Veja 5 formas de proteger os seus arquivos do Google Drive

Home Google Cloud Platform
Veja 5 formas de proteger os seus arquivos do Google Drive
Veja 5 formas de proteger os seus arquivos do Google Drive

Veja 5 formas de proteger os seus arquivos do Google Drive

Armazenar e proteger arquivos no Google Drive é uma ótima escolha para qualquer negócio. A ferramenta é bastante simples e uma das mais completas em termos de segurança.

Mas, já parou para pensar que o uso de algumas estratégias pode tornar esse recurso ainda mais eficiente no quesito proteção?

A boa notícia é que há, sim, maneiras concretas de fazer isso. Você só precisa torná-las um hábito na rotina da sua empresa. Confira!

Afinal, o que é o Google Drive?

O Google Drive é um serviço de armazenamento em nuvem do Google, que tem como função principal a hospedagem de arquivos.

Nessa plataforma, os documentos são sincronizados em um repositório remoto. E cada usuário de conta Google tem um ambiente próprio, onde pode armazenar, acessar e compartilhar arquivos. Tudo isso sem ocupar espaço em dispositivos locais.

O Google Drive é a solução ideal para quem busca organização e produtividade para sua rotina de trabalho ou da empresa. Isso porque, a ferramenta também conta com um pacote completo de aplicativos de escritório, que permite criar apresentações, planilhas e documentos acessíveis de qualquer lugar ou dispositivo.

Além disso, o Drive também oferece uma versão para empresas, na qual cada organização tem a prerrogativa de gerenciar o acesso dos profissionais a esse ambiente.

Como o Google Drive garante a segurança dos seus usuários?

A privacidade e segurança dos dados corporativos é um tema de extrema importância. É por isso que o Google sempre se preocupa com a adoção das estratégias mais modernas e robustas para proteger arquivos do Google Drive.

A plataforma foi projetada para ser um ambiente altamente seguro, confiável e conforme as normas de compliance. Sem deixar de lado a flexibilidade de configurações para os usuários terem uma experiência personalizada.

Como o Google Drive é uma solução Google Workspace, todos os clientes têm acesso às mesmas proteções desenvolvidas para esse sistema, como:

  • criptografia em trânsito e em repouso dos dados;
  • diferentes camadas de autenticação;
  • controle e restrição de acessos;
  • recursos de segurança integrados para detecção e bloqueio de ameaças;
  • configurações personalizáveis de privacidade.

5 formas de proteger seus arquivos no Google Drive

Que o Google Drive é muito útil para proteger os seus arquivos, para a comunicação interna da empresa e também para sua produtividade, talvez não restem dúvidas. Mas, o que deve ser feito para que esses documentos e dados, de fato, estejam em segurança? Confira 5 dicas a seguir!

1. Use a verificação em duas etapas

Você sabe o que é verificação em duas etapas? Trata-se de um processo de segurança que só permite que uma pessoa acesse a sua conta caso consiga comprovar sua identidade duas vezes. Isto é, utilizando uma senha e um token, que pode ser enviado, por exemplo, por telefone.

O maior risco que os seus dados correm no Google Drive está nas credenciais que você utiliza. Portanto, ativar a verificação em duas etapas diminuirá a possibilidade de hackers conseguirem acesso às suas informações.

2. Escolha uma senha segura

A verificação em duas etapas, por si só, é uma boa forma de livrar a sua conta dos olhares de terceiros. Todavia, a melhor maneira de fazer isso continua sendo por meio de uma senha segura e única.

Quando criar a sua conta no Google Drive, não se esqueça dessa informação. Será preciso criar credenciais de acesso que sejam, ao mesmo tempo, complexas e difíceis de decifrar.

Caso acredite que existe a possibilidade de perder suas senhas, nunca as anote num pedaço de papel e guarde por aí. Prefira o uso de um administrador de senhas.

3. Criptografe seus arquivos antes de enviá-los para o Google

Para proteger arquivos no Google Drive e impedir o acesso de pessoas não autorizadas, um recurso antigo é bastante válido até os dias de hoje. Trata-se da criptografia de pastas, que pode ser feita em ferramentas tão simples quanto o WinZip.

Assim, você garante que nem mesmo o Google terá acesso às informações mais valiosas para o seu negócio. Se acha que será difícil encriptar todos os seus arquivos, principalmente porque parte deles já está na nuvem, não se preocupe. Softwares como o SCriptSync podem ajudar.

4. Faça logoff da sua conta sempre

Quando terminar de usar a sua conta do Google, lembre-se de fazer logoff. Desconectar-se do seu perfil na ferramenta fará com que ninguém possa ganhar acesso aos seus dados caso um smartphone ou notebook seja extraviado.

Ao utilizar computadores compartilhados, essa regra é mais importante ainda. Caso as suas informações fiquem armazenadas ali, qualquer pessoa poderá ganhar acesso à sua conta, comprometendo gravemente a segurança do seu negócio.

5. Controle o acesso aos seus apps

O Google permite que você tenha acesso a todos os aplicativos vinculados à sua conta e saiba onde e quando foram feitas as conexões. Utilize-se desse recurso para monitorar periodicamente as atividades na sua conta, fazendo logoff remoto de localizações suspeitas.

Basta ir até accounts.google.com, fazer login e clicar na aba “Segurança” para encontrar suas autorizações de aplicativos e sites.

Quais os benefícios do uso do Google Drive para a segurança organizacional?

Uma das grandes vantagens do armazenamento em nuvem do Google Drive para sua empresa é poder visualizar e editar arquivos de qualquer lugar ou dispositivo, seus arquivos estão sempre disponíveis, com um alto nível de segurança.

No ambiente em nuvem Google, a organização consegue evitar com maior eficiência o acesso dos seus arquivos por pessoas indesejadas e sem autorização. Isto é, a empresa fica menos vulnerável a falhas de proteção e perda de dados quando utiliza a hospedagem em cloud.

A implementação do Google Drive à rotina do seu negócio reflete no uso de aplicações confiáveis, hierarquização de informações, salvamento automático, monitoramento contínuo, entre outras vantagens competitivas que fortalecem a segurança e a produtividade do negócio.

Em tempos de transformação digital, proteger arquivos no Google Drive é uma importante estratégia para otimização de performances e resultados. E quando essa implementação conta com o apoio de um time especialista no gerenciamento e execução dessa ferramenta, as chances de sucesso são ainda maiores.

Com as dicas que você encontrou aqui, e profissionais com expertise no assunto para garantir a melhor customização para o seu ambiente de trabalho, seus arquivos não serão acessados por mais ninguém!

Entre em contato com a SantoDigital e leve todas as vantagens do Drive para seu negócio quanto antes!










    [rock-convert-cta id=”6722″]

    Receba todas novidades


      Veja mais conteúdos: