Veja 5 formas de proteger os seus arquivos do Google Drive

Home Google Cloud Platform
Veja 5 formas de proteger os seus arquivos do Google Drive
veja-5-formas-de-proteger-os-seus-arquivos-google-drive

Veja 5 formas de proteger os seus arquivos do Google Drive

Proteger arquivos no Google Drive é bastante simples. Mesmo porque, a ferramenta do Google é, por si só, uma das mais completas em termos de segurança.

Armazenar e proteger arquivos no Google Drive, portanto, é uma ótima escolha para qualquer negócio. Todavia, você já pensou se existiriam por aí recursos capazes de aumentar ainda mais a proteção que obtém na sua conta?

A boa notícia é que há sim. Abaixo, você se familiariza com várias maneiras de manter seus arquivos do Google Drive mais seguros. Confira!

1. Use a verificação em duas etapas

Você sabe o que é verificação em duas etapas? Trata-se de um processo de segurança que só permite que uma pessoa acesse à sua conta caso consiga comprovar sua identidade duas vezes. Isto é, utilizando uma senha e um token, que pode ser enviado, por exemplo, por telefone.

O maior risco que os seus dados correm no Google Drive está nas credenciais que você utiliza. Portanto, ativar a verificação em duas etapas vai diminuir a possibilidade de hackers conseguirem acesso às suas informações.

2. Escolha uma senha segura

A verificação em duas etapas, por si só, é uma boa forma de livrar a sua conta dos olhares de terceiros. Todavia, a melhor maneira de fazer isso continua sendo por meio de uma senha segura e única.

Quando criar a sua conta no Google Drive, não se esqueça dessa informação. Será preciso criar credenciais de acesso que sejam, ao mesmo tempo, complexas e difíceis de decifrar.

Caso acredite que existe a possibilidade de perder suas senhas, nunca as anote num pedaço de papel e guarde por aí. Prefira o uso de um administrador de senhas.

3. Criptografe seus arquivos antes de enviá-los para o Google

Para proteger arquivos no Google Drive e impedir o acesso de pessoas não autorizadas, um recurso antigo é bastante válido até os dias de hoje. Trata-se da criptografia de pastas, que pode ser feita em ferramentas tão simples quanto o WinZip.

Assim, você garante que nem mesmo o Google terá acesso às informações mais valiosas para o seu negócio. Se acha que será difícil encriptar todos os seus arquivos, principalmente porque parte deles já está na nuvem, não se preocupe. Softwares como o CryptSync podem ajudar.

4. Faça logoff da sua conta sempre

Quando terminar de usar a sua conta do Google, lembre-se de fazer logoff. Desconectar-se do seu perfil na ferramenta fará com que ninguém possa ganhar acesso aos seus dados caso um smartphone ou notebook seja extraviado.

Ao utilizar computadores compartilhados, essa regra é mais importante ainda. Caso as suas informações fiquem armazenadas ali, qualquer pessoa poderá ganhar acesso à sua conta, comprometendo gravemente a segurança do seu negócio.

5. Controle o acesso aos seus apps

O Google permite que você tenha acesso a todos os aplicativos vinculados à sua conta e saiba onde e quando foram feitas as conexões. Utilize-se desse recurso para monitorar periodicamente as atividades na sua conta, fazendo logoff remoto de localizações suspeitas.

Basta ir até accounts.google.com, fazer login e clicar na aba “Segurança” para encontrar suas autorizações de aplicativos e sites.

Proteger arquivos no Google Drive, com as dicas que você encontrou aqui, será a garantia de que eles não serão acessados por mais ninguém!









    Receba todas novidades


      Veja mais conteúdos: