5 dicas incríveis para escolher a melhor nuvem para sua empresa

Home Cloud Computing
5 dicas incríveis para escolher a melhor nuvem para sua empresa

5 dicas incríveis para escolher a melhor nuvem para sua empresa

A nuvem tornou-se um artigo de primeira necessidade para as empresas. Diante de todos os benefícios oferecidos por essa tecnologia, as empresas que postergam sua migração estão, literalmente, perdendo dinheiro e competitividade. Mas, como escolher a melhor nuvem para seu negócio? Essa é uma pergunta que muitos gerentes de TI ainda não conseguem responder prontamente.

O mercado de nuvem está se expandindo em um ritmo acelerado. Com um grande número de  provedores oferecendo suas plataformas, existem inúmeros pontos que devem ser observados para chegar a uma decisão. O problema é que pode ser realmente desafiador, especialmente para quem nunca trabalhou com essa tecnologia, encontrar a melhor solução para a estratégia da empresa.

O processo de seleção de uma plataforma de nuvem é complicado pelo fato de não haver um esquema comum para avaliar fornecedores e ofertas, pois todos eles têm recursos específicos e cada organização tem necessidades específicas.

Por isso, separamos alguns critérios básicos que você pode usar para ajudar a escolher a melhor nuvem para sua empresa. Confira!

1. Considere as suas necessidades

Cada empresa tem suas próprias necessidades e isso precisa ser levado em consideração para escolher a melhor nuvem. Alguns provedores oferecem soluções incríveis, contudo, talvez elas não sejam aplicáveis à realidade de seu negócio.

Talvez suas principais necessidades girem em torno de serviços comuns, como armazenamento seguro, e-mail e aplicativos de escritório. Logo, você não precisa escolher uma solução que ofereça ambiente de testes de software, por exemplo.

Nesse sentido, optar por soluções como o Google Cloud pode ser a escolha ideal para sua empresa. Isso porque o Google oferece uma vasta gama de aplicações que engloba desde simples armazenamento até ferramentas robustas de Big Data, Machine Learning, etc.

Um dos maiores benefícios da nuvem é a possibilidade de você pagar somente por aquilo que você realmente utiliza. Portanto, elenque o que você precisa e defina suas prioridades.

2. Avalie o histórico do provedor

O sucesso de sua operação na nuvem depende, e muito, da infraestrutura, soluções e suporte oferecidos pelo seu servidor. Por isso, antes de mais nada, é preciso avaliar sua reputação no mercado. Você pode usar três critérios principais para determinar se o provedor vale ou não o investimento.

Em primeiro lugar, descubra se ele oferece suporte abrangente em termos de gerenciamento e suporte ao cliente. Mas não basta ter um canal de atendimento, é preciso que ele funcione adequadamente.

Por isso, verifique como outros clientes avaliaram o pós-venda e o suporte oferecido. Você pode buscar essas informações na sessão de comentários no site do provedor, nas suas páginas nas redes sociais ou ainda em fóruns de tecnologia e sites onde são registradas reclamações.

Em seguida, determine se os objetivos da sua empresa estão ou não alinhados com a visão do fornecedor.

Finalmente, considere com quantas outras empresas o provedor trabalha atualmente para determinar suas verdadeiras capacidades e reputação.

3. Não comprometa a segurança

O nível de proteção de dados oferecido pelo provedor deve ser uma das principais considerações quando você deseja escolher a melhor nuvem.

O provedor escolhido deve oferecer um sistema de segurança da informação abrangente, juntamente com a conformidade adequada com as leis e regulamentações, como a LGPD, que regem a proteção de dados on-line.

4. Certifique-se de que o provedor usa a tecnologia mais recente

A computação em nuvem está em constante evolução, incorporando mudanças de acordo com as últimas tendências tecnológicas, bem como as mais recentes demandas do mercado.

Por isso, para escolher a melhor nuvem, você precisa ter a certeza de que ela irá acompanhar as mudanças de mercado, para que sua empresa não seja condenada a usufruir de soluções obsoletas e a perder a competitividade.

Não apenas seu fornecedor deve oferecer o melhor em termos de soluções, mas também deve exibir um modelo de negócios proativo que enfatize a integração inicial de tecnologias inovadoras.

A utilização de soluções de grandes provedores, como Google Cloud, permitirá que você permaneça sempre um passo à frente e consiga garantir alto desempenho e segurança.

5. Avalie o nível de suporte oferecido para escolher a melhor nuvem

Para escolher a melhor nuvem, você precisa ter a certeza de que ela estará sempre funcionando, para que você não perca oportunidades de negócio nem comprometa a produtividade de seus colaboradores.

Logo, você precisa contar com um provedor de serviços que ajude a resolver todos os problemas de maneira eficaz a qualquer momento. Além do mais, considere o quanto em termos de treinamento e educação o provedor fornece aos clientes. Isso lhe dirá se você terá que aprender sozinho ou se vai desfrutar do nível de suporte que merece.

Pergunte ao provedor sobre suas políticas de comunicação com os clientes para descobrir quais métodos ele usa, seu tempo médio de resposta e o nível de sucesso. E a dica é: não abra mão de um suporte 24/7, em diferentes vias de atendimento. Você nunca sabe quando irá precisar.

Agora você já sabe alguns critérios para escolher a melhor nuvem para a sua empresa.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: