Conheça 5 mitos e verdades sobre cloud computing

Home Cloud Computing
Conheça 5 mitos e verdades sobre cloud computing

Conheça 5 mitos e verdades sobre cloud computing

Você usa o cloud computing no seu dia a dia? Provavelmente sim, seja para armazenar fotos e liberar mais espaço no seu smartphone — ou mesmo para facilitar o acesso a arquivos pessoais. Mas essa tecnologia também tem muito a oferecer para o seu negócio.

Entretanto, apesar de ser cada vez mais utilizada, muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas ou ideias errôneas sobre o que é e como funciona o cloud computing. Pensando nisso, o post de hoje vai esclarecer os principais mitos e verdades sobre o serviço, para que você possa entendê-lo melhor e implementá-lo na empresa sem medo. Veja!

1. Os dados não tem segurança no cloud computing

Mito! Para quem não consegue visualizar um armazenamento de dados que livre os arquivos dos confins físicos de enormes Data Centers, pode realmente ser difícil imaginar que tudo isso possa ser transferido para uma nuvem digital — algo que não pode ser visto ou tocado.

Entretanto, a realidade é bem diferente. Os Data Centers físicos estão sujeitos não apenas a invasões de cibercriminosos, mas também a roubos, incêndios, enchentes, problemas de energia e à ação de poeira, pragas e umidade, entre outros riscos.

Já no cloud computing, os crimes cibernéticos são reduzidos consideravelmente, já que as informações encontram-se em vários servidores, e não todas juntas em um único espaço. Enquanto isso, as demais ameaças são completamente eliminadas.

Além disso, no armazenamento tradicional, falhas ou esquecimentos no backup podem resultar na perda de arquivos importantes. O cloud computing também acaba com esse problema, já que seu backup acontece de forma automática.

2. É um modelo caro de serviço

Mito! O que você acha que é mais caro: adquirir inúmeros equipamentos para montar um Data Center ou investir em um serviço digital como o cloud computing? A primeira opção, é claro — já que ainda requer manutenções, substituição de máquinas quando elas ficarem obsoletas, instalação de softwares em diferentes computadores etc.

Já o cloud computing exige apenas o pagamento da assinatura de um software e de uma taxa mensal para que você possa colher todos os benefícios da tecnologia. Sempre que alguma atualização ou manutenção for necessária, isso fica a cargo da empresa que você contratou para fornecer o serviço, sem a necessidade de pagamentos adicionais.

3. Os profissionais de TI vão perder o emprego

Mito! Os melhores profissionais de TI do mercado entendem muito bem o quanto é fundamental que eles se mantenham atualizados quanto às inovações da área e, por isso, sabem trabalhar com o cloud computing.

Portanto, só aqueles profissionais que não se preocupam com as novidades e modernidades do setor ficarão para trás. O TI ainda será fundamental, pois serão necessários trabalhadores que entendem do assunto para oferecer suporte aos clientes, realizar instalações e gerenciar os processos.

Afinal, com a implementação dessa tecnologia, o TI deixa de ser apenas operacional para tornar-se também estratégico. O profissional ganha ainda mais importância, pois passa a participar ativamente do planejamento e das decisões da gestão da empresa.

4. O Data Center será abandonado

Verdade! A empresa não precisará mais dedicar um espaço físico enorme apenas para todos os equipamentos que compõem o Data Center para armazenamento de dados. No cloud computing, os dados ficam em servidores digitais.

Dessa maneira, além de livrar-se daqueles riscos que listamos no primeiro mito apresentado aqui, você também poderá delegar o espaço adicional conquistado com o fim do Data Center para demandas mais importantes para a empresa.

5. Os processos empresariais são agilizados

Verdade! Quando todos os dados da empresa estão armazenados no cloud computing, encontrar o arquivo ou informação de que você precisa torna-se muito mais ágil e fácil, pois você pesquisará um único servidor, e não diversos, até encontrar o que procura.

Além disso, uma das maiores vantagens da nuvem é o fato de que você poderá acessar seus arquivos a qualquer hora e lugar, já que eles não estão presos ao espaço físico da companhia. No aeroporto, no trânsito, no smartphone ou no laptop, tudo estará sempre a apenas alguns cliques de alcance.

Gostou de entender melhor o cloud computing? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e veja se seus amigos também conhecem esses mitos e verdades!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: