Como a inovação pode ser atrelada ao uso de cloud computing nas empresas?

Home Cloud Computing
Como a inovação pode ser atrelada ao uso de cloud computing nas empresas?

Como a inovação pode ser atrelada ao uso de cloud computing nas empresas?

O mercado está em constante mudança, e é difícil acompanhar as transformações apenas focando no serviço oferecido. É preciso manter-se atualizado e investir em infraestrutura. Afinal, ninguém quer ficar para trás. A maioria das empresas percebe que precisa inovar, mas não sabe bem por onde começar. Hoje, vamos falar de uma maneira muito vantajosa e imediata de inovar, cortar gastos e sair à frente dos competidores: o cloud computing nas empresas.

Inovação e cloud computing nas empresas

A computação das nuvens chegou para mudar a maneira como encaramos os dados e é uma das maiores apostas de grandes empresas quando o assunto é inovação, concorda? Pare um pouco para pensar na diferença de uma empresa com e sem soluções na nuvem. Enquanto a segunda fecha negócios com seus clientes apenas presencialmente, as primeiras assinam contratos a distância.

Enquanto tem empresa fazendo controle e fiscalização utilizando pranchetas que vão parar em uma pilha de papel, outras utilizam tablets e smartphones que enviam todas as informações para um software que organiza tudo de maneira simples e acessível.

Esses são apenas dois exemplos simples que de cara já mostram a importância de investir em cloud computing nas empresas e como a inovação é capaz de transformar uma empresa do dia para a noite.

Benefícios e geração de lucro

Bom, a esta altura, já ficou claro que computação nas nuvens e inovação são quase sinônimos e que têm algumas vantagens. Mas e se eu te dissesse que as vantagens não param por aí?

Uma das principais vantagens é a agilidade ganha em processos de catalogação, atendimento e planejamento. E, como diz o ditado, tempo é dinheiro. Com mais agilidade nos processos, é possível atender muito mais clientes, o que resulta em um aumento de lucro.

Os softwares em nuvem permitem um aumento significativo na produtividade e incentivam o trabalho em equipe. Planilhas e documentos podem ser compartilhados entre os colaboradores da empresa sem que precisem levantar da cadeira. E isso sem mencionar que podem acessar essas plataformas de qualquer lugar com acesso à internet.

Outra vantagem que mostra como a computação nas nuvens é pura inovação é o fato de que, ao contratar um serviço na nuvem, as atualizações são automáticas.

No passado, as empresas que quisessem criar suas redes para trocar dados precisavam criar data centers e arcar com gastos de manutenção de rede e programação. Hoje, não é necessário gastar com nada disso, e, com as atualizações automáticas, você tem a garantia de que não está ficando para trás.

Cloud computing e as empresas

Esta é uma solução que está por trás de empresas de sucesso. São inúmeros os exemplos, sendo que todas as empresas gigantes investem em cloud computing — Netflix, Spotfy, Adobe, etc. —, seja para atender melhor e aumentar o número de clientes ou para executar tarefas internas de organização e planejamento.

Um dos maiores exemplos de sucesso é o Google. A gigante da tecnologia não só foi pioneira na utilização como também foi no desenvolvimento da tecnologia. Hoje, o Google oferece serviços na nuvem altamente vantajosos para empresas de médio e grande porte, como o G Suite — o pacote de ferramentas em cloud computing de maior sucesso da empresa.

Se você gostou do artigo e quer saber mais sobre cloud computing nas empresas, recomendamos que conheça o G Suite e confira mais vantagens que essa inovação pode trazer.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: