Cloud computing: veja como reduzir custos na empresa

Home Gmail
Cloud computing: veja como reduzir custos na empresa

Cloud computing: veja como reduzir custos na empresa

Depois do surgimento da internet, foi o cloud computing que começou a revolucionar o modo como as pessoas e as empresas gerenciam as suas atividades, as suas comunicações e os seus dados. O objetivo principal do serviço é possibilitar o armazenamento de conteúdo e a utilização de diversas aplicações em qualquer lugar e por meio de qualquer dispositivo.

Para isso, basta que o usuário tenha acesso a uma conexão com a internet. Para exemplificar, a ideia é que você possa salvar todo tipo de arquivo — imagem e texto — e executar diversos tipos de programas, como se tudo isso estivesse sendo rodado do seu computador, quando de fato não está.

Na verdade, toda essa gama de informações está armazenada em servidores de empresas gigantes, como o Google e dali é entregue a você em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora. Mas as vantagens de usar o cloud computing não se restringem apenas à facilidade de acesso aos dados e à mobilidade. Um dos seus maiores atrativos, principalmente para pequenas e médias empresas, é a redução de custos que o uso dessa tecnologia pode significar.

Ainda não consegue entender como a sua empresa pode economizar com o cloud computing? Veja os nossos exemplos!

Nada de infraestrutura pesada nem de custos com TI

A partir do momento que a sua empresa começar a usufruir de um serviço na nuvem, já poderá fazer as contas de quanto vai economizar com equipamentos sofisticados e com espaço para alocação de máquinas. Além disso, com uma corporação multibilionária gerindo essas ferramentas, não haverá a necessidade de uma equipe de TI fixa. Isso porque a companhia que disponibiliza o serviço já acompanha e já realiza todas as manutenções e todas as alterações necessárias para que a experiência do usuário fique melhor e mais segura a cada dia.

Menos gastos com comunicação

Ainda, há uma enorme vantagem financeira quando o assunto é comunicação interna e comunicação externa. Há pouco tempo, era comum que o diálogo empresarial se baseasse no uso de telefone — fixo e celular.

Agora, um dos recursos usados para deixar o telefone de lado é o e-mail. O Gmail, que é gratuito, além de enviar e de receber mensagens, oferece diversos recursos para a organização desse conteúdo. Também, possibilita o bate papo em tempo real, por meio de um mensageiro intantâneo na mesma interface.

Sem investimentos com licenças para programas

Outra forma de economizar com a nuvem é usando o Google Docs — um dos famosos aplicativos criados pela Google — para que os seus funcionários criem, compartilhem e salvem os mais variados tipos de conteúdo, como textos, planilhas, gráficos, imagens, apresentações e vídeos. Além de fácil de usar e muito parecido com os softwares mais conhecidos, como os contidos no Pacote Office da Microsoft, o GDocs salva, automaticamente, tudo o que for produzido, minimizando a possibilidade de perdas e de erros.

O seu uso também é completamente gratuito! Como se não bastassem essas vantagens, você não vai precisar instalar nada no seu computador.

É claro que, ainda, existem inúmeras outras ferramentas para profissionais e para empresas baseadas em nuvem, mas essas são as principais e as que estão mais, diretamente, relacionadas com o caixa da sua empresa. No final, as contas é que agradecem.

Quer conhecer mais benefícios do Google Apps? Entre em contato conosco e conheça o Google Cloud Platform! Nós da SantoDigital ficaremos felizes em tirar suas dúvidas e facilitar ainda mais o dia a dia de sua empresa!

Já fez o teste para promover essas facilidades para os seus funcionários? Experimente e venha nos contar os resultados!

 

Artigos Relacionados:

Google Drive: seu aliado no dia a dia

Google Apps for Work – Serve para quem?

 

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: