesmo estudo traz uma segunda informação ainda mais alarmante: as empresas brasileiras são as mais vulneráveis a ataques virtuais.

É um erro pensar que manter os dados dentro da empresa os deixa mais seguros, na medida em que a rede interna e o acesso à Internet, na verdade, aumentam a vulnerabilidade. Por outro lado, a computação em nuvem possui um data center preparado para receber os registros, contando com inúmeros recursos de segurança.

Criptografia

Bons fornecedores de TI empregam recursos de criptografia para assegurar a proteção dos dados salvos na nuvem. Essa ferramenta serve para codificar as informações de maneira que apenas o emissor e seu receptor possam decodificá-las e fazer a interpretação. Assim, mesmo que um invasor consiga acessar um arquivo emitido pela empresa, seu conteúdo aparecerá na forma de letras, números e símbolos desconexos.

Proteção ao acesso

Uma empresa que quer se manter competitiva deve trabalhar livre de ameaças, a fim de ter tranquilidade para focar em atividades estratégicas. O parceiro de TI perfeito é aquele que blinda seu negócio por meio de acesso protegido — conhecido como firewall gerenciado — para potencializar a segurança na nuvem. As trocas de dados ficam mais seguras e o gestor garante que um terceiro não autorizado não poderá visualizar e gerir seus dados.

Monitoramento

O acesso seguro aos dados incorpora outra vantagem: sua empresa pode contar com o respaldo de uma equipe qualificada e empenhada não só em realizar o gerenciamento de links, aplicações e servidores, como também em gerir os bancos de dados diariamente. Isso assegura que as informações se mantenham íntegras do momento da migração até o armazenamento definitivo.

Segurança além do universo físico

Quando falamos em armazenamento de arquivos em nuvem, a segurança não se dá apenas pela proteção contra acessos não autorizados. Os acidentes digitais também precisam ser evitados. Nesse sentido, a nuvem possibilita que, ainda que a empresa perca algum equipamento, as informações continuem salvas na plataforma.

Migração: como torná-la mais segura?

Faça um diagnóstico do TI

A migração é um procedimento simples, mas quaisquer falhas no ambiente de TI da empresa podem comprometê-la. Erros na parametrização são um exemplo de problema que pode prejudicar o processo. Para contornar a situação, analise a saúde e a performance do seu ambiente atual antes de partir para a migração.

Levante o conteúdo

Durante o planejamento, o volume de dados a ser migrado deve ser analisado. Essa etapa será definidora do tamanho da alocação a ser utilizada. Aproveite para eliminar informações que sejam irrelevantes, evitando a migração de dados desnecessários.

Mapeie origem e destino

A migração permite que a companhia opere enquanto a migração acontece. Assim, é importante analisar como as informações estão organizadas e a ordem em que o conteúdo deve ser migrado.

Analise customizações

Quando aposta no armazenamento de arquivos em nuvem, se um dos objetivos da empresa é agregar novas tecnologias sem mudar drasticamente os processos da equipe, é preciso estudar as customizações que serão aplicadas. A cloud computing permite fazer a migração de todas as customizações, porém, às vezes, é necessário realizar algumas adaptações para permitir a transferência.

Então, conseguiu entender agora por que a nuvem pode ser o ambiente ideal para alocar seus arquivos mais importantes? Para saber mais e conhecer os melhores planos de armazenamento em nuvem, entre em contato com a Santo Digital!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: