Computação em nuvem 2018: confira 5 tendências para empresas

Home Cloud Computing
Computação em nuvem 2018: confira 5 tendências para empresas

Computação em nuvem 2018: confira 5 tendências para empresas

A computação em nuvem surgiu como uma tecnologia inovadora capaz de prover poder de processamento e espaço de armazenamento para as pequenas e médias empresas que não possuíam uma infraestrutura de TI.

Hoje é indispensável para qualquer negócio que busca otimizar seus processos de tecnologia da informação e busca por soluções acessíveis e eficientes para os seus mais variados desafios.

Criamos este post com o objetivo de apresentar para você o que esperar do ano de 2018 para o cloud computing e quais as principais tendências que são assunto entre os especialistas na tecnologia. Confira!

1. Armazenamento

O aumento da demanda por computação em nuvem tem crescido exponencialmente com o número de empresas que percebem todos os benefícios que utilizar tal ferramenta.

Com isso, os fornecedores dessa tecnologia têm ampliado cada vez mais seus parques de servidores e investido em capacidade de armazenamento para poder atender a todos os seus clientes. Com o surgimento de novas memórias, a capacidade tende a aumentar cada vez mais.

2. Tecnologia 5G

A nova tecnologia do 5G já se encontra em testes e muitas empresas já estão realizando os preparativos para a lidar com as novas velocidades de conexão oferecidas nessa nova realidade.

Com a chegada da rede 5G, realizar qualquer tarefa na nuvem via dispositivos móveis será muito mais rápido e prático, fornecendo a agilidade necessária para muitas empresas migrarem definitivamente para a nuvem.

3. Inteligência artificial e analytics

inteligência artificial é uma tecnologia em pleno desenvolvimento e suas soluções estão em todo o lugar. Pode-se se esperar um aumento significativo da incorporação da IA nos softwares de análise estratégica.

Devido à necessidade de um grande poder de processamento, manter soluções de IA em pequenas empresas era algo inviável, porém com melhoria e barateamento da nuvem, todos podem se beneficiar desse tipo de tecnologia.

4. Nuvens híbridas

As nuvens híbridas são compostas de parte das soluções utilizadas pelas empresas em clouds públicas e parte em privadas. Essa abordagem é utilizada, principalmente, por empresas que querem manter determinados dados críticos sob sua tutela, mas necessitam as vantagens da nuvem.

Para este ano, podemos esperar o fortalecimento dessa abordagem de utilização da nuvem, já que muitos fornecedores estão buscando facilitar esse tipo de implementação para atrair um maior número de empresas para as suas soluções.

5. Internet das coisas

A internet das coisas já é uma realidade e diversos dispositivos e máquinas, com as mais variadas funções já contam com acesso à rede, no entanto a evolução da inteligência artificial tem transformado essa realidade muito rápido.

Podemos esperar já para os próximos anos a internet de tudo, onde todos os itens da vida moderna estarão conectados à rede e poderão interagir de forma inteligente com os seres humanos.

computação em nuvem tem evoluído muito desde o seu surgimento e podemos esperar ainda muitas novidades dessa tecnologia para um futuro próximo. A tendência é que todas as soluções que conhecemos hoje se aproximem cada vez mais da nuvem.

Você ainda não utiliza nenhuma solução em cloud na sua empresa? Então, leia agora este artigo e conheça 5 exemplos de aplicações de computação em para a sua empresa!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: